O que considerar ao escolher um software para fazendas

Por Equipe FieldView™

Dec 23, 2021

Dentre as funções de um software para produção rural, observe as mais impactantes para o seu agronegócio

 

softwares de agricultura

Diferentes softwares podem ser usados pelo produtor rural para a gestão da lavoura

 

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Na agricultura brasileira, 84% dos agricultores já digitalizam a lavoura visando melhorar a gestão e a produtividade do negócio. Porém, o produtor deve ser criterioso ao escolher corretamente o software para gerenciar a fazenda

O software para gestão de fazendas é um conjunto de programas que gerenciam todos os processos relacionados ao campo, auxiliando diretamente na tomada de decisão.

Assim, proporciona inúmeros benefícios, como redução de custos, menor tempo para a tomada de decisão, melhor mensuração dos resultados e maior controle dos processos operacionais.

As principais funções de um software para gerenciamento de fazendas são planejamento de safra; previsão do tempo; comparação de resultados; notificações personalizadas; dados em nuvem; históricos de safras passadas e melhor uso de insumos.

+++

 

Cada vez mais, os produtores entendem a verdadeira necessidade de digitalizar sua lavoura. Segundo uma pesquisa feita pela Embrapa, 84% dos agricultores brasileiros já utilizaram a tecnologia como aliada no aumento da produção.

Porém, dentre tantas opções, fica até difícil escolher qual a melhor tecnologia para gerenciar a fazenda

Pensando nisso, nós trouxemos as principais funcionalidades que devem constar em um software para fazendas e que devem ser levadas em conta pelo produtor ao se escolher  as melhores opções disponíveis no mercado.

+ LEIA: Software de gestão agrícola: tudo o que você precisa saber

 

O que é um software de gestão da fazenda?

O software para gestão de fazendas é um conjunto de programas que gerenciam todos os processos relacionados ao campo, auxiliando diretamente na tomada de decisão. Ele aponta diferentes irregularidades na lavoura por meio de complexas análises de dados.

Os dados são obtidos de diferentes maneiras. Por exemplo:

  • Sensores terrestres;
  • Maquinário agrícola;
  • Satélites;
  • Câmeras.

O principal objetivo do software para fazenda é otimizar a produção, reduzir custos e aumentar os ganhos. Os diversos programas podem ser utilizados desde operações como plantio e colheita, funcionamento de máquinas, controle de pragas, comercialização dos produtos colhidos, entre outros.

Com o avanço da agricultura digital, os softwares apresentam soluções inovadoras para os diferentes problemas na lavoura, utilizando a ciência de dados e garantindo a tomada de decisão certa por parte do produtor.

 

Agricultor toca a tela do tablet para acessar dados de monitoramento da lavoura de trigo

Agricultor toca a tela do tablet para acessar dados de monitoramento da lavoura de trigo

 

Qual a importância do software para gestão de fazendas?

Em um mundo que precisa maximizar a produção por talhão, os softwares de gestão vem sendo de grande ajuda. Eles são responsáveis por identificar diferentes pontos de atenção e irregularidades em sua produção e em quais quesitos o produtor pode melhorar.

Alguns dos pontos principais são:

  • Redução de custos com insumos e processos desnecessários;
  • Diminuir o tempo gasto na tomada de decisão;
  • Facilidade na mensuração dos resultados da lavoura;
  • Maior controle dos processos operacionais no campo;
  • Marcações georreferenciadas para análise de dados;
  • Monitoramento de infestações de doenças, pragas e plantas daninhas.

 

Nova call to action

 

Principais funções de um software para gerenciamento de fazendas

  • Planejamento de safra

Por meio de análises por imagens NDVI, o software identifica os ambientes com menor índice vegetativo, auxiliando os agrônomos a identificar as possíveis causas deste fator. Com isso, você pode realizar a manutenção do talhão em tempo hábil, evitando maiores perdas e baixa rentabilidade na lavoura.

 

  • Previsão do tempo

Obtenha dados precisos sobre a previsão do tempo dos próximos dias de sua lavoura. Assim você pode tomar diferentes medidas para beneficiar sua plantação, tais como:

  • Adiantar ou atrasar a semeadura;
  • Adiantar ou atrasar a pulverização; 
  • Adiantar ou atrasar a colheita;
  • Adequar o planejamento das atividades da fazenda de acordo com o clima;
  • Reduzir despesas com desperdícios de produtos ou até mesmo de cultivares.

+ LEIA TAMBÉM: Monitoramento de doenças na lavoura: como a tecnologia pode ajudar

 

  • Comparações de resultados

Como a agricultura digital gera um volume grande de dados, sendo processados e transformados em relatórios e mapas. O produtor tem condições de correlacionar essas diferentes camadas e comparar quais foram os resultados de cada ação, seja ele positivo ou não.

 

  • Notificações personalizadas

Assim que algoritmos presentes em alguns softwares para agricultura identificam possíveis variabilidades no desenvolvimento da lavoura/cultura, uma notificação pode ser enviada ao celular do responsável pela fazenda, de forma automática, indicando um alerta.

Funcionalidades como esta podem ser de grande apoio ao produtor, uma vez que agilizam na gestão dos talhões, bem como na identificação de possíveis entraves para altas produtividades, auxiliando na tratativa mais rápida dos problemas.

 

Ao tocar a tela do tablet, é possível visualizar diferentes informações digitais sobre a lavoura

Ao tocar a tela do tablet, é possível visualizar diferentes informações digitais sobre a lavoura: um bom software armazena os dados gerados na fazenda na nuvem

 

  • Dados em nuvem

Sem dúvidas, um bom software para fazendas é aquele que armazena dados em nuvens. Assim, você pode acessá-los de onde e quando quiser e as informações não se concentram em apenas um dispositivo, dificultando a perda de dados. 

 

  • Histórico de safras passadas

Para uma rápida tomada de decisão, é necessário que o software processe e armazene dados de safras passadas. Sendo assim, os programas que possuem histórico, mesmo antes da aplicação da tecnologia, saem na frente, sempre.

 

  • Facilidade de manuseio

É bom se certificar que o software que você procura pode ser manuseado por qualquer pessoa sem experiência. Caso o contrário, podem surgir alguns imprevistos devido ao mau uso do programa.

+ CONFIRA TAMBÉM: Inovações tecnológicas no agronegócio

 

  • Otimizar o uso de insumos

Para reduzir os custos na lavoura, o software deve orientar a utilização dos insumos de acordo com a necessidade dos talhões. Assim, não haverá desperdícios pelo uso excessivo de defensivos agrícolas ou nutrientes.

 

  •  Praticidade 

Um bom software de gestão de fazenda é utilizado por qualquer pessoa autorizada, independente do equipamento que ela use. Seja ele um celular, computador, tablet entre outros.

Essas são as principais funções que você deve buscar em um software de fazenda. Com ele, você obtém informações precisas que impactam diretamente em uma boa produção e diminuição de perdas.

O software da Climate FieldViewTM é um dos mais completos do mercado. Não perca esta chance de experimentar!

 

+ Acompanhe mais sobre este assunto nos artigos:

* Dados agronômicos: como o Big Data é usado no agronegócio?

* Como as tecnologias sustentáveis na agricultura devem mudar a vida no campo

* Nova Revolução Agrícola está em curso: a digitalização do campo

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?