Gestão de máquinas agrícolas: como gerenciar com o auxílio da tecnologia

Por Equipe FieldView™ em 29/11/2023 12:16:27

A gestão do maquinário agrícola é fundamental para aumentar a vida útil dos equipamentos, para evitar perdas na produtividade e melhorar a eficiência. Entenda como fazer e otimizar esse gerenciamento com o apoio da tecnologia.

Máquina da FieldViewMáquina com FieldView

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A gestão de maquinário agrícola consiste na utilização de práticas que permitem a preservação desses equipamentos, a otimização das operações e o manejo mais eficiente da lavoura. 

Ao adotar processos relacionados a manutenção preventiva e preditiva dessas máquinas, bem como a criação de inventário e o planejamento do uso do maquinário, o produtor obtém várias vantagens. 

Além de aumentar a vida útil dos equipamentos, é possível reduzir gastos, garantir que as máquinas sejam preparadas para as operações, aumentar sua eficiência, entre outros benefícios.

Para facilitar e melhorar essa gestão, o produtor precisa do apoio de tecnologias como a telemetria e o software de gestão agrícola. Dessa forma, ele consegue centralizar e processar dados agronômicos que facilitam o monitoramento do maquinário e das operações da lavoura.

Boa leitura!

+++

A gestão de maquinário agrícola envolve todos os processos necessários para garantir que os equipamentos utilizados na lavoura sejam preservados e estejam em boas condições durante a operação no campo. 

Para atingir esses objetivos, esse tipo de gestão exige que o agricultor adote várias práticas importantes, como a manutenção preventiva e preditiva do maquinário. 

Além disso, uma boa gestão requer o planejamento de ações e o uso de tecnologias agrícolas para monitorar o maquinário e garantir que as operações com esses equipamentos se tornem mais eficientes.

Neste artigo, explicaremos a importância dessa gestão, como fazer esse gerenciamento da forma correta e por que a tecnologia é importante nesse processo. Continue a seguir!

Qual a importância da gestão de máquinas agrícolas no agronegócio?

As máquinas agrícolas são alguns dos insumos mais importantes para o agricultor moderno. Isso porque o avanço da tecnologia empregada no desenvolvimento desses equipamentos foi fundamental para possibilitar a agricultura em larga escala e o aumento da produção de alimentos. 

Por conta disso, os produtores podem utilizar esse maquinário para otimizar as operações agrícolas, reduzir custos e melhorar os resultados da lavoura. No entanto, o agricultor tem acesso a essas vantagens apenas se souber gerenciar esses equipamentos. 

Afinal, as máquinas agrícolas modernas são dotadas de tecnologias agrícolas avançadas, com recursos da agricultura de precisão, inteligência artificial, entre outras ferramentas. 

Como resultado, esses equipamentos gigantes utilizados no campo exigem um alto investimento inicial, bem como cuidados operacionais e de manutenção específicos.

Dessa forma, o produtor consegue aumentar a vida útil dessas máquinas e mantê-las eficientes por mais tempo. Ele ainda garante o retorno sobre o investimento realizado nesses equipamentos e reduz gastos desnecessários com a compra e manutenção de novos instrumentos agrícolas. 

Todos esses fatores são fundamentais não só para possibilitar a gestão do maquinário, mas também para melhorar a gestão financeira da fazenda e o manejo adequado da lavoura.

Quais os benefícios de investir na gestão eficiente de máquinas agrícolas?

Maquinário agricola Máquinas agrícolas gera inúmeros dados durante a operação.

Para reforçar a importância de investir nas práticas associadas à gestão de máquinas agrícolas, confira abaixo as principais vantagens de implementar essas estratégias na fazenda.

  • Aumenta a vida útil do maquinário;
  • Garante que as máquinas sejam adequadas da forma correta;
  • Reduz gastos desnecessários com manutenção e compra de novos equipamentos agrícolas;
  • Ajuda a solucionar falhas e problemas que poderiam prejudicar o fluxo operacional e o rendimento da lavoura;
  • Melhora a eficiência das operações agrícolas;
  • Contribui para a gestão financeira da propriedade;
  • Ajuda na manutenção do estado de conservação dos equipamentos, mesmo durante a entressafra;
  • Permite a adoção de estratégias que reduzem falhas e otimizam o fluxo operacional da fazenda;
  • Melhora a produtividade da lavoura;
  • Favorece o uso inteligente de defensivos, recursos naturais e combustível, contribuindo com a gestão sustentável da propriedade

Qual a importância da manutenção preventiva e preditiva na gestão de máquinas agrícolas?

As manutenções preditivas e preventivas essenciais para garantir a gestão eficiente dos equipamentos agrícolas. Apesar de envolverem práticas diferentes, esses dois tipos de manutenção se complementam. 

Por isso, ambas são recomendadas pelos próprios fabricantes das máquinas agrícolas para cuidar do seu estado de conservação, aumentar sua vida útil e tornar esses equipamentos mais eficientes em campo.

A manutenção preventiva envolve a realização de inspeções, verificações e a substituição de peças em intervalos regulares, com base em um cronograma predefinido. Seu objetivo é prevenir falhas e problemas antes que ocorram.

Já a manutenção preditiva envolve o uso de tecnologia, como sensores e monitoramento em tempo real, para avaliar o estado de funcionamento das máquinas. 

Com base em dados e análises, a manutenção preditiva permite a identificação precoce de problemas e a realização de intervenções apenas quando necessário. Por isso, esse tipo de manutenção é feito em intervalos maiores em comparação a manutenção preventiva.

Ao investir na manutenção preventiva e preditiva do maquinário, o produtor reduz a necessidade da chamada manutenção corretiva. Ou seja, ele diminui a necessidade de trocas de peças e reparos necessários para os equipamentos executarem suas funções adequadamente.

O que considerar ao fazer a manutenção das máquinas agrícolas?

Investir na manutenção do maquinário agrícola é fundamental para obter resultados positivos na safra. Para isso, o produtor precisa investir em algumas práticas preventivas, preventivas e corretivas.

Confira abaixo as práticas de manutenção mais utilizadas nos equipamentos agrícolas:

  • Troca de óleo, filtros e lubrificantes em intervalos regulares;
  • Lubrificação de peças e componentes;
  • Verificação de nível de fluidos e combustíveis;
  • Verificação e troca de filtros de ar;
  • Inspeção visual de peças e componentes para desgaste ou danos;
  • Substituição de peças desgastadas conforme as instruções do fabricante;
  • Calibração de equipamentos e ajustes periódicos;
  • Limpeza e higienização das máquinas;
  • Monitoramento de vibrações, temperatura, pressão, rotação do motor, entre outros indicadores; 
  • Verificação do funcionamento do sistema hidráulico e elétrico da máquina;
  • Conferência da pressão e estado de conservação dos pneus.

Como fazer a gestão de máquinas agrícolas eficientemente?

Máquina colhendo soja na plantaçãoMáquina colhendo soja.

A gestão do maquinário agrícola envolve práticas que vão além da manutenção desses equipamentos. 

Para entender como fazer esse gerenciamento da forma correta, confira abaixo 4 estratégias que precisam ser implementadas para cuidar dos equipamentos agrícolas e otimizar as operações no campo. 

1. Crie um inventário de máquinas e equipamentos agrícolas

Ter o controle das máquinas usadas na agricultura e dos implementos agrícolas disponíveis é essencial para analisar e ajustar as demandas e a produção. 

Para garantir esse controle, o produtor precisa investir na criação de um inventário das máquinas da fazenda. Esse inventário consiste em um documento que organiza as informações de cada maquinário. 

Ele pode conter dados como tipo/modelo da máquina, ano de fabricação, valor de compra, tipo de cultivo onde é utilizada, entre outros. 

Com base nessas informações, fica mais fácil monitorar a vida útil, a depreciação, os problemas e a qualidade dos equipamentos.

2. Planeje o uso do maquinário

A operação de máquinas no campo deve ser incluída no planejamento da lavoura, que deve detalhar o fluxo de operações e as atividades que serão executadas na lavoura. 

Para isso, esse planejamento deve conter informações como o levantamento da área onde será operada, o período na qual será utilizada, o profissional responsável pela operação e qual tarefa será realizada.

Dessa forma, é possível visualizar e definir o que precisa ser feito antes, durante e depois da utilização da máquina para garantir sua manutenção e conservação.

Como resultados, os equipamentos serão utilizados da forma adequada, serão preparados da forma correta para a operação e ainda terão uma vida útil mais longa. 

3. Planeje a manutenção das máquinas agrícolas 

Além de definir quando e como as máquinas agrícolas serão utilizadas na lavoura, o produtor também deve planejar a manutenção desses equipamentos. 

Afinal, as despesas com reparos e manutenção de máquinas agrícolas são geralmente elevadas. Por esse motivo, é importante estar atento aos fatores que contribuem para acelerar os desgastes e aumentar os custos desses equipamentos. 

Isso inclui desde a limpeza das máquinas, verificação dos implementos e abastecimento do tanque, até a checagem e reposição de fluidos, entre outras medidas. 

Vale lembrar que para criar um planejamento eficiente, é necessário consultar as recomendações do fabricante no manual da máquina agrícola

Esse documento detalha como a manutenção preventiva, preditiva e corretiva devem ser feitas. Assim, o produtor deve definir em quais momentos realizar esses diferentes tipos de manutenção.

Com o apoio dessa manutenção adequada, o desempenho da máquina tende a ser mais positivo. Dessa forma, o agricultor evita atrasos nas atividades por conta da necessidade de consertos, que exige a parada do equipamento, por exemplo. 

4. Invista em sistemas de telemetria

A telemetria consiste em um conjunto de tecnologias, como softwares, sensores e georreferenciamento, para coletar dados agronômicos e monitorar o desempenho do maquinário. 

Com base nesses dados, o produtor pode acompanhar as operações das máquinas agrícolas em tempo real. Dessa forma, ele consegue identificar problemas e corrigir falhas de modo mais ágil, otimizando a operação. 

Além disso, os dados coletados também viabilizam a manutenção preditiva, uma vez que antecipa a necessidade de procedimentos preventivos e corretivos.

Por conta desses benefícios, os sistemas de telemetria são considerados aliados indispensáveis para fazer a gestão eficiente do maquinário agrícola.

Tecnologia é fundamental para otimizar a gestão de máquinas agrícolas

Gestao-de-maquinas-agricolasTelemetria usada na gestão da máquina.

O manejo e a gestão das lavouras modernas são complexos. Além de diversidade de culturas, variedade de talhões e grandes extensões de terra, as propriedades utilizam estratégias de plantio que exigem o máximo de organização e eficiência do produtor. 

Conforme explicado, uma dessas estratégias é o uso de maquinário avançado, essencial para agilizar as operações e maximizar os resultados da safra. 

Por conta das tecnologias utilizadas nesse maquinário e da complexidade das operações, é impossível otimizar a gestão desses equipamentos sem o apoio de soluções tecnológicas eficientes.

Além de um bom sistema de telemetria, o produtor precisa investir em um software de gestão agrícola completo. Dessa forma, ele consegue organizar todas as informações referentes a cada maquinário, coletar e analisar dados agronômicos. 

Assim, é possível tomar decisões sobre o manejo e as operações agrícolas com segurança e tranquilidade, evitar desperdícios e aproveitar melhor os insumos agrícolas.

Com o Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital da Bayer, por exemplo, o produtor tem acesso ao FieldViewTM Drive

Essa ferramenta coleta os dados da máquina agrícola, de sensores, entre outros recursos, e envia essas informações para a nuvem. Em seguida, esses dados podem ser analisados e processados na plataforma FieldViewTM

Assim, o produtor pode gerar mapas e relatórios sobre as operações em cada talhão, recursos que orientam decisões mais seguras e facilitam a gestão da lavoura.

Dessa forma, gerenciar o maquinário e maximizar os resultados da safra fica muito mais fácil!

Quer transformar a produtividade da sua lavoura? Conheça todos os recursos do Climate FieldViewTM! 

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas