Conheça os três pilares fundamentais para ter uma gestão rural de sucesso

Por Equipe FieldView™

Apr 19, 2021

Entenda como a fazenda pode ser mais produtiva e rentável quando conduzida com uma gestão eficiente

 

Produção de soja - notebook - capa

Uma gestão rural de sucesso está estruturada em processos, pessoas e ferramentas

 

Gerenciar uma propriedade rural é desafiador, pois se trata de um negócio complexo com muitas variáveis internas e externas, e processos de diferentes naturezas para serem gerenciados ao mesmo tempo. 

É por isso que todo produtor rural precisa encarar o seu negócio como uma empresa, que pode ser altamente produtiva e rentável se for conduzida com uma gestão eficiente.

Hoje trazemos, em parceria com a Aegro, esse conteúdo sobre o tripé da gestão: processos, pessoas e ferramentas

Esperamos que ele lhe ajude a refletir sobre essas áreas-chave da fazenda para melhorar a cada dia.

 

+ SAIBA MAIS: Entenda como a tecnologia 4.0 pode potencializar o resultado da sua lavoura 

 

1. Processos

Como qualquer empresa, uma fazenda precisa ter uma integração eficiente entre os setores. Então, o diagnóstico dos processos pode começar com um melhor entendimento de como está a comunicação entre as áreas da propriedade.

Vamos trazer um exemplo prático: imagine que os operadores do campo precisam de uma peça, pois tem uma máquina parada esperando. 

Se o responsável por fazer as compras não for ágil em comprar, receber e disponibilizar a peça para os operadores, você poderá ter um manejo atrasado por simples falta de comunicação.

Então, é preciso entender qual o nível de maturidade dos processos que estão rodando na propriedade e se pequenos gargalos não estão ocorrendo e prejudicando o andamento das tarefas. 

Quando os produtores contratam uma consultoria de gestão, por exemplo, um dos primeiros passos desses profissionais é conversar com todos os funcionários da fazenda e os envolvidos na gestão e perguntar para cada um deles o que está andando bem e o que poderia melhorar. 

Em posse da visão de cada um dos envolvidos na produção, é possível começar a mapear os processos e entender se existem gargalos. 

 

tecnologia digital

Utilizar plataformas digitais para gestão das informações é chave para o sucesso

 

Além disso, é importante entender qual é a confiabilidade e a organização das informações dentro da propriedade. Porque, para melhorar o andamento de qualquer processo, também é necessário o mínimo de registro de informações dos setores

Por exemplo, se você for revisar a comunicação entre financeiro e estoque, é necessário um registro de entrada de todas as notas de compra e de um registro de tudo que consta no estoque.

Quer fazer um diagnóstico 360º da sua gestão rural? Clique aqui para acessar um informativo que a Aegro produziu com a ajuda de um consultor de gestão.

 

agrônomos conversam sobre a lavoura (2)

É preciso entender gargalos que existam nos processos da fazenda

 

2. Pessoas

A mão de obra no campo pode ser um desafio, mas a necessidade de uma boa gestão de pessoas é idêntica a qualquer outro mercado.

Para o tripé processos-pessoas-ferramentas funcionar, é fundamental ter funcionários engajados nos objetivos do negócio rural.

Para colocar uma boa gestão de pessoas em prática, você pode seguir alguns pilares, como:

  1. Comunicação transparente; 
  2. Investimento em treinamento; 
  3. Consideração dos diferentes tipos de aprendizagem.

 

  • Comunicação transparente

Em conversa com consultores rurais, já vimos alguns métodos diferentes para manter uma comunicação transparente e sempre deve se considerar o que se encaixa melhor em cada propriedade. 

Alguns consultores realizam uma reunião com todos na fazenda no planejamento da safra, dos donos aos operadores, pois todos devem estar alinhados com os objetivos de produtividade e as expectativas da colheita. 

Nessa reunião, também é interessante trazer os aprendizados da safra anterior e os desafios enfrentados

Da mesma maneira, todos se reúnem depois da colheita para compilar aprendizados e conquistas. 

 

Agricultura digital facilita acesso à informação

Plataformas digitais facilitam o acesso de agricultores e operadores a informações sobre a fazenda

 

Assim, você ajuda sua equipe a prever e melhorar o que não teve um bom andamento e a repetir o que foi realizado de positivo. Não importa se estamos falando de uma equipe de 4 ou 30 pessoas, o alinhamento sempre é importante.

Outro caminho é fazer pequenas reuniões diárias entre o gerente da fazenda e a equipe. Um alinhamento de 10 minutos sobre as prioridades do dia, em que se tira dúvidas e se comunica o andamento das atividades entre os setores. 

Principalmente se a sua propriedade estiver passando por alguma mudança de processo ou plataforma.

Além disso, não esqueça de definir claramente funções e obrigações de todos os envolvidos no negócio, da gestão aos funcionários. Essa dica parece óbvia, mas, por vezes, cada pessoa dentro do negócio tem a sua própria visão do que é a obrigação de cada um. 

Por isso, é importante alinhar claramente com todos e ter um registro - físico ou digital - do organograma da empresa rural. Novamente, não importa de quantas pessoas estamos falando, a clareza das informações é indispensável.

 

+ OUÇA NOSSO PODCAST: A tecnologia transformando também os profissionais no agro 


  • Treinamento

Assim como acontece em diversas outras áreas, pode haver um desencontro entre as habilidades necessárias para executar as atividades na fazenda e as experiências dos profissionais. 

Por exemplo, com a utilização do aplicativo Aegro para o lançamento das atividades de campo, bem como outras ferramentas semelhantes, os profissionais precisam aprender novas rotinas. E seja para uma nova rotina ou plataforma, o treinamento da equipe é fundamental

Se os negócios rurais evoluem a cada ano para entregar cada vez mais produtividade, os profissionais precisam evoluir também. 

E, se você conseguir na sua propriedade, busque engajar os seus funcionários por meio de uma comunicação transparente, deixando todos a par dos objetivos do negócio e entendendo o porquê de cada processo. Eles estarão dispostos a aprender e se aperfeiçoar.

 

Operador trator

Para que os negócios evoluam, os profissionais do campo precisam estar bem treinados

 

  • Diferentes tipos de aprendizagem

Se todos na fazenda estão engajados nos objetivos do negócio e dispostos a aprender novas habilidades, você precisa agora considerar os diferentes tipos de aprendizagem. Ou seja, cada pessoa aprende melhor de um jeito e é preciso reconhecer essas diferenças. 

Vamos para um exemplo prático: uma consultora do Aegro, em treinamento presencial na fazenda para implementação do sistema, identificou que alguns funcionários se sentiam pressionados com a explicação presencial, não aprendendo bem com alguém ao seu lado. 

Para esses colaboradores, a consultora enviou os tutoriais gravados do Aegro e ficou à disposição somente para tirar as dúvidas que ficassem. 

Então, se alguém na sua propriedade estiver resistente a alguma mudança ou novo conhecimento, tente não insistir no mesmo método, mas busque caminhos diferentes e veja o resultado.

 

+ AEGRO É UM DOS PARCEIROS DA CLIMATE FIELDVIEWTM: Entenda mais sobre essa integração!

pai e filho

Ao transmitir novos conhecimentos, o gestor precisa adotar o melhor método de aprendizagem do colaborador

 

3. Ferramentas

Quando falamos de ferramentas, devemos considerar duas áreas importantes: implementos e máquinas adequados à produção e ferramentas que ajudem na gestão de informações da propriedade. 

Normalmente, os produtores rurais já dão bastante atenção à gestão das máquinas e implementos, se mantendo sempre atentos às novidades do mercado e estudando bastante sobre o tema. 

Mas, não vamos esquecer, a gestão da informação também é fundamental para a boa produtividade da lavoura

Um exemplo é o controle das datas de aplicação. Se o responsável pela parte agronômica define uma data de 15 dias de intervalo para aplicação de um fungicida e a informação sobre a data da última aplicação se perder e for feito um intervalo maior, a entrada de uma praga pode se alastrar e o dano econômico ser significativo. 

 

pulverização-1

A agricultura digital contribui com a gestão do estoque de insumos da fazenda, como os defensivos

 

+ ASSISTA EP. 17 DO FIELDVIEW™ TV: Do insumo à entrega da produção

 

Já na parte do escritório, se a propriedade não tiver um fluxo de caixa bem organizado e uma provisão de despesas e receitas de curto, médio e longo prazos, a falta de informação também pode gerar dano econômico. 

Vamos supor que uma propriedade precise fazer um crédito no banco, mas só veja essa necessidade na última hora. A chance de negociação é menor e as taxas de juros tendem a ser mais elevadas. 

E no estoque, por exemplo, a compra de um produto desnecessário que fica parado também é um dano econômico. 

Uma informação confiável e atualizada do estoque impede que você faça compras baseadas nas indicações de um vendedor, por exemplo, e acabe não fazendo as melhores escolhas. Mas com um planejamento de compras em mãos e sabendo exatamente o que você tem em casa, é possível otimizar as suas compras.

 

+ CONFIRA: Conheça o Plano Plus do FieldView

 

Você sabe o que é um software de gestão rural?

Para analisar todas as informações citadas acima de maneira integrada, você pode contar com um software de gestão como o Aegro. Esse tipo de ferramenta facilita as suas tomadas de decisões porque une a rotina do campo à gestão financeira, mostrando como cada variável impacta os resultados da sua fazenda. 

Com o Aegro, você controla desde o planejamento da safra até a venda da produção, e consegue até mesmo se conectar com plataformas de agricultura digital para ter acesso prático aos dados das suas máquinas. E o mais legal é que a Aegro integra a plataforma Climate FieldView™.

Agora que você já conhece os três pilares para uma gestão rural de sucesso, que tal estudar oportunidades de melhoria na sua propriedade? Garanto que as dicas deste artigo vão te ajudar a começar!

 

CURTIU O NOSSO CONTEÚDO?

Deixe seu comentário abaixo. Gostaríamos muito de saber a sua opinião.

Quer saber mais sobre FieldView™ ou compartilhar suas experiências com a plataforma?

Acesse: climatefieldview.com.br.

Compartilhar:
conheça o climate fieldview