Dados Agrícolas: Informações Essenciais para o Campo

Por Clivonei Roberto em 13/09/2024 14:26:26

Os dados agrícolas ajudam o produtor a tomar as melhores decisões sobre a gestão da lavoura e aumentar sua produtividade. 

Trator conectado 2

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Os dados agrícolas são informações do campo coletadas e analisadas a partir de diversas fontes, como sensores no campo, máquinas, imagens de satélites e centros de pesquisas. 

Eles são integrados por softwares especializados e plataformas digitais, que usam ciência de dados e inteligência artificial para gerar mapas e relatórios que facilitam a visualização e interpretação de informações.

O acesso a esses dados ajuda o produtor a construir e ajustar seu planejamento agrícola e tomar as melhores decisões para a lavoura. Assim, ele aumenta sua eficiência operacional, reduz custos, evita riscos e melhora a produtividade rural.

Boa leitura!

+++

A agricultura está passando por uma grande transformação impulsionada pelos dados agrícolas. Essas informações são coletadas e analisadas por diferentes tecnologias. E o mais importante: elas revelam aquilo que o produtor não consegue enxergar por outros meios. 

Isso porque ele consegue quantificar processos e analisar métricas que aumentam sua capacidade de monitoramento de culturas e melhoram sua tomada de decisão. 

Assim, o agricultor consegue ajustar suas estratégias e melhorar seu planejamento para produzir mais e melhor, de maneira mais sustentável. 

Por conta desses resultados, instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) defendem que o uso de tecnologias ligadas à agricultura digital e de precisão são o futuro do agronegócio. 

Mais do que promessas para as próximas décadas, o uso de dados agrícolas já está fazendo a diferença na produção agrícola hoje. Neste artigo, explicaremos por que usar essas informações e como elas estão transformando o dia a dia do produtor.

O que são dados agrícolas?

Agricultura digital em milho 2 (1)

Os dados agrícolas são informações coletadas e analisadas por diferentes tecnologias, como as ferramentas da agricultura digital e agricultura de precisão. Eles podem ser classificados em diferentes tipos, como dados meteorológicos, de safra, de máquinas agrícolas, de solo e de plantas.

A coleta e análise de cada um deles depende das tecnologias utilizadas nesse processo e do objetivo do produtor. 

Em geral, ele analisa as informações coletadas para produzir orientações e estimativas mais precisas sobre diversos aspectos da produção agrícola, como rendimento da lavoura, fertilidade do solo e uso de insumos. 

Por exemplo, o produtor pode utilizar as informações coletadas por drones e sensores para potencializar o monitoramento de pragas e doenças realizado na fazenda. O produtor ainda pode utilizar os dados obtidos a partir de sensoriamento remoto e análise do solo para gerar mapas de fertilidade.

Por que os dados agrícolas são importantes para produtores?

Uso do drone na lavoura do milho (2)-1

Essas informações permitem que os produtores consigam enxergar detalhes que seriam imperceptíveis de outra maneira, mas que fazem a diferença na gestão de toda a cadeia produtiva. 

Confira a seguir as principais vantagens proporcionadas pelo uso desses dados em campo.

Melhoria da eficiência operacional

Ao coletar e analisar informações da lavoura, o agricultor consegue otimizar o monitoramento do uso de recursos, como água, fertilizantes e defensivos agrícolas. 

Além disso, ele pode acompanhar de perto o desempenho do maquinário agrícola e automatizar processos, como a irrigação e a aplicação de fertilizantes em taxa variável.

Tudo isso permite a identificação de pontos de melhoria e o ajuste das operações agrícolas em tempo real, aumentando a eficiência operacional da fazenda.

Redução de custos e aumento da rentabilidade

A melhoria da eficiência operacional reduz os custos associados à gestão da fazenda. Isso porque as informações coletadas ajudam a identificar onde pode haver excessos ou subutilização de insumos

Por exemplo, elas podem indicar que os fertilizantes estão sendo aplicados em quantidade maior do que a necessária, gerando desperdícios. Isso orienta o produtor a reduzir essa aplicação e utilizar os insumos na dosagem e no momento corretos, aumentando a eficiência das aplicações.

E quando os insumos são usados inteligentemente, o produtor reduz seus gastos e ainda aumenta sua produtividade. Afinal, as plantas passam a receber os insumos que realmente precisam para se desenvolverem de forma saudável.

Essa melhoria na performance se reflete diretamente no aumento da rentabilidade da lavoura, já que a produção é potencializada sem a necessidade de aumentar os recursos utilizados.

Tomada de decisão baseada em evidências

Em vez de confiar na intuição ou em práticas tradicionais, que muitas vezes não consideram as condições reais da lavoura, o produtor passa a orientar suas decisões por dados concretos. 

Por exemplo, ele pode utilizar o conhecimento obtido a partir da análise do solo e das condições climáticas para escolher quais variedades são mais adequadas para o cultivo na fazenda. 

Isso também contribui para a construção de um planejamento agrícola mais eficiente. Como resultado, é possível reduzir os riscos associados à atividade agrícola e aumentar a previsibilidade das operações.

Principais fontes de dados agrícolas

Motorista pilotando trator-1

As tecnologias agrícolas são as principais fontes de dados de campo para o produtor rural, mas não são as únicas formas de obter informações sobre a fazenda. Confira abaixo quais as principais fontes para obter esse tipo de dado.

Sensores e IoT 

Os sensores são uma das principais fontes de conhecimento sobre o que acontece no campo. Eles conseguem coletar insights em tempo real sobre diferentes parâmetros, como umidade do solo, velocidade do maquinário, entre outros.

Esses sensores ainda podem ser conectados por meio da Internet das Coisas (IoT) para potencializar o monitoramento das culturas. 

Assim, as informações podem ser enviadas para plataforma de processamento, que orienta a realização de ajustes nos maquinários e nas estratégias de manejo adotadas na plantação.

Plataformas digitais e softwares especializados em agricultura

Produtor compara o desenvolvimento da lavoura com os dados de plantio

Plataformas digitais e softwares desenvolvidos especialmente para o setor agrícola também fornecem dados relevantes ao produtor. Essas soluções conseguem integrar e analisar um grande volume de informações obtidas por outras fontes, como sensores, drones e imagens de satélite

Assim, elas conseguem gerar mapas agrícolas, relatórios de desempenho, previsão do tempo, entre outros materiais detalhados para guiar as estratégias e as operações da fazenda. 

Softwares como o Climate FieldView™, plataforma digital da Bayer, usam algoritmos avançados e inteligência artificial para identificar padrões, prever o rendimento das culturas e sugerir melhorias no manejo agrícola. 

Além disso, eles permitem o gerenciamento centralizado de insumos, facilitando a gestão de recursos e aumentando a sustentabilidade da fazenda.

Instituições governamentais e pesquisa acadêmica

Instituições governamentais, centros de pesquisa e universidades também são importantes fontes de conhecimento para o produtor. A Embrapa, por exemplo, conduz diversas pesquisas que geram conhecimento sobre práticas agrícolas e novas variedades de cultivos. 

Esses estudos complementam os dados obtidos pelo produtor ainda podem gerar novos protocolos de manejo que ajudam a lidar com os desafios enfrentados pelo produtor em campo.

Já instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reúnem e analisam um grande volume de informações complexas. 

Com base nessas análises, eles publicam relatórios, guias e estudos de mercado que ajudam o produtor a fazer um planejamento estratégico da safra e melhorar a gestão da propriedade rural.

Como analisar e interpretar os dados agrícolas? 

Mapa de Umidade - colheita soja-1

O processo de análise e interpretação de informações sobre a lavoura é realizado por plataformas digitais e softwares especializados. Essas soluções utilizam ciência de dados e inteligência artificial para centralizar, integrar e processar insights coletados por outras fontes. 

Isso permite que elas consigam identificar padrões, correlacionar variáveis e prever tendências. As informações processadas são apresentadas na forma de mapas, relatórios e gráficos, facilitando sua visualização e interpretação. 

Para realizar esse tipo de análise, o produtor pode investir em diferentes soluções, desde sistemas de informação geográfica (SIG), como o QGIS e o ArcGIS, até plataformas digitais, como o Climate FieldView™

O FieldView™ é um dos softwares mais utilizados no campo, porque oferece recursos avançados e eficientes para ajudar o agricultor a monitorar e gerenciar todas as etapas da produção. 

O produtor pode utilizar o FieldView™ Drive para coletar e armazenar dados de forma simples e rápida, por exemplo. Ele ainda pode aproveitar a função Diagnóstico FieldView™ para monitorar a lavoura em tempo real e gerar mapas detalhados. 

Com esses e outros recursos, fica mais fácil modernizar a gestão da fazenda e maximizar os resultados da lavoura.  

Transforme a gestão da sua fazenda com o Climate FieldView™!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Prometemos não utilizar suas informações para enviar qualquer tipo de SPAM.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas