Ferramentas da agricultura digital: como utilizá-las para impulsionar a produção no campo

Por Equipe FieldView™ em 26/06/2023 09:00:00

A adoção de recursos como drones, sensores, GPS, entre outras ferramentas da agricultura digital, é fundamental para maximizar a produção agrícola e tornar a fazenda mais sustentável. 

Agricultora acompanha a qualidade da pulverização com o apoio da agricultura digital.Agricultora acompanha a qualidade da pulverização com o apoio da agricultura digital.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

O uso de ferramentas da agricultura digital, como sensores, drones e programas, otimiza a gestão e o manejo de todas as etapas da cadeia agrícola.

Além disso, essas tecnologias ajudam a tornar os sistemas agrícolas mais sustentáveis e produtivos, preparando o setor para o aumento crescente da demanda por produtos agrícolas. 

No entanto, para implementar essas ferramentas, o agricultor brasileiro ainda precisa enfrentar alguns desafios, como problemas de conectividade e o conhecimento limitado sobre tecnologias agrícolas. 

Superar esses desafios e saber escolher as ferramentas adequadas para a fazenda é fundamental para que o produtor realmente aproveite as vantagens oferecidas pela agricultura digital.

Boa leitura!

+++

A agricultura digital utiliza ferramentas que permitem a coleta de dados precisos, que são processados e convertidos em insights e materiais relevantes para o produtor. 

Com base nessas informações, o agricultor melhora o manejo da lavoura, reduz perdas, aumenta a produtividade e ainda torna a produção mais sustentável.

Dessa forma, a digitalização do campo ajuda os produtores a atender demandas crescentes do mercado e, ao mesmo tempo, tornar o sistema agrícola mais sustentável.

Por conta da relevância desse assunto e do seu impacto no futuro do setor, neste artigo, você vai conhecer as ferramentas, desafios e tendências da agricultura digital.

Qual a relação entre agricultura digital e agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é considerada um componente fundamental da agricultura digital. Afinal, ela consiste no uso de recursos avançados para facilitar o gerenciamento das operações agrícolas, além de melhorar a eficiência e a produtividade da safra. 

Para isso, a agricultura de precisão utiliza recursos como sensores, drones, entre outras tecnologias que viabilizam a coleta e análise de dados agrícolas.

Já a agricultura digital é um conceito mais amplo, que abrange o uso de tecnologia da informação e comunicação em toda a cadeia de valor agrícola. Ou seja, além de permitir a coleta de dados, ela também oferece ferramentas que permitem o processamento e a avaliação dessas informações. 

Para isso, ela combina o uso de ferramentas da agricultura de precisão com outras tecnologias analíticas para obter insights valiosos sobre a cadeia produtiva. 

Por exemplo, os dados coletados pelos sensores podem ser analisados por algoritmos e sistemas de análise de dados para identificar padrões e tendências. 

Assim, os agricultores podem tomar decisões mais assertivas em relação ao planejamento e a execução das operações agrícolas.

Por isso, os dois conceitos estão interligados e as tecnologias da agricultura de precisão são fundamentais para o sucesso da digitalização do campo. 

Saiba mais: Como detectar mapas de nuvens na agricultura com a qualidade dos mapas de satélite aprimorada pelo uso da inteligência artificial?

Vantagens de usar ferramentas da agricultura digital

IOT na agricultura.IOT na agricultura.

O uso de soluções digitais permite que o agricultor mantenha sua produção agrícola alinhada às tendências de inovação do campo, capazes de maximizar a produtividade e a rentabilidade da lavoura.

Isso porque, conforme explicado, o uso de tecnologias agrícolas, especialmente de soluções digitais, facilita a coleta e a análise de dados agrícolas. 

Por conta disso, o produtor tem acesso a informações mais sólidas e precisas, que podem ser utilizadas para gerar mapas agrícolas, relatórios, entre outros materiais importantes. 

Todos eles facilitam o monitoramento, o controle e o planejamento das operações agrícolas, orientando tomadas de decisão mais assertivas do agricultor. 

Assim, ele pode adotar as melhores estratégias e fazer os ajustes necessários para aumentar a produtividade da lavoura, reduzir custos operacionais e tornar a cadeia de produção agrícola mais sustentável. 

Como resultado da adoção dessas ferramentas digitais na fazenda, o produtor melhora a rentabilidade e a qualidade dos produtos agrícolas, melhorando sua competitividade no mercado global.

5 ferramentas da agricultura digital que o produtor precisa conhecer

Existem várias ferramentas digitais que facilitam a vida do agricultor e otimizam a produção agrícola. Confira as principais delas a seguir:

1. Sensores e drones

Drones usados na agricultura moderna.Drones usados na agricultura moderna.

Embora sejam ferramentas diferentes, sensores e drones facilitam a identificação de falhas de plantio, o monitoramento agrícola bem como a coleta de outros dados relevantes sobre a lavoura. No entanto, cada um deles contribui para isso de forma diferente.

Os sensores são equipamentos de alta tecnologia que podem ser usados com diferentes finalidades. 

Ele pode ser utilizado para monitorar as condições do solo, acompanhar as variações de temperatura e acompanhar outros aspectos do desenvolvimento da lavoura e das operações agrícolas, por exemplo. Tudo depende do tipo de sensor que será utilizado.

Já os drones são aqueles famosos equipamentos aéreos que geralmente são utilizados para capturar imagens aéreas da lavoura. Portanto, o uso desses equipamentos pode ser combinado para facilitar o monitoramento da fazenda.

2. Radares meteorológicos

Os radares meteorológicos são equipamentos que utilizam diferentes tecnologias para identificar e avaliar diversos fatores ligados ao clima. 

As características das nuvens e da precipitação, bem como a presença e intensidade do vento, tempestades, entre outros fenômenos meteorológicos são alguns dos fatores considerados pelo radar. 

Por isso, ele ajuda a monitorar o clima na fazenda de forma mais precisa e eficiente. Como resultado, o produtor torna seu planejamento agrícola mais seguro e eficaz, reduzindo os riscos à produção. 

3. Imagens de satélite

Satélite em órbita da Terra.Satélite em órbita da Terra.

As imagens de satélite facilitam a identificação de alterações no desenvolvimento da lavoura e até mudanças no solo. 

Afinal, o satélite pode utilizar a luz infravermelha refletida para quantificar a vegetação, utilizando coeficientes como o Índice de Vegetação por Diferenças Normalizadas (NDVI).  

Além disso, as imagens de satélites são elementos fundamentais para a geração de mapas agrícolas que ajudam o produtor a tomar decisões mais assertivas e eficientes em diversas etapas da produção agrícola.

4. Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Aplicação de pulverização em citros - a agricultura digital gera mapas que registram diferentes dados sobre a operação.Aplicação de pulverização em citros - a agricultura digital gera mapas que registram diferentes dados sobre a operação.

O GPS é uma tecnologia que permite a automatização do maquinário, a configuração de trajetos de percurso das máquinas, a aplicação de defensivos, entre outras funcionalidades. 

Por isso, essa tecnologia é essencial para digitalizar a fazenda e tornar as operações agrícolas mais eficientes.

Leia Também: O que é GPS agrícola, como ele funciona e quais os benefícios para a agricultura?

5. Plataformas de agricultura digital

Mapeamento da colheita de soja pelo FV Drive - mapa de produtividade.Mapeamento da colheita de soja pelo FV Drive - mapa de produtividade.

As plataformas de agricultura digital são softwares capazes de integrar dados agrícolas, processar essas informações e gerar insights e materiais precisos que ajudam o agricultor a fazer uma gestão completa da fazenda. 

Para isso, essas plataformas utilizam recursos avançados, como inteligência artificial e ciência de dados, para processar o grande volume de dados coletados por outros dispositivos, como sensores, drones e satélites.

Assim, esses programas geram dados relevantes, como mapas e relatórios, bem como alertas e orientações, que orientam o produtor a fazer escolhas mais assertivas em relação ao manejo da lavoura. Assim, ele aumenta a eficiência da produção agrícola e melhora seus resultados.

Ou seja, não basta ter os dispositivos adequados para coletar os dados da lavoura. O software de gestão agrícola é fundamental para analisar essas informações e convertê-las em orientações precisas para o agricultor.

Desafios para a implementação de soluções digitais na lavoura

Problemas de conectividade, alto valor de investimento e conhecimento limitado sobre as tecnologias agrícolas são alguns dos desafios que dificultam a adoção de soluções digitais nas fazendas brasileiras. 

Esses dados foram confirmados por uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mostra o retrato da agricultura digital brasileira. De acordo com o estudo, pelo menos 84% dos entrevistados utilizam pelo menos uma tecnologia digital na fazenda

Além disso, 95% deles têm interesse em obter mais informações sobre agricultura digital. No entanto, eles ainda enfrentam dificuldades estruturais para implementar essas soluções no campo. 

Quase metade dos produtores enfrentam problemas com a falta de conectividade nas áreas rurais. Esse problema também dificulta a implementação de tecnologias em cerca de 61% das empresas e prestadoras de serviço relacionadas ao setor agrícola. 

Segundo o estudo, mesmo quando têm acesso a uma conexão de internet razoável, 67,1% dos agricultores reclamam do alto custo de investimento necessário para adquirir máquinas, equipamentos e aplicativos digitais. 

Além disso, cerca de 41% deles não sabem em quais tecnologias agrícolas investir para digitalizar e modernizar a fazenda. 

Embora o mercado de soluções digitais para a agricultura tenha muito espaço para crescer no Brasil, esses dados mostram que outras estratégias e iniciativas do setor público e privado devem ser implementadas.

Dessa forma, será possível aumentar a digitalização do campo e, por consequência, expandir a produção agrícola brasileira.

Tendências em ferramentas digitais para ficar de olho

A digitalização do campo deve avançar nos próximos anos, aumentando o uso de soluções digitais no setor agrícola. 

No entanto, além dos recursos já conhecidos, outras ferramentas devem ganhar espaço nas fazendas para tornar a produção mais eficiente, econômica e sustentável. 

Dentre as tendências que devem impactar o setor, destacam-se a automação das máquinas agrícolas, a tecnologia 5G e o uso de dispositivos associados a inteligência artificial e internet das coisas (IoT). 

Todas elas contribuem para aprimorar processos, facilitar o monitoramento e controle das opções, bem como aumentar a produtividade da fazenda. 

Além dessas tendências, a adesão ao blockchain, tecnologia que facilita a rastreabilidade dos produtos agrícolas, também deve crescer nos próximos anos. 

O mesmo deve acontecer com os chamados marketplace, plataformas de e-commerce que devem reunir empresários, comerciantes e clientes do setor agrícola. 

Acompanhar e se adaptar a essas e outras tendências do setor é fundamental para que o produtor se mantenha competitivo e alinhado às mudanças do mercado.

Como escolher as tecnologias agrícolas adequadas para a sua fazenda? 

Com tantas tecnologias e soluções digitais disponíveis, o produtor deve pensar bem antes de escolher onde investir seus recursos. 

Caso contrário, pode escolher uma ferramenta que não atende suas necessidades ou que não pode ser integrada aos recursos já existentes na fazenda. 

Por isso, antes de fazer esse investimento, siga as dicas abaixo para escolher as melhores ferramentas de agricultura digital para adotar na sua fazenda:

Avalie as necessidades da fazenda

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada das necessidades da fazenda e quais desafios precisam ser solucionados. Para isso, é importante identificar em quais áreas as tecnologias podem gerar mais impacto e benefícios. 

Pode ser que o principal problema do agricultor seja reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas, por exemplo. Baseado nessas informações, ele deve priorizar ferramentas que o ajude a solucionar esses problemas.

Pesquise as opções disponíveis

O próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais soluções digitais podem atender as necessidades do produtor e resolver os problemas da lavoura. 

Nessa etapa, é fundamental considerar a reputação e a experiência dos fornecedores, casos de sucesso, e até conversar com outros agricultores para obter recomendações.

Teste as ferramentas antes de comprar

O ideal é testar as soluções digitais antes de implementá-las na fazenda. Geralmente, os fornecedores, seja de produtos físicos ou digitais, demonstram como o produto funciona na prática. 

Se esse for o caso, é importante aproveitar a oportunidade para testar a ferramenta e verificar se a solução atende às necessidades da fazenda.

Avalie as vantagens e os recursos de cada ferramenta

Antes de investir em uma ferramenta digital, é importante buscar informações sobre suas características operacionais, como facilidade de uso, possibilidade de integração com outros sistemas, recursos oferecidos e até o suporte do fornecedor

Além disso, é fundamental considerar a escalabilidade dessa tecnologia, para que ela continue sendo viável caso seja necessário expandir a fazenda ou a produção.

Consulte um especialista 

Por fim, é recomendável que o agricultor consulte um especialista, como um agrônomo ou engenheiro agrônomo, para decidir quais ferramentas digitais são indicadas para a fazenda e como implementá-las com sucesso.

Leia também: Algoritmos na agricultura: o que são e como são usados?

Digitalize sua fazenda com o Climate FieldView!

Agricultora acompanha dados da colheita de trigo.Agricultora acompanha dados da colheita de trigo.

Uma das soluções digitais mais completas do mercado é o Climate FieldView™, a plataforma de agricultura digital da Bayer. Esse software se destaca por facilitar a integração, o processamento e o armazenamento de dados agronômicos

Por esse motivo, ele é capaz de fornecer aos usuários previsões e análises customizadas utilizando ciência de dados e inteligência artificial.

Seus usuários também têm acesso a recursos como o FieldView™ Drive, por exemplo, um dispositivo que conecta a máquina agrícola com o tablet na sua cabine. Os dados coletados são enviados para o aplicativo FieldView Cab, que gera mapas e relatórios sobre as operações em tempo real. 

Além disso, o Climate FieldView™ tem parceria com outras empresas, plataformas e aplicativos agrícolas para que seus usuários acessem dados agronômicos relevantes sobre a sua lavoura.

Ou seja, essa plataforma é uma das ferramentas digitais mais eficientes para maximizar sua produção agrícola e modernizar a fazenda.

Conheça todas as vantagens do Climate FieldView™ e veja como ele te ajuda a transformar sua lavoura!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas