Softwares agrícolas revolucionam a gestão da lavoura

Por Equipe FieldView™

May 13, 2021

As ferramentas digitais fazem parte de uma nova Revolução Agrícola, possibilitando ao produtor entender melhor a realidade do campo e maximizar a sua produtividade

 

gestão de dados na agriculturaA agricultura digital permite um “olhar” granular sobre cada parte do talhão

 

Caro leitor, me indique um produtor que você conheça e que não tenha inúmeros desafios para superar a cada safra no campo? Tarefa quase impossível, né? 

Contudo, um apoio extra para solucionar problemas complexos têm surgido nos últimos anos: os softwares para a agricultura.

O setor agrícola é uma das áreas mais férteis para o desenvolvimento de ferramentas como essas, as quais apresentam aplicações variadas na lavoura, contribuindo em diferentes frentes, como gestão, manejo, operação, entre outras.

Mas os softwares para a agricultura, que hoje facilitam a vida do produtor e ajudam a maximizar o resultado do cultivo, são frutos de um processo evolutivo que começou muito tempo atrás.

E nesse início de Século 21, a agricultura passa por um novo momento disruptivo, caracterizado pelas transformações digitais

Essa é uma nova fase da agricultura moderna, em que os softwares são uma das principais estrelas. 

Nesse artigo, vamos conhecer melhor em que eles consistem e como estão revolucionando o setor agro. Vem com a gente!

 

+ LEIA: Das Revoluções Agrícolas à agricultura digital

  

Na revolução digital, um conjunto de tecnologias são integradas por meio de softwaresNa revolução digital, um conjunto de tecnologias são integradas por meio de softwares

 

O que é um software?

Quando se utiliza um computador, smartphone ou diferentes dispositivos eletrônicos, um conjunto de instruções lógicas é acionado.

Todo programa usado para rodar esses aparelhos, permitindo que executem suas respectivas funções, é chamado de software

Foi criado na Inglaterra, em 1948, quando os primeiros computadores eletrônicos eram montanhas de válvulas e ocupavam andares inteiros do prédio. E sua programação era feita por inúmeros técnicos que ligavam e desligavam centenas de cabos.

Aqueles eram os primórdios das tecnologias digitais, que passaram por acelerado desenvolvimento nos últimos 70 anos, o que foi favorecido pela evolução da engenharia de softwares.

Hoje eles não apenas rodam em aparelhos que cabem no bolso, como invadiram o nosso dia a dia

Praticamente tudo que se realiza atualmente, pode contar com a participação de softwares. Eles vão desde sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS e Android aos apps que você usa a todo momento.

 

+ ESCUTE: Ep. 22 do Podcast Agro & Prosa - Engenharia de Software e Agricultura: combinação que dá match!

 

Softwares para a agricultura

Um importante setor da economia que tem se beneficiado do desenvolvimento tecnológico dos softwares é a agricultura.

A chegada dessa tecnologia ao campo tornou-se um elemento fundamental para a evolução da agricultura moderna, especialmente a partir da década de 1980, na Europa e nos EUA.

O desenvolvimento dos microcomputadores, dos sensores e dos softwares foi crucial para viabilizar no campo a agricultura de precisão

Esse aparato tecnológico passou a ser, para o produtor, um grande aliado na gestão de recursos e da produção

Os softwares podem contribuir de diferentes maneiras no dia a dia do campo:

  • Gestão mais fácil e ágil dos dados da lavoura, apoiando a tomada de decisões por parte do produtor;
  • Melhor entendimento do que acontece na lavoura;
  • Planejamento mais assertivo da safra;
  • Aplicação de insumos sob medida;
  • Mapeamento de todas as operações, como plantio, colheita, pulverização;
  • Monitoramento detalhado e em tempo real dessas operações agrícolas, além do melhor controle do maquinário;
  • Armazenamento de dados históricos da lavoura, o que permite correlacionar o desempenho da safra atual com ciclos passados;
  • Maior facilidade e precisão na previsão do tempo;
  • Maior qualidade e sustentabilidade da produção agrícola;
  • Redução de custos de produção;
  • Aumento da produtividade dos talhões;
  • Segurança financeira da safra;
  •  Melhor controle de compras e do estoque.

Inúmeros softwares estão disponíveis no mercado. Essas ferramentas atendem produtores de todos os portes, que rapidamente percebem que essa aquisição não é gasto, mas sim investimento. 

Na hora de escolher o software mais adequado para o seu contexto, o agricultor precisa estar atento às opções que garantam uma visão ampla de sua propriedade. 

Os softwares, no geral, possuem funcionalidades mais básicas e algumas específicas. Nesse momento, é importante optar por aqueles que sejam mais adequados à realidade do produtor. 

Além de funcionalidades e preços, considere ainda, no momento da aquisição, quesitos como suporte, onboarding/implementação, upgrades, segurança dos dados e a possibilidade de personalização. 

 

Os dados da lavoura estão à disposição do produtor-1Os softwares ajudam o produtor a tomar decisões mais assertivas no campo

 

O Brasil e a agricultura digital

O Censo Agropecuário do IBGE de 2017 mostrou que 1,5 milhão de produtores rurais acessam dados por meio de dispositivos eletrônicos. Esse número é 1.900% superior ao de 10 anos atrás. 

Em sintonia com o ritmo de adesão dos agricultores brasileiros às ferramentas digitais, também cresce no país o mercado de softwares destinados ao gerenciamento da atividade agrícola.

O vigor desse segmento é impulsionado no Brasil, especialmente, pela expansão do número de startups focadas no agronegócio (AgTechs). 

Pesquisa da Embrapa de 2019 indicou que, naquele ano, o país tinha mais de 1.100 startups no agro - um dos maiores movimentos do gênero no mundo.

Dois fatores impulsionaram o processo de adoção, uso e desenvolvimento das mais diversas aplicações das tecnologias da informação no agronegócio brasileiro, segundo a Embrapa:

  • A demanda - fator interno: a necessidade das organizações do setor, usando as tecnologias da informação, tornarem mais eficazes os seus processos e atividades;
  • A oferta – fator externo: o interesse das organizações de tecnologia da informação (software, hardware, microeletrônica, automação, internet e telecomunicações) por um setor em franca expansão.

Com o amadurecimento do setor de softwares para a agricultura no Brasil, hoje uma infinidade de aplicações são disponibilizadas pelas empresas que atuam nesse mercado, apoiando o produtor em diferentes momentos de sua vida na fazenda. 

 

Cresce no país o mercado de softwares destinados ao gerenciamento da atividade agrícolaCresce no país o mercado de softwares destinados ao gerenciamento da atividade agrícola

 

Vale citar algumas das aplicações:

  • Plataforma focada na gestão e na otimização de produção agrícola, proporcionando a visualização e o gerenciamento de todos os procedimentos da propriedade, independente do tamanho;
  • Monitoramento simples, rápido e eficaz da lavoura, possibilitando o levantamento georreferenciado  de dados e imagens sobre as condições de cada talhão;
  • Sistema para análise da cobertura do solo, promovendo avaliações na cobertura vegetal do solo de forma rápida e precisa, visando monitorar problemas na lavoura, como a ação de pragas;
  • Análise foliar das plantas, que permite, por meio de imagens digitais, ajudar o produtor a avaliar as áreas infestadas por pragas ou lesionadas por doenças;
  • Técnica de taxas variáveis, que analisa dados apurados através dos mapas de produtividade, permitindo regular a aplicação de adubos, sementes e corretivos, conforme a necessidade do solo;
  • Manuseio de dados geográficos, que decodifica informações geográficas em gráficos. Softwares como esse têm variadas  características - de mostradores de mapas a integradores de informações de diferentes bases de dados. 

+ FIQUE POR DENTRO: Conheça os parceiros de integração da plataforma Climate FieldView™

 

Agricultor brasileiro busca soluções cada vez mais inovadoras

O Brasil é um imenso campo de desenvolvimento para diferentes tipos de softwares agrícolas

Mais do que isso: é um grande mercado para as empresas desenvolvedoras, uma vez que os produtores rurais estão cada vez mais ávidos por soluções inovadoras e eficientes, que permitam superar com assertividade os desafios do dia a dia da lavoura.

De acordo com levantamento da Embrapa e do Sebrae, o setor tem apresentado maior demanda para alguns serviços específicos, como:

  • Plataformas para monitoramento e acompanhamento de produtividade; 
  • Relatórios integrados de desempenho;
  • Softwares de gestão
  • Softwares e dispositivos de mapeamento da propriedade; e
  • Tecnologias para análise da saúde das lavouras e ocorrência de pragas.

Para apoiar ainda mais esse processo, muito ainda precisa ser feito no país em termos de infraestrutura de conexão e interoperabilidade, mas a transformação digital da agricultura brasileira já caminha a passos largos.

Processo que conta com o protagonismo de produtores rurais, entidades, universidades, centros de pesquisa, fabricantes de equipamentos, AgTechs e plataformas de agricultura digital. 

Essas transformações que acontecem no campo fazem parte de mais uma Revolução Agrícola, mas que transcorre numa velocidade jamais vista. Por isso, cuidado ao piscar os olhos!

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você ?

conheça o climate fieldview

 

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.