Plantio de safrinha 2024: o que esperar da safra de milho no Brasil

Por Equipe FieldView™ em 08/02/2024 11:21:13

O plantio de safrinha 2024 deve enfrentar vários desafios, como atraso na semeadura e eventos climáticos intensos por conta do El Niño. 

Drone captura imagem de uma plantação secaDrone mostra seca atinge severamente a lavoura de milho 

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A produção brasileira de milho está estimada em 117,6 milhões de toneladas para a safra 2023/24, representando uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. Essa queda reflete alguns desafios enfrentados pelos produtores de milho nesta safra. 

Eventos climáticos extremos, como chuvas intensas na Região Sul e baixa pluviosidade associada a altas temperaturas no Centro-Oeste, devem atrasar o plantio de safrinha 2024 e levar o produtor a reduzir a área destinada ao plantio de milho. 

Em vez disso, o agricultor deve investir no cultivo de algodão, que deve apresentar uma margem operacional melhor. Nesse cenário, as exportações brasileiras de milho devem cair na safra 2023/24. 

Para contornar os desafios esperados para este ciclo de cultivo, o produtor deve investir no planejamento da lavoura e usar tecnologias capazes de facilitar o monitoramento e melhorar a gestão da plantação, aumentando produtividade agrícola.

Boa leitura!

+++

Segundo o levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de milho está estimada em 117,6 milhões de toneladas para a safra 2023/24. Esse número ultrapassa 1/3 da produção brasileira de grãos esperada para o mesmo período.

Apesar disso, a expectativa é que o produtor de milho enfrente alguns desafios ao longo do próximo ciclo de cultivo, o que deve causar a redução do plantio de safrinha 2024.  

Esses desafios vão exigir que o agricultor melhore o planejamento de cultivo e saiba utilizar as estratégias certas para otimizar a produção do milho safrinha neste ano.

Neste artigo, explicaremos quais são esses desafios, como eles devem impactar a safra de milho 2023/24 e quais práticas o produtor pode utilizar para garantir a produtividade do milho safrinha.

O que é o plantio de safrinha?

Foto de uma plantação de milholavoura de milho

O plantio do milho safrinha se refere ao cultivo do milho de segunda safra. Para entender a importância desse plantio, é importante lembrar a dinâmica da produção desse grão no país. 

No território brasileiro, é possível realizar a colheita de milho até três vezes por ano — fazendo do país o único entre os principais produtores, capaz de colher três safras e manter a produção de milho anualmente.

A primeira safra é considerada uma cultura de verão, enquanto a terceira é conhecida como safra de inverno. Já a segunda safra de milho, ou milho safrinha, ocorre entre essas duas. 

Os produtores das regiões centro-oeste e sudeste iniciam geralmente o cultivo do milho de segunda safra entre janeiro e março. Assim, a colheita ocorre entre maio e setembro.

Os demais produtores do país normalmente contam com uma janela maior de plantio, que varia entre janeiro e julho. Nesse caso, a colheita ocorre entre os meses de maio e dezembro.

Embora não seja tão produtiva quanto a primeira, o cultivo desse milho safrinha tem ganhado espaço nas propriedades dos agricultores do país. 

Isso porque os agricultores começaram a buscar inovações e tecnologias para superar os desafios relacionados ao seu plantio, realizado fora da época considerada ideal para o plantio. 

Nesse período, as regiões produtoras estão mais suscetíveis a enfrentar problemas como déficit hídrico, temperaturas mais baixas, geadas e menor radiação solar.

Esses desafios foram superados graças a esse processo de modernização das práticas e tecnologias de manejo da lavoura. Por conta disso, a segunda safra conquistou os produtores de milho do país e se consolidou como uma das principais culturas de verão no Brasil.

O que esperar do plantio de safrinha em 2024?

Mapa mostrando a diferença de plantaçõesMilho - produtividade x aplicações

Conforme explicado, a Conab estima que a produção brasileira de milho alcance 117,6 milhões de toneladas na safra de 2023/24. 

Isso representa uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior, queda que reflete uma série de fatores que podem afetar as operações agrícolas e os resultados do milho safrinha.

Entenda abaixo os desafios que explicam essas estimativas para a próxima safra.

Problemas causados por eventos climáticos 

Por conta dos efeitos do fenômeno El Niño, o Sul do país continua enfrentando precipitações elevadas, enquanto os produtores do Centro-Oeste precisam lidar com a baixa pluviosidade e altas temperaturas.

A chuva em excesso afeta o solo descoberto, causa erosões e até a lixiviação de nutrientes. Já as altas temperaturas podem afetar as condições do solo, prejudicando a germinação e emergência das plantas, causando falhas no estande.

Diante dessas informações, os produtores devem reduzir a área destinada ao cultivo de segunda safra, especialmente nas regiões onde há excessos de chuvas.

Atraso na semeadura

Além de afetar a produção da primeira safra de milho, as incertezas climáticas devem atrasar o plantio do milho safrinha em janeiro e fevereiro de 2024. Uma das consequências dessa mudança é o aumento da vulnerabilidade da lavoura a pressão de pragas e doenças. 

Isso porque os produtores podem perder as janelas de plantio estipuladas para o cultivo do milho de segunda safra. 

Esse cenário torna a lavoura mais suscetível a eventos climáticos, como a falta ou excesso de chuvas, criando as condições ideais para a ocorrência de insetos-pragas e microrganismos patogênicos.

Redução da área plantada

De acordo com a Conab, a queda da estimativa de produção de milho é resultado da diminuição da área plantada desse grão. No Mato Grosso, por exemplo, a expectativa é que a área de plantio destinada a esse grão seja 10 a 15% menor em comparação ao último ciclo de cultivo. 

Essa redução reflete tanto a preocupação com o cenário climático quanto a expectativa de margem de lucro mais favorável ao cultivo do algodão. Por conta disso, muitos produtores decidiram usar a área destinada ao plantio de milho para cultivar o algodão.

Queda do volume de exportações

Enquanto o Brasil deve reduzir a área plantada de milho, os Estados Unidos devem investir mais na produção do milho do que na soja, aumentando o estoque norte-americano de grãos e a oferta de milho no mercado internacional. 

A expectativa é que esse cenário provoque a redução do volume de exportações brasileiras de grãos em 2024. 

Como melhorar o planejamento do plantio de safrinha em 2024?

Maquinário fazendo a colheita de milho Colheita milho EUA 

Diante de tantos desafios esperados para o próximo ciclo de cultivo, o planejamento do plantio de safrinha 2024 deve ser o mais eficiente possível. 

Afinal, ele orientará todas as operações agrícolas e deve ajudar o produtor a evitar ou reduzir os impactos de possíveis eventos climáticos na lavoura este ano. 

Confira a seguir as melhores práticas para otimizar esse planejamento e torná-lo mais eficaz:

  • Invista no sistema de plantio direto e faça a manutenção da palhada no solo para protegê-lo da erosão, lixiviação e compactação;
  • Faça a análise do solo para fazer uma adubação equilibrada e preparar o solo adequadamente para o plantio;
  • Planeje a regulagem e manutenção do maquinário antes do início da semeadura;
  • Escolha o híbrido ideal para plantio conforme o histórico de pragas e doenças da fazenda, época de plantio, culturas anteriores, entre outros fatores climáticos e ambientais;
  • Consulte o calendário agrícola e o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para coletar informações mais precisas sobre as épocas de plantio do milho e planejar a semeadura;
  • Invista no Manejo Integrado de Pragas (MIP), com foco especial nas principais pragas do milho;
  • Faça o monitoramento e manejo adequado das principais doenças do milho, tais como ferrugem branca (Physopella zeae), podridão de diplodia (Stenocarpella maydis) e antracnose do colmo (Colletotrichum graminicola);
  • Monitore as condições climáticas com auxílio de tecnologias de alta precisão, como o radar meteorológico;
  • Invista em ferramentas da agricultura digital, como drones, sensores e softwares de gestão agrícola, para facilitar o planejamento e o monitoramento da lavoura. 

Melhore o plantio de safrinha com o FielViewTM!

Um homem analisando a plantação através de um tabletAgricultura digital em milho 

Com o apoio de ferramentas como o Climate FielViewTM, a plataforma digital da Bayer, o produtor de milho consegue colocar essas dicas em práticas com mais facilidade. 

Isso porque a plataforma conta com vários recursos que coletam, integram e analisam diversos dados agronômicos

Funcionalidades como radar meteorológico, produção de mapas, relatórios e o monitoramento de diversas métricas agrícolas, orientam o produtor a tomar decisões mais assertivas e precisas no manejo da lavoura. 

Assim, é possível reduzir os riscos associados ao plantio do milho safrinha, diminuir os prejuízos e aumentar a produtividade.

Conheça já todos os planos e funcionalidades do Climate FieldViewTM  e melhore os resultados das suas safras de milho!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas