Gestão Agrícola: como a organização e o planejamento contribuem para o sucesso no campo

Por Equipe FieldView™ em 26/04/2021 17:46:54

Uma boa gestão agrícola previne problemas, controla os custos e monitora melhor a produção; para otimizar esses processos, o produtor conta com o apoio da agricultura digital

Um produtor agricola em sua plantação com um tablet na mão, analisando através dele sua terra.Mapas apoiam o produtor rural na gestão da lavoura.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A gestão agrícola se refere ao processo de planejamento, organização, implementação e controle das atividades relacionadas à fazenda. 

Por esse motivo, adotar boas práticas de gestão é fundamental para que o produtor aumente o controle e a eficiência das operações agrícolas, reduza custos e maximize seus resultados. 

Para isso, ele deve gerenciar diferentes áreas da propriedade rural: produção, finanças, comercial e recursos humanos. 

Com o apoio de um planejamento eficiente, monitoramento constante e ferramentas da agricultura digital, melhorar a gestão da fazenda e aumentar sua lucratividade fica muito mais fácil.

Boa leitura!

+++

A capacidade de fazer uma gestão agrícola eficiente é um dos fatores que explicam como o Brasil se tornou um dos maiores produtores do mundo. Afinal, mais do que dominar técnicas de manejo, é preciso entender como gerenciar uma propriedade agrícola.

E muitos produtores brasileiros já sabem disso. Eles aprenderam que adotar boas práticas de gestão é fundamental para aumentar a produtividade da lavoura e melhorar sua margem de lucro. Isso explica, em parte, os números impressionantes do agro brasileiro.

No entanto, a falta de conhecimento sobre gestão de negócios agrícolas ainda limita a produção e a rentabilidade de boa parte dos agricultores do país. 

Para ajudar essa parcela de produtores a transformar a realidade da sua fazenda, neste artigo, explicaremos o que é gestão agrícola, quais suas áreas e como fazê-la eficientemente.

O que é gestão agrícola?

A gestão agrícola se refere ao processo de planejamento, organização, implementação e controle das atividades relacionadas à produção agrícola. Esse processo exige a análise de dados financeiros, históricos, agrícolas, entre outros aspectos da propriedade rural. 

Com base nesses dados, o produtor pode tomar decisões mais assertivas e adotar os métodos e estratégias corretos para otimizar o uso dos recursos agrícolas, como solo, água, insumos agrícolas e mão de obra. 

Outra função importante da gestão agrícola é controlar a produção, o fluxo de caixa, o estoque e a base de custos. Além disso, ela auxilia o produtor a prevenir e solucionar problemas em cada etapa produtiva.

Por isso, quando o produtor adota boas práticas de gestão da fazenda, ele pode maximizar a produtividade da lavoura, aumentar a eficiência das operações agrícolas, reduzir custos operacionais e maximizar seus lucros.

O que é gestão do agronegócio?

Plantio de milho através da agricultura digital Plantio de milho com a agricultura digital.

A gestão do agronegócio se refere a um processo mais abrangente e complexo da produção agrícola. Isso porque ela engloba diversas atividades envolvidas em todas as etapas da cadeia produtiva agrícola, desde a produção agropecuária até a distribuição e comercialização de produtos agrícolas. 

Em outras palavras, esse tipo de gestão envolve a produção de culturas e criação de animais e a gestão dos fluxos de suprimentos, bem como a logística, processamento, distribuição, marketing e vendas de produtos relacionados ao setor agrícola. 

Ou seja, a gestão do agronegócio engloba todo o ciclo de vida dos produtos agrícolas, desde o campo até o consumidor final.

Portanto, a gestão agrícola pode ser entendida como um ramo ou uma área específica da gestão do agronegócio, focada em práticas que auxiliam o produtor a administrar melhor sua lavoura e propriedade rural.

Qual é a importância da gestão agrícola?

Fazer uma boa gestão da lavoura e da propriedade rural é fundamental para o produtor aumentar o controle e a eficiência das operações agrícolas, reduza custos e maximize seus resultados. 

Isso é possível porque uma gestão eficiente exige o desenvolvimento e aplicação de estratégias eficazes para aperfeiçoar o desempenho da lavoura e a administração da fazenda

Dessa forma, o produtor consegue melhorar a gestão de cada etapa do processo produtivo, desde o plantio até a venda dos produtos. 

Além disso, uma boa gestão garante ao produtor a possibilidade de visualizar melhor suas metas e definir estratégias mais eficientes para alcançá-las.

Portanto, mais do que técnicas e recursos de manejo da lavoura, o produtor precisa entender como gerenciar os processos agrícolas e otimizar sua produção. 

Quais as áreas da gestão agrícola?

A gestão agrícola envolve diferentes áreas. Cada uma delas aborda um aspecto da propriedade rural. Por isso, todas exigem a atenção e o cuidado do produtor ou administrador da fazenda.

Confira abaixo quais são essas áreas e o que elas envolvem.

Produção

A produção é a área da gestão que envolve as práticas, técnicas e recursos necessários para a execução de todas as etapas de desenvolvimento da lavoura.  

Ou seja, ela engloba decisões e práticas necessárias para a realização de um manejo eficiente do plantio e para a obtenção de resultados positivos da safra.

Finanças

Como o nome sugere, essa área se refere à gestão financeira da propriedade rural. Portanto, ela envolve a análise e gerenciamento do fluxo de caixa da fazenda. Isso inclui investimentos, pagamentos da mão de obra, compras de insumos, rentabilidade por talhão, entre outros dados.

Com base nessas informações, o produtor tem uma visão clara sobre a saúde financeira da sua propriedade. Assim, ele tem mais segurança para fazer o planejamento da safra, desenvolver projetos agrícolas, definir investimentos e garantir o desenvolvimento sustentável da empresa rural. 

Comercial

A área comercial envolve atividades relacionadas a compra de insumos e venda da safra. Por isso, ela envolve o contato com fornecedores e distribuidores, bem como a conexão com clientes, contratos de venda e a logística envolvida do transporte de insumos e produtos agrícolas. 

Para lidar com tudo isso, o gestor agrícola precisa acompanhar as novidades do mercado interno e externo, as variações de preços e as demandas por produtos. 

Além disso, ele deve traçar estratégias para atender as necessidades da fazenda e negociar todos os aspectos associados à comercialização da safra, de modo a beneficiar o produtor.

Recursos Humanos

Por fim, a gestão da fazenda também envolve o gerenciamento dos recursos humanos empregados na propriedade rural, ou seja, dos funcionários da fazenda. 

Isso inclui desde a contratação de colaboradores, elaboração de contratos, treinamento do trabalhador rural, distribuição de tarefas, entre outras atividades. 

Vale lembrar que a gestão eficiente dos funcionários da fazenda é essencial para o manejo correto da lavoura. Afinal, eles são fundamentais para a operação de máquinas agrícolas e implementação de estratégias e técnicas imprescindíveis para a manutenção da empresa rural.

Quais os principais desafios da gestão agrícola?

Um drone analisa a planatção que está infestada de planta daninha Drone analisa a soja infestada com planta daninha.

O gerenciamento agrícola exige que o produtor enfrente diversos desafios. O principal deles é aprender a administrar uma propriedade rural

Afinal, manter uma fazenda não envolve apenas o plantio da lavoura, mas todas as atividades necessárias para o manejo da produção e da propriedade. 

Isso inclui outras práticas consideradas desafiadoras, como a gestão de estoque, negociação da safra, controle financeiro, compra de insumos, entre outras atividades.

Caso não estude e se capacite para gerenciar as diferentes áreas da fazenda, o produtor coloca em risco a sustentabilidade do negócio. Além disso, ele perde a oportunidade de aumentar a produtividade da lavoura e maximizar seus lucros.

Vale lembrar que o produtor também pode contratar um gestor ou administrador rural para lidar com todos esses desafios. Mesmo assim, é importante ter ao menos o conhecimento básico dessas áreas para monitorar a saúde financeira da sua propriedade.

Como fazer uma boa gestão agrícola?

Fazer uma boa gestão agrícola envolve a adoção de diferentes práticas e estratégias para otimizar a produção, maximizar os lucros e tornar a fazenda mais sustentável.

Confira abaixo 4 dicas para facilitar esse processo.

1. Invista no planejamento da safra

Planejamento é a palavra-chave para o sucesso da produção agrícola. Por isso, o primeiro passo para gerenciar a fazenda é fazer o planejamento da safra, considerando aspectos financeiros, operacionais, humanos e comerciais. 

Ou seja, cada área da gestão agrícola exige um planejamento e um cronograma de atividades distintos, mas interligados entre si. Dessa forma, o agricultor garante fluidez e eficiência no fluxo de trabalho, desde a compra de insumos até a venda da produção.

2. Monitore todas as etapas

Não adianta criar um planejamento agrícola e não executá-lo. Para garantir que todas as atividades previstas sejam realizadas dentro do período estipulado inicialmente, é fundamental monitorar todas as etapas da produção. 

Para isso, o produtor ou gestor pode definir datas e procedimentos para verificar o andamento das atividades, conferir as pendências, definir o que precisa ser corrigido e traçar novas estratégias, caso necessário.

3. Controle a saúde financeira da fazenda

Acompanhar a saúde financeira da fazenda significa gerenciar e controlar todos os aspectos relacionados às finanças da propriedade, como fluxo de caixa e o controle de estoque.

Para isso, o produtor precisa manter registros financeiros precisos da fazenda para acompanhar os custos de produção, receitas e lucros. 

Com base nesses dados, é possível realizar ajustes quando necessário, reduzindo custos, diminuindo riscos e assegurando o lucro do agricultor.

4. Invista num software de gestão agrícola

O software de gestão agrícola é a solução ideal para o produtor que deseja melhorar a gestão da sua propriedade, economizar tempo e tornar sua fazenda mais eficiente. 

Afinal, essa ferramenta conta com recursos avançados, como inteligência artificial e ciência de dados, para registrar, armazenar e processar diferentes dados da fazenda. 

Por exemplo, informações sobre o desenvolvimento da lavoura, fluxo de caixa, operações com maquinário, entre outras atividades.

Com base na análise e integração desses dados, o produtor obtém informações valiosas para direcionar as ações e estratégias do produtor. 

Por isso, esse tipo de software é considerado uma ferramenta indispensável para otimizar a gestão agrícola e facilitar a rotina da fazenda.

Como a tecnologia impacta a gestão agrícola?

Analise de regulagem de plantio com alta tecnologi Regualagem de plantio.

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo e o segundo maior produtor de milho do planeta. Mas o país produz muito mais do que essas duas commodities agrícolas. 

Por conta do seu potencial de produção e modo de gestão agrícola, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considera que o Brasil é um dos pilares da expansão da produção mundial de alimentos. 

A estimativa é que o país se torne um dos contribua significativamente para o aumento da produção de cereais, atividade fundamental para atender as demandas da população mundial, que deve atingir 9,8 bilhões de pessoas até 2050.

Conforme explicado, um dos motivos que explicam essa expectativa é a gestão agrícola brasileira. 

Isso porque muitos produtores do país já investem em tecnologias agrícolas que permitem a digitalização do campo em vários aspectos. 

O software de gestão agrícola é uma das ferramentas da agricultura digital, contribuiu para esse processo. 

Com o Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital da Bayer, por exemplo, o produtor tem acesso a recursos que integram diferentes dados econômicos e aumentam a eficiência da gestão de operações da lavoura. 

Dessa forma, o produtor aumenta a agilidade e assertividade na tomada de decisão sobre o manejo da lavoura e otimiza seus resultados.

Conheça todos os recursos da Climate FieldViewTM e transforme a gestão da sua fazenda!

Nova call to action

 

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas