Maquinário agrícola: como gerenciar com o auxílio da tecnologia

Por Equipe FieldView™

Aug 02, 2021

Entenda como a boa gestão de máquinas e implementos agrícolas contribui para evitar perdas na produtividade e melhorar a eficiência operacional 

 

Maquinario agrícola  Ferramentas digitais permitem maior assertividade na gestão das operações 

 

O maquinário agrícola necessita de acompanhamento constante para manter seu pleno funcionamento, garantir uma vida útil longa e evitar com que o produtor tenha gastos desnecessários.

Para facilitar essa tarefa, o produtor pode utilizar as ferramentas da tecnologia digital, que permitem maior assertividade no gerenciamento das operações, como as de plantio, pulverização e colheita, contribuindo para processos otimizados e eficientes. 

Quer saber mais sobre como tudo isso funciona? Confira dicas para otimizar o gerenciamento do seu maquinário e como ferramentas digitais podem apoiá-lo.

 

+ LEIA MAIS: Softwares agrícolas revolucionam a gestão da lavoura



Manutenção de máquina agricolaCom a manutenção adequada, o desempenho da máquina tende a ser maximizado ao longo da safra

 

Como gerir e realizar a manutenção dos maquinários agrícolas?

O primeiro passo para realizar o gerenciamento de seu maquinário agrícola é estabelecer um roteiro com as principais atividades que a máquina irá executar no campo, como:

  • O levantamento da área a ser trabalhada;
  • Os períodos dos serviços;
  • Quem irá operá-la;
  • O detalhamento de cada tarefa. 

Com este planejamento fica mais fácil priorizar o que deve ser feito antes, durante e depois da utilização do maquinário. 

O plano traçado deve englobar, por exemplo, calibração, compra e reparo de peças, treinamento de colaboradores, limpeza, entre muitas outras ações importantes. 

Com isso, os equipamentos serão melhor utilizados, terão maior disponibilidade ao longo da safra e terão uma vida útil mais longa

Preparamos uma lista de atividades para auxiliar na gestão de seu maquinário agrícola:


  • Inventário de máquinas e equipamentos agrícolas

Ter o controle das máquinas usadas na agricultura e dos equipamentos agrícolas disponíveis é essencial para analisar e ajustar as demandas e a produção.

Lembre-se que do inventário devem constar algumas informações básicas, como:

  • tipo/modelo de máquina;
  • ano de fabricação;
  • valor de compra e o valor final (estimar de acordo com sua vida útil);
  • tipo de cultivo onde foi utilizada.

 

+ ASSISTA O EP. 35 DO FIELDVIEW™ TV: Plantio de soja

 

Máquina plantadeiraÉ importante fazer o inventário com informações sobre cada equipamento à disposição na fazenda

 

  • Custos com o maquinário agrícola

As despesas com reparos e manutenção costumam ser um dos mais elevados gastos operacionais das máquinas e implementos agrícolas. 

Por isso, é importante estar atento aos fatores que contribuem para acelerar os desgastes e aumentar os custos desses equipamentos. 

Alguns pontos importantes são: 

  • Falta de manutenção preventiva;
  • Qualidade das peças de reposição;
  • Treinamento inadequado dos operadores.

Com a manutenção adequada, o desempenho da máquina tende a ser mais positivo. Isso evita atrasos nas atividades por conta da necessidade de consertos, que exige a parada do equipamento, por exemplo. 

 

+ ASSISTA O EP. 20 DO FIELDVIEW™ TV: : Manutenção da colheitadeira pré-colheita 

 

  • Realizar o abastecimento corretamente 

EEste também é um importante fator para garantir a boa gestão das máquinas de lavouras. Recomenda-se que, ao final da jornada de trabalho, seja realizado o abastecimento, preenchendo o tanque por inteiro.

Essa prática evita que vapores de água fiquem acumulados nas paredes dos tanques e contaminem o combustível, causando desgastes nas peças dos motores do maquinário e menor eficiência durante as operações (maior gasto com abastecimento).

 

Reabastecimento de máquina agricolaRecomenda-se que, ao final da jornada de trabalho, o tanque da máquina seja abastecido por inteiro

 

  • Lastreamento da frota e pressão dos pneus

O lastreamento tem a função de adequar o peso do trator e distribuí-lo entre os eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as operações agrícolas. O objetivo é evitar acidentes, o desgaste de peças, o maior consumo de combustível e a perda de rendimento.

No caso de uso inadequado de pressão nos pneus

  • Pressão acima da recomendada - maior risco de patinagem;
  • Pressão muito baixa - aceleração do desgaste dos pneus.

 

Teste de pressão de pneu da maquina agrícolaConferir a pressão dos pneus das máquinas ajuda a evitar acidentes nas operações

 

O que considerar ao fazer a manutenção das máquinas agrícolas?

Para que os equipamentos e maquinários agrícolas sejam um grande aliando na geração de resultados positivos em sua safra, é necessário estar atento à manutenção necessária.

Atuar de maneira preventiva é a melhor opção. Por isso, confira sempre algumas informações sobre o equipamento, o que te auxilia a manter esse gerenciamento em dia:

  • Lubrificação;
  • Nível de combustível;
  • Temperatura além do intervalo;
  • Rotação do motor;
  • Indicador de restrição de passagem de ar;
  • Nível de fluidos;
  • Pressão e estado de conservação dos pneus;
  • Filtros de ar;
  • Pontos de engraxe;
  • Sistemas elétricos (partida, luzes, entre outros);
  • IPVA e licenciamento (no caso de veículos).

Contar com um sistema de gestão de máquinas agrícolas é fundamental para organizar e analisar todas as informações referentes a cada maquinário, pois ele apoiará nas tomadas de decisões com segurança e tranquilidade.

 

Plantio de grãos feito por máquinaO melhor gerenciamento do plantio de grãos potencializa a qualidade da operação e reduz desperdícios

 

Impactos da modernização de máquinas no cultivo

O uso de tecnologia para o gerenciamento do maquinário agrícola deve ser feito pelo produtor para auxiliar em resultados positivos em seu cultivo. 

Um dos efeitos mais relevantes é o melhor aproveitamento do solo, sobretudo em áreas consideradas primitivas.

Também podemos mencionar a melhoria nos processos de adubação, irrigação, aplicação de defensivos agrícolas e colheita. Otimizando o gerenciamento de cada equipamento,  é possível aproveitar melhor os produtos e evitar desperdícios durante as operações.

Existem diferentes softwares no mercado que podem auxiliar o produtor a melhorar o gerenciamento de suas máquinas. Uma aliada do produtor para essa finalidade é a Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital da Bayer

Além de gerar dados que apoiam o produtor na tomada de decisões mais assertivas na lavoura, FieldViewTM também auxilia no gerenciamento de suas máquinas, melhorando o rendimento operacional e a vida útil dos equipamentos. 

 

Nova call to action

 

 

Bicos entupidos do pulverizador podem ser identificados pelas ferramentas digitais

Na pulverização da lavoura temos um exemplo de como a agricultura digital pode melhorar o gerenciamento do maquinário e melhorar o resultado da operação.

Com o dispositivo FieldViewTM Drive, é possível acompanhar a aplicação de defensivos durante toda a operação em tempo real.

Se em algum momento o operador ou o agricultor percebe que a taxa de aplicação está diferente da recomendada, é preciso interromper a operação para verificar o que está acontecendo e fazer a correção necessária. 

Caso alguma seção da barra de pulverização esteja aplicando um volume baixo de defensivos na lavoura, isso pode significar que um bico está entupido, o que exige a sua limpeza ou troca.

Mas bicos entupidos não apenas comprometem a qualidade da aplicação de defensivos: podem queimar a bomba e trazer problemas para os tubos do pulverizador.

 

Máquina fazendo a pulverizaçãoBicos entupidos comprometem a qualidade da aplicação de defensivos e a vida útil do equipamento

 

Além da pulverização, as funcionalidades da agricultura digital também auxiliam o produtor a assegurar o bom funcionamento da máquina durante o plantio e a colheita.

Ou seja, as ferramentas digitais são uma boa pedida para melhorar o gerenciamento e maximizar o desempenho da máquina durante cada operação, além de seguir as dicas e boas práticas que compartilhamos neste artigo. 

 

+ SAIBA MAIS: Gestão agrícola: Veja como é possível  lucrar ainda mais com sua lavoura

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
 
Curtiu nosso conteúdo?