Agricultura inteligente: como funciona e quais os benefícios

Por Equipe FieldView™ em 30/09/2022 17:13:02

A agricultura inteligente é um sistema ligado a Agricultura 5.0, sendo considerada uma das grandes apostas para o crescimento do setor agrícola nos próximos anos.

agricultura-inteligente (9)Produtor acessa dados pelo tablet para programar a irrigação da lavoura.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A agricultura inteligente integra a chamada Agricultura 5.0 e se diferencia por utilizar tecnologias como Internet das Coisas (IoT) para integrar diferentes processos da produção agrícola. 

Essa integração garante vários benefícios ao produtor, como a melhora da qualidade dos produtos agrícolas, redução de custos e tomadas de decisão mais eficientes.

Diante disso, a agricultura inteligente é considerada uma grande aposta para elevar a produção, aumentar a rentabilidade do produtor e, ao mesmo tempo, preservar os recursos ambientais.

Para implementar esse sistema da fazenda, o agricultor precisa entender as necessidades da sua lavoura, investir nos equipamentos certos e, se possível, contar com ajuda especializada para adaptar todo processo produtivo ao uso de recursos tecnológicos.

Além dessa integração, o produtor também precisa acompanhar as tendências do setor. O Blockchain, as máquinas automatizadas e a tecnologias 5G são alguns dos recursos que prometem revolucionar o setor agrícola nas próximas décadas.

Boa leitura!

+++

O avanço da tecnologia também tem proporcionado grandes mudanças no setor agrícola. Uma dessas mudanças mais recentes é a criação da chamada agricultura inteligente. 

O conceito está ligado a tecnologia da IoT, que ganhou popularidade graças a objetos como smartwatch, assistentes virtuais e até lâmpadas inteligentes. 

O que muitos produtores não sabem é que o uso de inteligência artificial e IoT não se restringem apenas a atividades do dia a dia, mas também podem oferecer diversos benefícios ao agricultor.

Por isso, neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber para tornar sua produção mais eficiente com o auxílio da agricultura inteligente.

agricultura-inteligente (6)Mapeamento da lavoura.

O que é agricultura inteligente?

A agricultura inteligente consiste na utilização de dados e tecnologias que visam maior eficiência agrícola, sendo assim, um dos sistemas de cultivos mais avançados para aumentar a produção e gerenciar a lavoura.

Ela integra a chamada Agricultura 5.0 e se diferencia por utilizar diversas tecnologias, especialmente inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), para integrar diferentes processos da produção agrícola

Na prática, esses recursos tecnológicos são utilizados por meio do maquinário agrícola, sensores, drones, entre outras soluções que permitem a coleta e o monitoramento de diversos dados. 

Eles podem ser utilizados para analisar o solo, desenvolvimento do plantio, clima, entre outros dados operacionais, meteorológicos, sanitários e nutricionais da lavoura.

Com esses dados, o agricultor obtém orientações mais precisas e seguras para orientar suas decisões, melhorar as condições da lavoura e maximizar seus resultados e lucros.

Por que a agricultura inteligente é importante para a sua fazenda?

Um dos motivos que explicam a importância da agricultura inteligente é a sua capacidade de otimizar a produção e reduzir perdas a partir de análises completas e precisas da lavoura. 

Isso é possível graças à tecnologia empregada na coleta de dados precisos e confiáveis, que pode ser feito em tempo real e monitorado à distância. 

Com base nessas informações, o produtor tem mais segurança para adotar estratégias para garantir o desenvolvimento da plantação, como o uso pontual de defensivos agrícolas. 

Ao mesmo tempo, a tecnologia auxilia na redução dos custos operacionais, no aumento da produção agrícola, no crescimento da competitividade, na otimização do uso da terra e na diminuição dos impactos ambientais do setor.

Todos esses fatores também contribuem para que a agricultura inteligente seja utilizada como uma aliada para enfrentar o desafio de aumentar a produção mundial de alimentos.  

Afinal, como a estimativa é que a população global atinja 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o setor agrícola será cada vez mais pressionado para melhorar seu desempenho

Além disso, o uso de tecnologia também será essencial para aumentar a produção sem elevar a pressão das atividades agrícolas nas mudanças climáticas e problemas ambientais.

agricultura-inteligente (7)Milho na agricultura digital.

Quais são os benefícios da agricultura inteligente?

Além de otimizar a produção e reduzir as perdas, a agricultura inteligente também proporciona outros benefícios ao agricultor. 

Conheça alguns deles abaixo:

Aumento da capacidade de coleta de dados

Graças a tecnologias como a IoT, a agricultura digital consegue aumentar a capacidade de coleta de dados do produtor. 

Afinal, o uso de diferentes sensores permite o acompanhamento em tempo real de diversos aspectos da cadeia de produção agrícola. 

Além disso, o produtor ainda é notificado sobre mudanças e alterações que podem afetar a produtividade da safra.

Melhora da qualidade dos produtos agrícolas

A agricultura baseada em tecnologia também permite o mapeamento mais preciso de todo o ciclo da cultura. 

Por isso, o produtor tem acesso a dados importantes para fazer a manutenção adequada da saúde da lavoura e implementar estratégias para corrigir falhas. 

Como consequência, não só a produção da fazenda aumenta, mas a qualidade dos produtos agrícolas também cresce. Isso favorece a negociação da safra e ainda permite o aumento do lucro do agricultor.

Gerenciamento de Custos e Recursos

Os sensores inteligentes têm como principal função evitar o uso exagerado de recursos, já que isso aumenta os custos de produção. 

Por isso, usando os recursos da agricultura inteligente, o agricultor consegue aumentar a produtividade da fazenda, focando na quantidade certa de recursos a serem usados.

Otimização da gestão financeira da fazenda

As tecnologias de agricultura inteligente permitem o uso de equipamentos apenas pelo tempo necessário e o uso de insumos na dosagem correta. 

Isso permite que o produtor evite desperdícios de recursos e reduza os gastos operacionais, aumentando a economia e melhorando a gestão financeira da lavoura.

Outros benefícios

Além das vantagens acima, o uso de tecnologias também permite que o agricultor tenha acesso a outros benefícios, tais como:

  • Tomadas de decisão mais rápidas e assertivas;
  • Melhora do planejamento agrícola;
  • Redução de perdas;
  • Acesso a mapas de agricultura mais complexos;
  • Mapeamento e monitoramento eficiente do desenvolvimento da cultura;
  • Aumento da capacidade de armazenamento de dados;
  • Monitoramento de mapas agrícolas

agricultura-inteligente (16)Sojicultor usa tablet para acompanhar lavoura de soja.

Como implementar a agricultura inteligente na lavoura?

A implementação de recursos tecnológicos na lavoura exige que o produtor siga pelo menos as dicas abaixo.

Avalie as necessidades da fazenda

A tecnologia pode ser utilizada para melhorar diferentes aspectos da produção. Porém, antes de começar a investir na aquisição desses recursos, o agricultor precisa entender quais as necessidades da fazenda e definir metas para obter melhorias. 

A princípio, o maior gargalo da produção pode ser a colheita, por exemplo. Nesse caso, instalar sensores nas colheitadeiras é um passo importante para monitorar e corrigir falhas no processo. 

O mesmo raciocínio pode ser aplicado na aplicação de defensivos agrícolas. O objetivo do produtor pode ser reduzir o uso de defensivos, por exemplo, que estão impactando o orçamento da fazenda. 

Nesse caso, sua prioridade deve ser investir em drones, plataformas de agricultura digital, mapas agrícolas, entre outros recursos para tornar a aplicação de insumos mais precisa.

Invista nas tecnologias certas

Após avaliar quais são as áreas de prioridade, o próximo passo é definir em quais tecnologias investir para melhorar cada etapa da produção. Para isso, o produtor pode investir em recursos como:

  • Drones agrícolas;
  • Sensoriamento remoto;
  • Sistema ISOBUS, que permite a comunicação eficiente entre as máquinas e implementos; 
  • Estufas inteligentes;
  • Telemetria.

Busque ajuda especializada

Contar com o auxílio de uma consultoria especializada na implementação de um sistema de agricultura inteligente agiliza esse processo de implantação. 

Além disso, esse tipo de ajuda técnica também ajuda o produtor a evitar desperdícios na aquisição de tecnologias inadequadas para a fazenda e ainda facilita o planejamento eficiente de todo o processo.

Por isso, apesar de exigir um investimento, às vezes contratar uma consultoria pode ser mais barato e mais fácil.

agricultura-inteligente (1)Com FieldView, é possível acompanhar a velocidade da plantadeira durante a operação de plantio do milho.

3 tendências da agricultura inteligente para acompanhar de perto

Apesar de ainda ser uma novidade, alguns recursos da agricultura inteligente já são considerados tendências que devem impactar o setor agrícola nos próximos anos.

Conheça três dessas tendências abaixo:

1. Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia que nasceu em 2008 como consequência da criação dos bitcoins, que são as famosas criptomoedas ou moedas virtuais. 

Em termos simples, essa tecnologia se diferencia por permitir a formação de uma rede de blocos digitais, conectados entre si, e que sempre carregam um conteúdo. 

Além disso, cada elo dessa rede carrega informações do elo anterior, favorecendo a rastreabilidade do conteúdo.

Originalmente, essa tecnologia foi utilizada apenas para facilitar operações financeiras em ambientes virtuais. 

Porém, como essa rede de informações facilita o trabalho com dados conjuntos e compartilhados, a blockchain começou a ser utilizada em outros setores, inclusive na agricultura.

No setor agrícola, a blockchain virou um livro-razão contábil que reúne várias informações importantes da cadeia produtiva, facilitando a rastreabilidade dos produtos agrícolas. 

Para isso, os profissionais envolvidos em diferentes etapas produtivas precisam compartilhar certas informações num software de rastreamento integrado, que reúne todas as informações da cadeia de produção. 

Ao final do processo, uma etiqueta QR code é vinculada a embalagem dos alimentos, permitindo que distribuidores, varejistas e consumidores acompanhem o trajeto dos alimentos de forma 100% automatizada e em tempo real.

Dessa forma, o produtor se adapta às exigências do mercado, principalmente às demandas de países desenvolvidos, que estão cada vez mais interessados em conhecer a origem dos alimentos que consomem. 

2. Maquinário automatizado

Máquinas automatizadas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores, são a nova aposta das grandes fabricantes de maquinário agrícola. Esse tipo de máquina se diferencia porque pode ser controlada de forma remota por meio de um simples tablet

Além disso, as máquinas autônomas são operadas de forma mais precisa, com o auxílio de tecnologias como sensores, GPS e inteligência artificial.

A produção desse tipo de máquina atende uma demanda do setor agrícola, que já está sofrendo com a escassez de mão de obra e com a necessidade de realizar operações de grande escala.

Apesar da autonomia, num primeiro momento os operadores de máquina continuarão sendo essenciais dentro da cabine das máquinas. 

Porém, ao invés de operador, ele deve assumir uma função mais próxima de um gestor de equipamentos agrícolas, responsável por acompanhar toda a operação. 

Somente após alguns anos, talvez daqui a uma década, o avanço da tecnologia vai permitir que os operadores saiam das cabines e as máquinas trabalhem totalmente sozinhas, apenas seguindo os comandos remotos.

agricultura-inteligente (3)Drones usados na agricultura moderna.

3. Tecnologia 5G

Outra grande tendência da agricultura inteligente é o uso de recursos integrados com a tecnologia 5G. 

Ela é considerada um verdadeiro salto de desenvolvimento em relação à rede 4G, já permite uma cobertura de sinal mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados e um número muito maior de conexões simultâneas.

Como consequência dessa conectividade avançada e respostas mais rápidas, o 5G será responsável por proporcionar uma revolução no campo brasileiro. Afinal, atualmente apenas 23% da área rural do país tem cobertura de sinal de internet móvel. 

Com a tecnologia 5G, essa cobertura pode ser bem maior, contribuindo para a digitalização das fazendas e, consequentemente, para a melhora dos resultados da lavoura. 

A estimativa é que o país aumente a produção agrícola em até R$ 100 bilhões usando recursos integrados com a rede 5G.

A tecnologia aumenta a precisão e eficiência do processo produtivo, melhorando a qualidade de vida dos produtores. Além disso, ela contribui para uma produção mais sustentável e socialmente correta.

Por isso, o 5G tem sido considerado uma das grandes apostas para favorecer a produção de alimentos no Brasil e tornar o país um dos maiores exportadores de produtos agrícolas nas próximas décadas. 

Seja qual for a tendência ou recurso tecnológico que o produtor utilize no campo, é importante que ele conte com o apoio de uma plataforma para facilitar a integração, armazenamento e análise dos dados agrícolas.

Para isso, ele pode contar com o Climate FieldView™, plataforma digital da Bayer, que aumenta o poder de análise do produtor. 

Afinal, ele passa a ter acesso a mapas, diagnósticos, dados precisos, entre outros recursos que aumentam sua capacidade de monitorar cada talhão da lavoura.

Quer saber como isso é possível? Veja tudo que a plataforma Climate FieldView™ pode fazer pela sua fazenda!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas