Agricultura Digital: o que é, como fazer e tendências

Por Equipe FieldView™ em 07/11/2022 09:31:26

As ferramentas da agricultura digital são consideradas aliadas indispensáveis para ajudar o produtor a tornar a produção mais eficiente e melhorar a produtividade da lavoura.

agricultura-digital (15)Produtor acessa dados pelo tablet para programar a irrigação da lavoura.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A Agricultura Digital é o conjunto de recursos tecnológicos utilizados para digitalizar as atividades no campo e aumentar a eficiência da produção agrícola

Usando esses recursos, como sensores, GPS, sensores e plataformas de agricultura digital, o agricultor consegue aumentar a produção, melhorar a produtividade e garantir a qualidade das safras. 

Além disso, ele aumenta a sustentabilidade da atividade agrícola e torna a gestão da fazenda mais eficiente.

Por isso, o produtor que não aplica essas tecnologias na sua lavoura corre o risco de sofrer prejuízos e perder competitividade. 

Para evitar esses problemas, é essencial utilizar as ferramentas digitais no campo e acompanhar as tendências para os próximos anos, como o uso de Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Boa leitura!

+++

O uso de soluções inovadores e tecnologias aplicadas ao campo sempre marcaram a evolução da agricultura ao longo da história. 

Considerado o estágio mais recente dessa evolução, a Agricultura Digital tem provocado uma verdadeira revolução na produção agrícola

Graças ao uso de ferramentas e soluções avançadas, seus recursos já são considerados essenciais não só para aumentar, mas também para atender as demandas globais por alimento e a crescente preocupação com questões ambientais.

Por esse motivo, o produtor que ainda não utiliza os recursos digitais na lavoura corre o risco de desperdiçar recursos e perder competitividade

Para evitar esses problemas, neste artigo você vai entender o que é agricultura digital e qual é a sua importância. Além disso, você vai conhecer suas ferramentas e quais são as principais tendências para os próximos anos. 

Acompanhe abaixo!

agricultura-digital (8)Produtor acompanha operação pelo tablet.

O que é a agricultura digital?

Agricultura digital é o termo que nomeia o conceito que envolve o uso de tecnologias que focam na modernização, automatização e otimização da produção agrícola. Com a digitalização das operações com a agricultura digital, as atividades agrícolas da ganham em eficiência e produtividade.

Por isso, o termo é utilizado para se referir ao uso de recursos tecnológicos no campo, tais como Big Data, drones, inteligência artificial, entre outras ferramentas relacionadas à tecnologia da informação.

Na prática, a agricultura digital é uma grande aliada da Agricultura de Precisão, já que também utiliza sensores e outros dispositivos avançados para coletar e armazenar dados relevantes para o manejo da lavoura

A partir da coleta e análise desses dados, o agricultor obtém informações mais precisas para tomar decisões importantes sobre o manejo da produção. 

Como consequência, é possível todas as etapas de plantio, desde a semeadura e aplicação de defensivos, até a colheita. 

Por que ela é importante?

Especialistas e instituições renomadas de todo o planeta afirmam que o uso dos recursos da Agricultura Digital é essencial para o agricultor aumentar a produção de alimentos, mas sem provocar impactos significativos no meio ambiente.

De acordo com o Projeto Breakthrough, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura digital permite que os produtores coletem informações relevantes para aumentar a eficiência da produção.

Com dados mais precisos, fica mais fácil fazer escolhas melhores, reduzir perdas e aumentar a autonomia dos sistemas agrícolas. 

Graças a esses benefícios, os produtores conseguem aumentar a produção, reduzir desperdícios, melhorar a rentabilidade e garantir a qualidade dos produtos agrícolas

E tudo isso pode ser realizado sem abrir novas áreas de terras, uma vez que as tecnologias permitem a otimização e o aumento da produção em áreas que já são utilizadas para a agricultura.

Dessa forma, o setor contribui para a preservação dos recursos naturais e tornam o sistema agrícola mais sustentável.

Assim, o setor agrícola atende o crescimento da demanda global por alimentos, que acompanha o aumento populacional. 

Além disso, ele também cresce alinhado com as novas tendências do mercado, com consumidores cada vez mais preocupados com questões ambientais e com o consumo de alimentos benéficos para a saúde.

agricultura-digital (2)Drone monitora a lavoura de soja.

Qual o panorama da agricultura digital no Brasil?

O investimento constante em tecnologia foi o principal responsável pela evolução da produtividade das lavouras brasileiras, que colocou o Brasil no topo do ranking de maiores produtores do planeta.

De acordo com o levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os avanços tecnológicos foram responsáveis por aumentar em 59% a produção agrícola entre 1975 e 2015. 

Esses números demonstram que o investimento em tecnologia realmente se reflete em bons resultados, o que motivou o setor agrícola a continuar incorporando as novidades tecnológicas no campo. 

Por isso, desde meados de 2010, o agronegócio brasileiro tem passado por uma verdadeira revolução agrícola proporcionada pela digitalização do campo. 

Nesse período, os produtores começaram a investir em maquinário integrado com ferramentas digitais, sistemas de monitoramento das lavouras, ferramentas de gestão e imagens de satélite, entre outros recursos.

O movimento é considerado um fenômeno marcante da chamada Agricultura 4.0 e tem sido responsável por auxiliar os produtores brasileiros a alcançar recordes de produção e favorecer a balança comercial brasileira.

Apesar desse cenário, uma pesquisa realizada pela Embrapa em parceria com o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que o setor agrícola ainda pode crescer muito com o apoio de ferramentas digitais.

De acordo com o estudo, somente 40% dos produtores afirmam que utilizam novas tecnologias para negociar insumos e produtos agrícolas. 

Além disso, apenas um terço dos agricultores usam soluções digitais para mapear a lavoura e fazer previsões sobre riscos climáticos.

Por isso, apesar de já fazer parte da vida de muitos produtores brasileiros, ainda existe espaço para aumentar a aplicação de ferramentas digitais no campo. Porém, para isso os agricultores, com o apoio do setor público-privado, precisam enfrentar alguns desafios importantes.

4 grandes desafios da agricultura digital no Brasil

Apesar de oferecer vários benefícios, o uso de tecnologia por agricultores brasileiros ainda enfrenta vários problemas que precisam ser superados. 

De acordo com a pesquisa realizada pela Embrapa em parceria com o Sebrae e o Inpe, é possível identificar pelo menos 4 desafios enfrentados por agricultores brasileiros para implementar tecnologias no campo.

1. Problemas de conectividade 

A falta de uma boa infraestrutura de conectividade no campo é considerada o principal problema enfrentado por produtores brasileiros que desejam aproveitar os recursos da agricultura digital na lavoura. 

Segundo a pesquisa realizada pela Embrapa, cerca de 61% das empresas e prestadoras de serviço relacionadas ao setor agrícola apontam problemas na implementação de tecnologias por problemas de conectividades. 

O dado confirma o que foi apontado pelo Censo Agropecuário 2017. De acordo com o Censo, em média, 28% dos estabelecimentos rurais têm acesso à internet.

Diante desse cenário, a pesquisadora Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (SP), afirma que a ampliação da conectividade é fundamental para aumentar a produção agrícola no país. 

Aliada ao empreendedorismo e a inovação no campo, essa ampliação favorece o uso de diversas tecnologias, como biotecnologia, nanotecnologia e tecnologia da informação. Assim, os produtores brasileiros se tornam mais competitivos e conseguem aumentar a rentabilidade da lavoura.

2. Falta de mão de obra qualificada 

Outro problema associado ao uso de tecnologia no campo é a falta de mão de obra qualificada para orientar o produtor e usar esses recursos em campo. 

Para resolver esse problema, a única saída é investir na capacitação digital dos trabalhadores do campo. 

Essa capacitação pode ser feita através de cursos online ou presenciais, treinamentos intensivos e workshops, por exemplo. 

Vale ressaltar que esse processo de capacitação pode ser organizado pelos próprios produtores, por associações agrícolas e até por instituições, como a Embrapa e universidades. 

3. Custo de investimento 

A pesquisa desenvolvida pela Embrapa também apontou que cerca de 67,1% dos agricultores não investem em tecnologia por conta do valor de aquisição de equipamentos e softwares. 

Para eles, o custo ainda é considerado elevado, especialmente para os pequenos e médios produtores. 

Afinal, o custo operacional de manutenção da lavoura e demais despesas da fazenda já comprometem significativamente o orçamento de muitos produtores. 

Nesse cenário, eles são mais cautelosos e não se arriscam para fazer grandes investimentos. Porém, é importante lembrar que embora existem tecnologias realmente caras, também há opções de baixo custo que também podem ajudar o produtor.

Além disso, de acordo com Silvia Masshurá, pequenos e médios agricultores podem se organizar em cooperativas e associações para compartilhar os custos dos investimentos mais altos e beneficiar vários produtores de uma mesma região. 

4. Falta de acesso a informações

De acordo com a pesquisa da Embrapa, a falta de conhecimento sobre tecnologias apropriadas para o campo atinge cerca de 41% dos produtores que participaram do estudo

Como não sabem no que e como investir, os agricultores não apostam em recursos da tecnologia digital para melhorar a produção. 

Por isso, eventos, debates, manuais, treinamentos e cursos sobre o tema são essenciais para levar a informação e o conhecimento aos produtores, principalmente aqueles de médio e pequeno porte.

agricultura-digital (2)Comparação de mapas mostra se a velocidade da plantadeira influenciou a população de sementes durante o plantio.

Quais as tendências da agricultura digital?

O avanço da tecnologia aplicada ao agronegócio resulta em diversas tendências que devem nortear a produção agrícola dos próximos anos. 

Para se manter competitivo e alinhado à evolução do mercado, o produtor precisa acompanhar essas novidades e entender como essa inovação pode ajudar sua lavoura. 

Por isso, confira abaixo 6 tendências da agricultura digital que quem trabalha no setor agrícola precisa acompanhar.

  • Automação do maquinário agrícola: a tendência é que os equipamentos e máquinas agrícolas se tornem cada vez mais autônomos, sendo guiados a distância e monitorados por diversas tecnologias;
  • Softwares e aplicativos para agricultura: essenciais para fazer uma gestão agrícola mais eficiente, integrar dados coletados por outras ferramentas, gerar mapas e relatórios, entre outros recursos que facilitam o dia a dia do produtor; 
  • Inteligência artificial (IA): a inteligência artificial é capaz de processar dados obtidos por máquinas agrícolas e demais sistemas, monitorar processos, projetar cenários e antecipar problemas; 
  • Big Data: esse sistema inteligente de armazenamento de dados é possível capaz de coletar e armazenar diversas informações sobre a lavoura. Assim, o produtor consegue gerar vários indicadores importantes para facilitar escolhas estratégicas;
  • Internet das Coisas (IoT): tecnologia avançada que permite a conexão entre objetos ou máquinas com uma rede de computadores. Na agricultura, esse recurso pode ser utilizado na telemetria de máquinas, irrigação inteligente, aplicação de defensivos, entre outros recursos;
  • Marketplace: plataforma de e-commerce que reúne vários comerciantes e empresários do setor agrícola, facilitando a compra e venda de insumos agrícolas, por exemplo. 
agricultura-digital (1)Com FieldView, é possível acompanhar a velocidade da plantadeira durante a operação de plantio do milho.

Quais as principais ferramentas de agricultura digital para a aumentar a produtividade?

Acompanhar as tendências é importante para se preparar para o futuro da digitalização do campo. 

Mas é importante lembrar que já existem ferramentas digitais importantes para acelerar a modernização da sua fazenda e aumentar sua produção agrícola.

Conheça essas ferramentas de agricultura digital abaixo: 

1. Sensores 

Os sensores são dispositivos de alta tecnologia que podem ser utilizados para diversas finalidades. 

A depender do tipo de sensor, é possível acompanhar as variações de temperatura, as condições do solo, identificar pragas e doenças, entre outras soluções. 

Para aproveitar esses benefícios, basta instalar esses dispositivos no maquinário ou no solo. Assim, eles coletam as e enviam os dados para um software que armazena e processa as informações, transformando-as em dados relevantes para o agricultor.

2. Radares meteorológicos

Os radares meteorológicos são fundamentais para o monitorar o clima na fazenda com mais precisão. Assim, o agricultor planeja o plantio com mais segurança e reduzir os riscos associados à produção agrícola. 

3. Drones 

Os drones também são importantes aliados da agricultura digital em função de sua versatilidade e praticidade. 

Esses equipamentos leves e fáceis de transportar podem ser utilizados para capturar imagens aéreas, monitorar pragas e plantas daninhas, identificar falhas no plantio, coletar dados, entre outras funções. 

Dessa forma, o agricultor consegue coletar dados com mais precisão e otimizar o trabalho no campo.

4. GPS

Além de ser uma ferramenta muito utilizada no campo, o GPS também é um dos recursos mais importantes da agricultura digital.

Com essa tecnologia, o agricultor consegue automatizar o maquinário, melhorar a plantabilidade, reduzir a sobreposição de insumos, entre outras funções. Assim, fica mais fácil agilizar todo o processo produtivo aumentando a agilidade do processo.

5. Imagens de satélite 

As imagens de satélite também são aliadas importantes para modernizar a produção. Coletadas a partir de sensores fixados em satélites, essas imagens permitem a identificação de anomalias na plantação e no solo, como pragas e doenças, entre outras funções. 

Além disso, elas são fundamentais para gerar mapas agrícolas que orientam o produtor durante as tomadas de decisões sobre a lavoura.

6. Plataformas de agricultura digital

As plataformas de agricultura digital são softwares que oferecem serviços e soluções inovadoras para auxiliar o produtor a melhorar o manejo e aumentar a eficiência em todas as etapas da produção agrícola. 

Para isso, geralmente esse tipo de plataforma oferece recursos que permitem o monitoramento do clima, o mapeamento do solo, a gestão financeira da fazenda, entre outros recursos.

Além dessas funções, o Climate FieldView™, a plataforma de agricultura digital da Bayer, utiliza ciência de dados e inteligência artificial para integrar dados, gerar mapas agrícolas, monitorar atividades e até prescrever a indicação de insumos, entre outros recursos. 

Tudo isso pode ser acessado através de uma plataforma intuitiva e responsiva, criada especialmente para auxiliar agricultores e profissionais do setor a fazer a análise e o monitoramento completo da lavoura.

Por isso, o Climate FieldView™ é uma das ferramentas mais buscadas por produtores que desejam melhorar sua produção e aproveitar os benefícios da agricultura digital.

Veja como a Climate FieldView™ pode ajudar a aumentar a produtividade da sua fazenda!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas