Curso de plantio inteligente: como aplicar o digital na lavoura

Por Equipe FieldView™ em 01/03/2024 11:07:32

O curso de “Plantio Inteligente” oferece ao produtor todo o conhecimento necessário para capacitá-lo a adotar as práticas do plantio inteligente na fazenda e elevar sua produção agrícola

Máquina fazendo o plantio Plantio de Trigo sobre Mix de Cobertura - Sementes Aurora_RS. Créditos fotografia Eduardo Debortoli

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Não importa qual a cultura a ser cultivada. Toda lavoura de alta produtividade deve começar por um plantio bem-feito. E o plantio inteligente é considerado a estratégia mais moderna e eficiente para alcançar esse resultado e ainda maximizar a produtividade da safra.

Isso é possível porque o plantio inteligente combina técnicas modernas com tecnologias na agricultura, incluindo ferramentas ligadas a Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). 

Essa combinação permite que o produtor tome decisões mais assertivas sobre o plantio. Dessa forma, ele melhora a produtividade, reduz o consumo de insumos e ainda torna a lavoura mais sustentável.

Mas para obter esses resultados, o agricultor precisa aprender como aplicar as técnicas e tecnologias do plantio inteligente na fazenda. 

A forma mais fácil de obter esse conhecimento prático é através do curso dePlantio Inteligente, que conta com um conteúdo de alto nível e a expertise da Bayer para ensinar o produtor a elevar seu plantio a outro patamar.

Boa leitura!

+ + + 

O plantio é uma etapa crítica do processo produtivo. Um plantio de qualidade não só garante o estabelecimento da lavoura, mas também aumenta as chances dela atingir uma alta produtividade. Por outro lado, problemas no plantio podem comprometer o potencial produtivo da cultura. 

Para evitar esse problema e assegurar que o processo de cultivo seja bem executado, basicamente o produtor precisa adotar boas práticas agrícolas e aplicar tecnologias que possam ajudá-lo a otimizar o resultado da operação.

Mas se o objetivo é garantir a máxima eficiência no processo de cultivo e melhorar os resultados da safra, o produtor precisa ir além do básico

Ele precisa adotar as práticas do chamado plantio inteligente, estratégia que visa otimizar o plantio enquanto aumenta a produção e torna o processo de cultivo mais sustentável.

Neste artigo, explicaremos o que é plantio inteligente e como o curso de “Plantio na Era Digital” pode ajudar o produtor a adotar essa estratégia na fazenda.

O que é o plantio inteligente?

Plantio de soja direto no soloPlantio Direto de soja

O plantio inteligente é uma estratégia de cultivo ligada a agricultura inteligente, considerada a fase mais avançada e moderna do agronegócio. 

Ela se baseia no uso de tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial (IA), Big Data e recursos que permitem a aplicação da Internet das Coisas (IoT) na agricultura. 

O uso dessas ferramentas associadas as tecnologias da agricultura de precisão permitem a automação agrícola e aumentam a capacidade de monitoramento, análise e controle do processo produtivo. 

A combinação desses recursos possibilita a coleta e análise de um grande volume de dados da lavoura. Com o apoio de um software de gestão agrícola, esses dados podem ser integrados e transformados em mapas agronômicos, relatórios, entre outros recursos importantes. 

Esses recursos orientam o produtor a tomar decisões mais seguras, precisas e analíticas, otimizando o planejamento e o plantio da lavoura. 

Nesse cenário, fica mais fácil aumentar a produtividade, otimizar o uso de recursos naturais e até reduzir a pegada de carbono, tornando a cadeia produtiva mais sustentável.

Por conta dessas características, instituições como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e o Banco Mundial, defendem que o plantio inteligente e demais práticas associadas a smart farming, são os pilares do agronegócio do futuro.

No entanto, o produtor não precisa esperar o futuro para começar a aproveitar as vantagens de investir no plantio inteligente. 

Se o objetivo do agricultor é maximizar sua produção, melhorar a qualidade da safra, aumentar sua renda e acessar novos mercados nos próximos anos, precisa começar a melhorar seu sistema de plantio agora! 

E o primeiro passo para fazer isso é entender como usar as tecnologias para adotar o cultivo inteligente na fazenda.

O que é o curso de plantio inteligente do Climate FieldView?

O curso de "Plantio da Era Digital” é uma iniciativa do Climate FieldView que visa justamente ajudar o produtor a implementar as práticas do plantio inteligente na sua fazenda. 

O objetivo é auxiliá-lo a entender que a adoção do plantio inteligente e de outras práticas ligadas a smart farming não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Ao contrário, permitirá que ele faça uma operação com base em dados e tenha uma lavoura mais tecnificada, possibilitando resultados ainda melhores. 

Para atingir esse objetivo, este curso oferece uma imersão completa nas técnicas mais recentes de plantio e nas melhores ferramentas digitais do mercado para coletar e analisar dados agronômicos.  

Na prática, ele oferece toda a instrução necessária para a auxiliar o agricultor a fazer um plantio eficiente e garantir uma lavoura mais produtiva.

Ao concluir este curso, o produtor estará atualizado sobre como adotar práticas mais assertivas de plantio e como tornar o processo produtivo mais eficiente com o apoio de tecnologias específicas e dados precisos. 

Assim, ele terá todo o conhecimento necessário para fazer as melhorias necessárias na fazenda e transformar a produtividade da safra

Como será o curso de plantio inteligente da Universidade FieldView?

O curso “Plantio Inteligente” terá dois módulos: um 100% online — que pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet — e outro híbrido, com aulas online e presenciais, em Rio Verde, GO.

Isso é possível porque o curso é oferecido na Universidade FieldView™, plataforma educativa que oferece diversos cursos ligados a agricultura digital. 

Para comprovar isso, basta conferir a ementa deste curso online. Organizado em oito módulos, ele aborda desde a exploração da Agricultura de Precisão até a aplicação das ferramentas da Agricultura Digital

Confira abaixo os principais tópicos abordados nesses módulos:

  • Introdução a Agricultura de Precisão;
  • Explicação sobre semeadura em taxa variável, estratégia que permite a aplicação de insumos agrícolas em diferentes dosagens conforme as necessidades de cada ponto da lavoura;
  • Relação entre eficiência e rendimento da lavoura;
  • Conceito e aplicação prática da Pirâmide da Produtividade;
  • Componentes e tecnologias da plantadeira;
  • Técnicas que garantem um plantio direto de qualidade e melhoram a plantabilidade;
  • Inovações e aplicação de tecnologias da Agricultura Digital.

Cada um desses módulos foi projetado para capacitar o agricultor a adotar práticas de manejo mais eficientes e assertivas. Dessa forma, ele conseguirá otimizar seu processo produtivo e maximizar o rendimento da safra.

Onde será realizada a parte presencial do curso?

O treinamento presencial do curso Plantio Inteligente será realizado em Rio Verde, Goiás. Antes do evento, a equipe da Prisma entrará em contato com os participantes para fornecer detalhes sobre a localização e demais informações pertinentes. 

Todos os custos relacionados ao deslocamento e à hospedagem são de responsabilidade do aluno. 

É necessário que todos os participantes do treinamento presencial tenham previamente completado o curso no formato online. Isso garante que todos estejam alinhados com o conteúdo e obtenham o máximo proveito da segunda parte do treinamento

Quanto tempo dura o acesso ao curso?

  • Curso online: o acesso ao curso em formato online é concedido por tempo indeterminado.  
  • Curso presencial e online: para o formato completo do curso, a versão online permanece acessível por tempo indeterminado, enquanto o treinamento presencial tem uma duração fixa de 8 horas, ocorrendo na data especificada durante a compra na plataforma Orbia. 

Por que investir nessa formação?

Adotar o plantio inteligente é mais do que uma estratégia que ajuda o produtor a se preparar para o futuro do agronegócio. 

Ela permite que o agricultor a vencer os desafios comuns na fase de semeadura, consolidando a base para uma lavoura mais produtiva e um processo de produção mais eficiente.

Conforme explicado, o primeiro passo para aproveitar esses benefícios e transformar a rentabilidade da sua fazenda é aprender as técnicas e tecnologias relacionadas a esse tipo de plantio. 

O problema é que buscar e selecionar conteúdos realmente úteis, confiáveis e relevantes sobre o assunto ainda é um desafio. Além disso, não basta acessar esses conteúdos. 

É importante entender qual a sequência lógica por trás do plantio inteligente, entender cada uma de suas etapas e obter orientações confiáveis para colocar esse conhecimento em prática.

Fazer tudo isso é muito mais fácil por meio de cursos como oPlantio Inteligente”. Nesse curso, o produtor encontra um conteúdo de alto nível, apoiado na expertise da Bayer, e organizado em uma sequência lógica que facilita o aprendizado. 

Tudo isso é oferecido com uma linguagem simples e fácil de entender, cujo conteúdo até pode ser compartilhado até com outros profissionais da fazenda. 

Dessa forma, toda a equipe é capacitada com conhecimentos práticos sobre como usar soluções digitais no plantio e definir as melhores estratégias para elevar a produção a novos patamares.

Precisa de ajuda para transformar o plantio na sua fazenda e obter resultados melhores? Inscreva-se no curso de Plantio Inteligente!

Imagem do curso de plantio inteligente

 

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas