Em regiões mais afetadas pela praga, produtor aplica 35% mais nematicida e usa as funcionalidades do FieldView para otimizar o manejo
Raiz afetada por nematoides
Os nematoides podem ser microscópicos, mas representam um problema gigante para a agricultura brasileira. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), esta praga provoca prejuízos de R$ 35 bilhões ao ano no país.
Os nematoides são vermes parasitas microscópicos, que causam lesões nas raízes que servem de porta de entrada para bactérias e fungos, capazes de causar necroses e podridões. Também injetam toxinas no interior das células vegetais, comprometendo folhas, caules, bulbos e raízes.
Diferentes culturas podem ser afetadas por esta praga, como soja, algodão, feijão, cana-de-açúcar, milho e café.
Preocupado com o potencial de danos e em tornar mais eficientes os investimentos de controle da praga, o agricultor Lucas Bonfanti Trein, de Sorriso (MT), adotou na fazenda um manejo customizado contra o nematoide – mas que só pôde ser colocado em prática porque ele contou com um importante aliado: a agricultura digital.
Fica com a gente que vamos te explicar em detalhes como o produtor tem utilizado ferramentas digitais para minimizar sua dor de cabeça com a praga.
Uso de PINs para sinalizar locais com maior ocorrência de nematoides
Alguns talhões da fazenda de Lucas Trein já têm histórico de ocorrência de nematoides. Com o objetivo de aperfeiçoar o controle desta praga na propriedade, utiliza o FieldView, que é a plataforma de agricultura digital da Bayer.
O primeiro passo foi selecionar um talhão de 91 ha, que apresenta problema recorrente de nematoide pelo menos nos últimos sete anos.
Durante a colheita de soja na área, no início de 2024, o sócio de Lucas na propriedade acompanhou a operação de dentro da cabine da colheitadeira para observar o nível de infestação.
Sempre que identificava visualmente uma mancha de ocorrência da praga, fazia uma marcação no Mapa de Colheita, utilizando um PIN Georreferenciado. Além de sinalizar os pontos que exigiam maior cuidado, também usava os PINs para fazer upload de fotos e registrar diferentes informações.
Durante o mapeamento da colheita de soja na área, produtor colocou PINs azuis no Mapa de Colheita para sinalizar as manchas provocadas por nematoides na lavoura
Demarcação de áreas para aplicação de taxa diferenciada de defensivos
Com os dados gerados durante o mapeamento da colheita, o agricultor teve condições de planejar uma estratégia de controle para as áreas mais castigadas pela praga.
Ele usou a ferramenta de Prescrição de Fertilizantes do FieldView para “desenhar”, manualmente, uma área mais segura no entorno de cada PIN que receberia um volume maior de nematicida.
A pulverização padrão do talhão foi de 37 litros/ha, mas especificamente nas áreas desenhadas na ferramenta de Prescrições, a partir dos PINs Georreferenciados, a pulverização foi de 50 litros/ha.
“Baseado nos PINs, consegui customizar em um dos nossos talhões a aplicação de nematicida no plantio de soja, que ocorreu em setembro de 2024”, explica Trein.
A aplicação de nematicida foi em taxa variável, o que assegurou que esses dois volumes diferentes de nematicida fossem aplicados com precisão, de acordo com o Mapa de Prescrição.
Foram pulverizados 13 ha com taxa de aplicação de 50 litros/ha. No restante do talhão (78 ha), a taxa foi de 37 litros/ha.
Os PINs Georreferenciados (sinalizados no mapa à esquerda) foram referência para definir as áreas que receberiam maior volume de nematicida (à direita) durante a pulverização
Mapa de Aplicação: foram aplicadas na área duas taxas diferentes de nematicida (50 e 37 litros/ha)
Melhorar o controle de nematoides usando dados da agricultura digital
Mas como saber se esse manejo adotado por Lucas Trein vai melhorar controle de nematoides no talhão?
O FieldView será fundamental para que o produtor obtenha uma resposta precisa e confiável.
Como a lavoura ainda está em fase de desenvolvimento, irá monitorar o crescimento vegetativo do talhão usando as imagens de NDVI do Diagnóstico FieldView.
Com essas imagens, será possível avaliar se o tratamento diferenciado com nematicida teve impacto sobre o desenvolvimento de biomassa nas áreas sinalizadas com PINs.
No entanto, para ter resultado mais claro sobre a eficácia do manejo realizado por Trein, será necessário fazer o mapeamento da colheita com o FieldView, no início de 2025.
Assim, poderá verificar no Mapa de Produtividade se a aplicação customizada de nematicida teve resultado positivo nas manchas sinalizadas com os PINs, permitindo uma produção mais homogêneo em todo o talhão.