Saiba como um software de gestão agrícola ajuda a diminuir os riscos e aumentar a produtividade da sua lavoura

Por Equipe FieldView™ em 05/12/2022 11:48:46

Os softwares de gestão de agricultura fazem parte de uma nova revolução agrícola que se diferencia por permitir que o produtor rural entenda melhor a realidade do campo e maximize a produtividade de sua lavoura

software-gestao-agricola (2)Ao tocar a tela do tablet, é possível visualizar diferentes informações digitais sobre a lavoura.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

O software de gestão agrícola é um programa desenvolvido para ajudar o produtor a cuidar de todas as etapas da produção, desde o planejamento até a pós-colheita

Isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que permitiu o aprimoramento da Agricultura de Precisão

Por isso, hoje o produtor consegue planejar a safra, diagnosticar problemas na lavoura, monitorar processo, gerenciar recursos, entre outras atividades com mais precisão e assertividade. 

Dessa forma, ele obtém diversas vantagens, incluindo a melhora dos resultados e redução de recursos. Porém, como existem muitos softwares de agricultura desse tipo disponíveis no mercado, o agricultor precisa saber como escolher a ferramenta certa. 

Para isso, é importante analisar a compatibilidade, a segurança, a compatibilidade, a possibilidade de uso offline, entre outros recursos. 

Boa leitura!

+++

Você é capaz de citar algum produtor que não enfrente vários desafios para superar a cada safra no campo. Tarefa quase impossível, né?

Embora seja difícil impedir o surgimento desses problemas, hoje o agricultor brasileiro pode contar com a ajuda da tecnologia para encontrar soluções viáveis para o campo.

Uma dessas ferramentas tecnológicas são os  softwares de gestão agrícola, que facilita a vida do produtor e ajuda a maximizar o resultado do cultivo. 

Essa tecnologia é resultado de um longo processo de desenvolvimento, responsável por levar as transformações digitais a todos os setores, inclusive para a agricultura. 

Por isso, nessa nova fase da agricultura moderna, o agricultor que não investe em softwares para gestão de fazendas corre o risco de perder mercado e renda.. 

Para evitar esses problemas, o produtor precisa entender como esse sistema pode ajudá-lo e como escolher o melhor programa para a sua fazenda.

Vem com a gente!

software-gestao-agricola (5)Agricultura digital melhora a gestão da lavoura.

O que é um software de gestão agrícola?

O software de gestão agrícola é um programa que utiliza vários aplicativos, recursos e ferramentas digitais para ajudar o produtor a gerenciar todos os aspectos relacionados ao trabalho no campo.

Isso inclui desde a etapa de planejamento da safra, escolha e aplicação de insumos, até o processo de colheita, armazenamento e comercialização dos produtos agrícolas. 

Para isso, ele utiliza os dados coletados por meio de imagens de satélites, drones, georreferenciamento e até por máquinas agrícolas, entre outras fontes de informações.

Assim, ele consegue fazer o acompanhamento da lavoura em tempo real, processando essas informações para fornecer diagnósticos e recomendações mais precisas ao agricultor. 

Qual a importância do software na agricultura de precisão?

A chegada da tecnologia dos softwares para gestão agrícola tornou-se um elemento fundamental para a evolução da agricultura moderna, especialmente a partir da década de 1980, na Europa e nos EUA.

Isso só foi possível graças ao desenvolvimento dos microcomputadores, dos sensores e de diversos programas, que foram cruciais para viabilizar a implementação da  Agricultura de Precisão no campo. 

Desde então, esse aparato tecnológico passou a ser, para o produtor, um grande aliado na gestão de recursos e da produção

Afinal, esse tipo de ferramenta permite que o agricultor organize e analise todos os dados da lavoura, utilizados para gerar relatórios contínuos e detalhados sobre a fazenda.

Dessa forma, ele consegue obter informações relevantes para tomar decisões mais assertivas em relação à gestão de tempo, recursos, orçamento, funcionários e fluxo de trabalho

Como resultado, o produtor consegue melhorar todas as etapas do processo produtivo, aumentando a qualidade da produção e a rentabilidade da safra.

Quais as vantagens do software de gestão agrícola?

Os softwares de gerenciamento agrícola, podem contribuir de diferentes maneiras no dia a dia do campo. Por isso, o uso desse programa está associado a diversas vantagens, tais como:

  • Gestão mais fácil e ágil dos dados da lavoura, apoiando a tomada de decisões por parte do produtor;
  • Melhor entendimento do que acontece na lavoura;
  • Planejamento mais assertivo da safra;
  • Aplicação de insumos sob medida;
  • Mapeamento de todas as operações, como plantio, colheita, pulverização;
  • Monitoramento detalhado e em tempo real dessas operações agrícolas, além do melhor controle do maquinário;
  • Armazenamento de dados históricos da lavoura, o que permite correlacionar o desempenho da safra atual com ciclos passados;
  • Maior facilidade e precisão na previsão do tempo;
  • Maior qualidade e sustentabilidade da produção agrícola;
  • Redução de custos de produção;
  • Aumento da produtividade dos talhões;
  • Segurança financeira da safra;
  •  Melhor controle de compras e do estoque.

software-gestao-agricola (4)Softwares agrícolas permitem identificar áreas com falhas na lavoura.

Quem precisa de um software agrícola?

O software para agronegócio pode ser adotado em todos os produtores que desejam tornar o processo produtivo mais eficiente, reduzir os custos da produção e melhorar os resultados. 

Afinal, o programa auxilia no controle e monitoramento da cadeia produtiva do início ao fim, utilizando informações claras e confiáveis.

Diante disso, podemos afirmar que ele é indicado para o agricultor que deseja:

  • Gerenciar e na otimizar a produção agrícola, proporcionando a visualização e o gerenciamento de todos os procedimentos da propriedade, independente do tamanho;
  • Monitorar a lavoura de forma simples, rápida e eficaz, possibilitando o levantamento georreferenciado  de dados e imagens sobre as condições de cada talhão;
  • Analisar a cobertura do solo, promovendo avaliações na cobertura vegetal do solo de forma rápida e precisa, visando monitorar problemas na lavoura, como a ação de pragas;
  • Analisar a saúde foliar das plantas, ajudando o produtor a avaliar as áreas infestadas por pragas ou lesionadas por doenças;
  • Utilizar técnica de taxas variáveis, que analisa dados apurados através dos mapas de produtividade, permitindo regular a aplicação de adubos, sementes e corretivos, conforme a necessidade do solo;
  • Manusear dados geográficos, que decodifica informações geográficas em gráficos. Softwares como esse têm variadas  características - de mostradores de mapas a integradores de informações de diferentes bases de dados. 

O agricultor brasileiro utiliza software agrícola?

Apesar das vantagens e funcionalidades dos softwares para o agronegócio, a maior parte dos agricultores brasileiros ainda não utiliza esses recursos para otimizar sua produção na lavoura.

De acordo com uma pesquisa sobre o uso da Agricultura Digital no Brasil, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 22,2% dos produtores utilizam algum programa de gestão agrícola

Apesar disso, o estudo também mostra que 95% dos produtores rurais tem interesse em adotar recursos digitais que permitam superar com assertividade os desafios do dia a dia da lavoura.

De acordo com levantamento da Embrapa e do Sebrae, o setor tem apresentado maior demanda para alguns serviços específicos, como:

  • Plataformas para monitoramento e acompanhamento de produtividade; 
  • Relatórios integrados de desempenho;
  • Softwares para gestão agrícola; 
  • Softwares e dispositivos de mapeamento da propriedade; e
  • Tecnologias para análise da saúde das lavouras e ocorrência de pragas.

Para apoiar ainda mais esse processo, muito ainda precisa ser feito no país em termos de infraestrutura de conexão e interoperabilidade, mas a transformação digital da agricultura brasileira já caminha a passos largos.

Processo que conta com o protagonismo de produtores rurais, entidades, universidades, centros de pesquisa, fabricantes de equipamentos, AgTechs e plataformas de agricultura digital. 

Essas transformações que acontecem no campo fazem parte de mais uma Revolução Agrícola, mas que transcorre numa velocidade jamais vista. Por isso, o produtor que não acompanha esse movimento corre o risco de perder competitividade no mercado.

Afinal, quem utiliza os recursos digitais na lavoura consegue melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.

software-gestao-agricola (7)Produtor utiliza diferentes softwares.

Como é o mercado de software agrícola no Brasil?

Em sintonia com o ritmo de adesão dos agricultores brasileiros às ferramentas digitais, também cresce no país o mercado de softwares para gestão agrícola destinados ao gerenciamento da atividade agrícola.

O vigor desse segmento é impulsionado no Brasil, especialmente, pela expansão do número de startups focadas no agronegócio (AgTechs). 

De acordo com uma pesquisa da Embrapa, apenas em 2019, o país tinha mais de 1.100 startups no agro - um dos maiores movimentos do gênero no mundo.

Com o amadurecimento do setor de softwares para a agricultura no Brasil, hoje uma infinidade de aplicações são disponibilizadas pelas empresas que atuam nesse mercado, apoiando o produtor em diferentes momentos de sua vida na fazenda.

Embora essa variedade de programas seja positiva para o setor, para o agricultor, esse cenário gera um desafio. Afinal, como escolher um bom software de gestão para a fazenda em meio a tantas opções?

Para descobrir a resposta, acompanhe os próximos tópicos.

Como escolher meu software agrícola?

Inúmeros softwares para gestão de fazendas estão disponíveis no mercado. Essas ferramentas atendem produtores de todos os portes, que rapidamente percebem que essa aquisição não é gasto, mas sim investimento.

Na hora de escolher o software para gestão rural mais adequado para o seu contexto, o agricultor precisa estar atento às opções que garantam uma visão ampla de sua propriedade.

Os softwares para agricultura, no geral, possuem funcionalidades mais básicas até os mais avançados e específicos. Nesse momento, é importante optar por aqueles que sejam mais adequados à realidade do produtor. 

Além de funcionalidades e preços, considere ainda, no momento da aquisição, quesitos como suporte, melhorias do produto e atualizações, segurança dos dados e a possibilidade de personalização

Além de todos esses pontos, confira abaixo as 7 dicas para fazer a escolha certa.

1. Avalie a compatibilidade do programa com dispositivos móveis

O ideal é que o software utilizado possa ser utilizado tanto no computador, quanto em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Assim, o agricultor pode acessar a plataforma em qualquer lugar da fazenda, facilitando a consulta de informações relevantes e o acompanhamento da lavoura.

2. Veja se o software pode ser usado offline

O acesso à internet ainda é um problema no campo. Por isso, o software para gestão de fazenda também deve permitir que o agricultor acesse a plataforma de forma offline, possibilitando a coleta e consulta de informações mesmo sem conexão.

Caso contrário, pode ser que o produtor não consiga usar todos os recursos do programa.

3. Confira se o programa é fácil de usar

Além de oferecer vários recursos, o programa também precisa ser desenvolvido com foco na experiência do usuário. 

Isso significa que ele precisa ser intuitivo e fácil de usar, permitindo que o agricultor tenha acesso a tudo o que precisa de forma mais rápida.

4. Verifique a política de privacidade do software

Um programa de gestão agrícola precisa ter acesso a dados importantes da fazenda, como geolocalização, produtividade, orçamento, entre outros dados. 

Caso ocorra o vazamento dessas informações, a integridade da propriedade e até a vida dos donos e funcionários pode ficar em perigo. 

Por isso, é essencial que esse tipo de software garanta a segurança de dados dos seus usuários, com ferramentas que certifiquem a privacidade dessas informações.

5. Veja se o programa auxilia na gestão financeira e patrimonial da fazenda

Um bom software de gestão precisa oferecer ferramentas que facilitam a gestão patrimonial, de estoque, de produção, de custos, entre outros aspectos ligados à saúde financeira da propriedade. 

Afinal, uma gestão financeira eficiente é um dos pré-requisitos para o sucesso da lavoura. Apesar disso, nem sempre os agricultores dominam essa habilidade administrativa

Nesse contexto, é importante que o software também auxilie na análise de custos e controle do fluxo de caixa da fazenda.

6. Confira se o software auxilia no planejamento da safra

Um bom software de gestão para a fazenda também deve oferecer recursos que facilitem o planejamento da próxima safra. 

Isso inclui a possibilidade de analisar dados das últimas safras e o registro e análise do histórico de pragas e doenças, entre outros exemplos. 

Dessa forma, o agricultor consegue identificar o que precisa melhorar, quais mudanças devem ser implementadas e quais erros devem ser evitados no próximo ciclo de cultivo.

7. Backup em Nuvem

Hoje em dia, vários sistemas de gestão, sejam agrícolas ou não, já permitem o armazenamento de dados em nuvens.

Isso é fundamental para garantir que as informações coletadas não sejam perdidas caso ocorra algum problema com o computador ou dispositivo móvel onde o software é instalado.  

Por esse motivo, o software de gestão para fazenda também deve contar com essa funcionalidade, permitindo que o agricultor faça o backup das informações da fazenda na nuvem. 

Desse modo, ele tem a garantia que pode acessar o seu histórico de atividades e dados sempre que precisar.

software-gestao-agricola (6)Sementes para plantio de soja - com o uso da tecnologia, é possível otimizar o uso de insumos.

Qual o melhor software de gestão de fazendas?

Dentre as opções disponíveis no mercado, o Climate FieldViewTM se destaca por ser uma plataforma de agricultura digital inoivadora e com alcance global. 

Com mais de 15 anos de experiência no mercado, a plataforma é uma das precursoras do mercado de software de gerstão e conta com a expertise da Bayer, da qual é subsidiária. 

Por isso, essa plataforma consegue atender todos os critérios de escolha de um bom software agrícola, desenvolvendo e atualizando recursos avançados e alinhados às necessidades do produtor. 

Através da plataforma Diagnóstico FIeldView™, por exemplo, o produtor consegue analisar com precisão a condição da lavoura por meio de imagens de satélite

Além disso, ele consegue integrar dados agronômicos, monitorar todas as atividades da lavoura, obter suporte especializado, entre outras vantagens.  

Essa análise detalhada é possível porque o produtor recebe diferentes imagens geradas a partir do satélite, como a imagem real, o mapa de vegetação e o mapa de monitoramento de um mesmo talhão.

Dessa forma, ele consegue identificar as áreas que precisam de ações preventivas ou corretivas com maior assertividade. 

Com o apoio desse software de gestão de fazendas, o produtor pode tomar decisões mais certeiras e ainda consegue observar os números da lavoura melhorarem.

Ficou curioso para saber mais sobre o software da Climate FieldViewTM?

Conheça todas as suas funcionalidades!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas