Software de gestão agrícola e os principais benefícios para a agricultura no Brasil

Por Equipe FieldView™ em 14/05/2021 18:26:25

Plataformas digitais permitem ao produtor ser mais assertivo em cada metro quadrado da fazenda, visando maior produtividade e rentabilidade

 

Produtor do campo monitorando máquina agrícolaCom o apoio da agricultura digital, produtor pode ser mais eficiente nos momentos-chave do campo

 

No cenário agrícola mundial, o Brasil é um dos grandes players, o que favorece o surgimento de inúmeros softwares para agricultura e soluções digitais, capazes de contribuir para o aumento da produtividade e da rentabilidade do setor.

Frente a esses desafios do produtor, a Climate FieldView™ - plataforma de agricultura digital da Bayer - encontrou oportunidade de apoiar a atividade agrícola do país.

FieldViewTM possibilita aos produtores de todo país conhecerem a fundo cada m2 de suas fazendas, assim como tomar decisões de manejo e compras mais assertivas e eficientes em todos os momentos-chave do campo.

Para isso, a plataforma oferece ao produtor funcionalidades digitais inovadoras, que são baseadas em ciência de dados, contribuindo para a evolução da agricultura que ganha força no país.

Confira, ao longo deste post, quais são essas funcionalidades e qual é a história de por trás do desenvolvimento dos aplicativos da Climate FieldView™ no Brasil.

 

+ LEIA: Softwares agrícolas revolucionam a gestão da lavoura

 

Comparação entre imagens históricas do FieldViewTM  do mesmo talhão, entre 2018 e 2020

Comparação entre imagens históricas do FieldViewTM  do mesmo talhão, entre 2018 e 2020

 

Softwares de gestão agrícola aperfeiçoados de acordo com a agricultura brasileira

Para uma plataforma de gestão agrícola de serviços e soluções digitais ter sucesso no Brasil, precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada de acordo com as características da agricultura brasileira.

Foi essa a preocupação do time de engenharia da Climate FieldView™ quando a plataforma desembarcou no Brasil, em 2016. 

No entanto, como engenharia de software é mais do que técnica, é também paixão, superar os percalços foi uma questão de tempo.

Para a equipe, a agricultura brasileira apresentou desafios empolgantes, como dificuldade de acesso à internet e características de produção próprias, como mais de uma safra ao ano, o que favoreceu o desenvolvimento contínuo da plataforma. 

 

Operadores analisam os dados gerados pelas ferramentas digitais durante a operaçãoOperadores analisam os dados gerados pelas ferramentas digitais durante a operação

 

A dificuldade de conexão no campo é um desafio

Dentre os vários desafios de se lançar um software de agricultura digital no Brasil, o maior é permitir que a plataforma funcione sem estar conectada à internet para habilitar o escoamento de dados colhidos no campo para a nuvem.

Afinal, IoT (internet das coisas, em inglês) só é possível se o I (internet) existir também no campo, certo?

Nos Estados Unidos, onde o FieldViewTM foi criado, por exemplo, a cobertura do sinal de internet é bastante abrangente - o que não acontece no Brasil.

Veja, na comparação abaixo, a diferença desta cobertura em áreas agrícolas brasileira e norte-americana - considere as áreas verdes cobertas com sinal de internet (4G e 3G).

 

mapa de comparação de cobertura do sinal de internet em áreas agrícolas brasileira e norte-americana

Portanto, a conectividade foi um dos primeiros desafios que um time de engenharia brasileiro deveria resolver, muito antes do lançamento comercial do produto.

Depois de muito trabalho, a equipe do FieldViewTM conseguiu! Nasceu o FieldView Cab, aplicativo de mapeamento de operações da cabine, que funciona hoje sem a necessidade de conexão ininterrupta com a internet!

 

+ OUÇA O NOSSO PODCAST: ConectarAgro - A associação que promove conexão 4G no campo

 

Mapa de monitoramento operacional FieldViewFieldView Cab: aplicativo não exige conexão ininterrupta com a internet

 

O Brasil tem um modelo de produção agrícola mais intensivo

Outro desafio da agricultura brasileira é o fato de que o país tem mais de uma safra por ano e áreas de produção maiores e mais intensas que as norte-americanas, por exemplo.

Não raramente encontram-se 500 colheitadeiras operando ao mesmo tempo em uma única fazenda.

Para resolver esse problema, surgiram soluções como o FieldView Sync: um aplicativo que transfere dados offline (também conhecido como data mule), que consegue operar em regiões remotas utilizando conexões diretas entre o FieldView Sync e o FieldView Cab.

O FieldView Sync é uma espécie de silo de armazenamento de informações, permitindo levar os dados coletados de várias máquinas de uma única vez para sincronização com a nuvem.

Este foi outro projeto de sucesso criado pelo time da Climate FieldViewTM no Brasil, e que hoje é utilizado no mundo todo!

 

Esquema de operação do FieldView Sync em múltiplos devicesEsquema de operação do FieldView Sync em múltiplos devices

 

+ ACESSO AO PLANO PLUS DE GRAÇA: Clique aqui para resgatar a licença de uso via Impulso Bayer

 

Nova call to action

 

Funcionalidades-chaves da plataforma Climate FieldView™

Como dissemos, o time da Climate FieldView™ trabalha no desenvolvimento de diferentes soluções que possibilitam ao produtor ter uma visão mais completa de seus campos. 

Confira algumas das funcionalidades mais utilizadas pelos nosso clientes:

  • Geração de mapas e relatórios das operações de plantio, pulverização e colheita;
  • Acompanhamento do desenvolvimento vegetativo de cada talhão com imagens de satélite, o que também permite a análise de mapas históricos de um talhão;
  • Adição de marcações georreferenciadas em pontos de interesse nos mapas, permitindo acompanhar com mais facilidade o desenvolvimento de uma área e realizar testes específicos;
  • Notificações personalizadas que avisam ao produtor em caso de alguma variabilidade no desenvolvimento da lavoura;
  • Elaboração de prescrições de sementes e fertilizantes em taxa variável, entre outras funcionalidades que contribuem no manejo do dia a dia.

Dispositivo FieldViewTM Drive é conectado ao equipamentoDispositivo FieldViewTM Drive é conectado ao equipamento, coletando dados durante a operação

 

+ CLIMATE FIELDVIEWTM: Conheça nossos planos

 

Climate FieldViewTM: nosso objetivo é digitalizar a agricultura global

Cada fazenda é diferente e cada talhão é único. Mas um desafio une os agricultores brasileiros com os do resto do mundo, independente das especificidades de cada lugar: o aumento sustentável da produção de alimentos.

Por isso, o objetivo da Climate FieldViewTM é digitalizar e inovar a agricultura global, contribuindo para o aumento da produção agrícola mundial, cuja demanda aumenta a cada dia.

E o agronegócio do Brasil está muito alinhado com esse propósito. Pesquisa da consultoria McKinsey & Company de 2020 revela que a adesão do produtor brasileiro à agricultura digital é uma das maiores do mundo.

O estudo verificou, por exemplo, que o alcance digital é maior no Brasil do que nos Estados Unidos. 

Apesar dessa aptidão cada vez maior do agro brasileiro às novas tecnologias, essa jornada digital está apenas no começo por aqui! 

Muitos projetos e inovações ainda estão por vir, pautados em muita ciência e técnicas disruptivas de desenvolvimento de software

E podem contar com a equipe de engenharia da Climate para percorrer essa jornada!

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você ?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas