Considerado uma tendência do mundo corporativo, o business intelligence começa a ser implementado no agronegócio para torná-lo mais eficiente e produtivo.
Internet das coisas na lavoura.
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Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o processo de análise de dados e tomar decisões mais assertivas.
Isso é possível porque soluções de BI garantem o acesso a informações realistas e precisas, que orientam a criação de um planejamento estratégico, a otimização de processos, entre outros objetivos. E isso não muda quando se trata de business intelligence no agronegócio.
Nesse caso, produtores rurais e empresários da agroindústria podem usar as ferramentas de BI para melhorar a gestão do negócio, reduzir custos, aumentar a produtividade, analisar tendências, entre outras ações.
Para isso, os agricultores podem investir em recursos da Agricultura de Precisão e Agricultura Digital, considerados essenciais para coletar e analisar dados da fazenda em tempo real. Assim, o produtor pode tomar decisões mais assertivas, focadas no crescimento da lavoura.
Boa leitura!
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O agronegócio se tornou um dos pilares da economia brasileira graças ao constante investimento em tecnologia e no aprimoramento da gestão do campo, fatores decisivos para o sucesso do setor.
Além de políticas de incentivo, esse cenário também reflete o desenvolvimento de uma visão mais ampla e corporativa do agronegócio.
Isso levou empreendedores e agricultores a buscarem estratégias do mundo corporativo para melhorar os resultados do seu negócio. Uma dessas estratégias é o chamado Business Intelligence (BI).
Considerada uma tendência forte no mundo corporativo, as soluções de BI já começaram a integrar o setor de agronegócio para ajudar o agricultor a crescer de forma estratégica, melhorar resultados e obter outros benefícios.
Acompanhe a leitura e entenda como isso é possível!
Agricultura digital em milho.
O que é business intelligence?
O termo Business Intelligence pode ser traduzido como inteligência de negócios ou inteligência corporativa.
Seu conceito pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas por empresas que desejam melhorar o processo de análise de dados e tomar decisões mais certeiras.
É por essa razão que o conceito passou a ser chamado de “inteligência de negócios”.
Afinal, ao coletar, organizar e analisar informações precisas sobre o negócio, o empresário tem um suporte mais robusto e eficiente para melhorar o desempenho corporativo.
Para implementar esse conceito, é necessário modificar estruturas, investir em tecnologias e adotar ferramentas que permitam a otimização das decisões.
Embora esse processo seja inicialmente desafiador, o business intelligence é considerado uma prática eficiente para ser aplicado em negócios de diferentes portes e nichos de atuação, inclusive no agronegócio.
A agricultura moderna e o crescimento da demanda global por alimentos e produtos primários exige que o produtor aumente sua produção de maneira sustentável e inteligente.
Nesse cenário, investir em soluções de business intelligence no agronegócio contribui para que a cadeia de produção de alimentos se torne mais ágil, econômica e eficaz.
Como resultado desse esforço, a empresa obtém várias vantagens, como o aumento do ROI (Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento).
De acordo com a plataforma de análise Tableau, negócios que investem em soluções de BI podem ter até 127% de ROI em cerca de três anos.
Quais os principais objetivos do business intelligence?
Quem implementa as soluções de BI no seu negócio pode alcançar pelo menos oito objetivos diferentes. São eles:
- Permitir uma leitura analítica do mercado e dos processos produtivos;
- Facilitar o acesso a uma base de dados robusta e precisa;
- Orientar a criação do planejamento estratégico do negócio;
- Garantir que as tomadas de decisões sejam mais assertivas;
- Otimizar o fluxo de trabalho;
- Melhorar a gestão de projetos e da empresa como um todo;
- Oferecer ferramentas que permitam o crescimento estrutural e financeiro do negócio;
- Aumentar a competitividade da empresa no mercado.
7 motivos para usar o business intelligence no agronegócio
Além de garantir o acesso a todos os benefícios associados ao business intelligence, empresas que atuam no setor de agronegócio também tem pelo menos outros 7 motivos para investir em soluções de BI.
Conheça cada um deles abaixo!
1. Contribui para a gestão de dados e recursos do agro
Empresas que atuam no setor do agronegócio têm passado por uma revolução em função do uso de tecnologias e técnicas avançadas.
O investimento nesses recursos é resultado da necessidade da expansão da produção e das demandas crescentes do mercado.
Para atender esse cenário, as empresas do setor precisam se tornar empreendimentos dinâmicos e eficientes, acompanhando as mudanças globais.
Porém, para concretizar essa transformação, não basta investir em recursos que facilitam as operações no campo ou na indústria. É preciso gerenciar esse processo de forma eficiente.
Graças ao acesso a informações precisas e consistentes sobre diversos processos da empresa agro, as soluções de BI permitem o acesso a uma visão global do negócio.
Isso significa que o empresário consegue acessar, integrar e centralizar informações relacionadas a logística, produção, finanças e logística.
Como resultado, as tecnologias associadas ao BI ajudam a reduzir a burocracia administrativa, organizar dados de diferentes áreas da empresa ou fazenda, gerenciar recursos humanos e financeiros e otimizar a gestão de toda a empresa.
Leia também: Gestão rural: 3 pilares fundamentais para o sucesso na lavoura
Drones usados na agricultura moderna.
2. Aumenta a produtividade
As ferramentas de Business Intelligence podem ser associadas a agricultura de precisão para ajudar o produtor rural a aumentar a produtividade da fazenda.
Isso é possível porque as soluções de BI garantem a máxima eficiência no uso de insumos, maquinários e processos.
Além disso, essas soluções também podem ser aplicadas para facilitar o planejamento e controle de toda a produção, garantindo que processos e resultados sejam submetidos a aperfeiçoamentos e melhorias contínuas.
As soluções de BI aplicadas ao agronegócio ainda permitem que o agricultor consolide informações de séries históricas, identificando erros e ações bem sucedidas. Assim, ele tem acesso a um material rico e consistente para orientá-lo nas próximas safras.
3. Reduz custos operacionais
Problemas relacionados à gestão operacional e financeira são alguns dos grandes desafios de propriedades rurais e empresas ligadas ao agronegócio.
Afinal, sem uma gestão eficiente, é impossível prever a quantidade certa de insumos e sementes que serão utilizados na lavoura, por exemplo.
Diante da importância desses fatores para o sucesso do setor agrícola, quem investe em business intelligence também pode usar seus indicadores para monitorar processos, desempenho e resultados, financeiros e operacionais.
Dessa forma, é possível fazer ajustes que aumentam a agilidade dos processos e a redução de custos, como a aquisição de fertilizantes e pesticidas. Como resultado dessa economia, o empresário otimiza seu negócio e aumenta seu percentual de lucro.
4. Oferece suporte para tomadas de decisão mais assertivas
Decisões assertivas e precisas exigem um amplo conhecimento sobre um problema ou situação. Para isso, é fundamental transformar dados realistas em informações concretas para orientar a tomada de decisão.
Esse processo pode ser feito de forma mais eficaz com o auxílio das soluções de BI no agronegócio, que fornece diferentes materiais, como relatórios, indicadores e análises para embasar a escolha correta.
Assim, essas soluções oferecem todo o suporte necessário para ajudar o produtor e empresário do setor a adotarem posições mais seguras e reduzir erros e decisões precipitadas.
5. Permite o monitoramento de resultados
As ferramentas de business intelligence no agronegócio permitem a avaliação de dados históricos e o monitoramento do trabalho de cada setor do negócio ou propriedade rural.
Em função disso, o produtor consegue usar indicadores específicos para coletar e avaliar resultados imediatos e ainda fazer previsões para o futuro.
Assim, o gestor pode usar esses resultados para orientar os próximos passos do negócio, corrigir falhas e adotar melhorias.
Isso pode ser útil para controlar pragas de forma mais eficiente e otimizar o uso de fertilizantes, por exemplo.
6. Facilita a análise de tendências
A implantação do BI no agronegócio permite que o produtor tenha acesso a dados importantes não só sobre sua fazenda, mas também sobre fatores que afetam todo o setor.
Em função disso, as soluções de BI também podem ser utilizadas para prever as tendências de mercado. Assim, o agricultor ou empresário do agronegócio pode ajustar seus planejamentos e se adaptar a essas oscilações.
7. Aumenta a competitividade
O mercado do agronegócio está cada vez mais competitivo. Isso exige que os empresários do setor apresentem diferenciais estratégicos para tomar decisões precisas e se destacar frente à concorrência.
Agilizar entregas, garantir um transporte eficiente, comprar materiais com bom custo-benefício e gerenciar cadeias produtivas de forma eficiente são apenas alguns exemplos desses diferenciais.
Para garantir todos esses benefícios, implementar soluções de BI pode ser exatamente o que falta para viabilizar esses processos, reduzir custos, melhorar a gestão, otimizar recursos e tornar a empresa ou propriedade rural mais eficiente.
Como resultado, o empresário aumenta sua competitividade e relevância no mercado.
Além disso, o BI no agronegócio traz benefícios proporcionados por suas soluções, tais como:
- Acesso a dados confiáveis em tempo real;
- Facilita a identificação de tendências e oportunidades;
- Melhora a gestão da fazenda e agroindústria;
- Suporte para tomadas de decisão mais seguras;
- Potencializa a eficiência das operações;
- Acesso a análises e relatórios mais precisos;
- Redução de erros e riscos associados à atividade agrícola;
- Permite o crescimento estratégico e sustentável.
Uso do drone na lavoura do milho.
Como implementar BI no agronegócio?
O primeiro passo para aplicar estratégias de BI no agronegócio é investir nos recursos técnicos e humanos certos para tornar o setor mais produtivo.
Esses recursos estão relacionados principalmente a Ciências de Dados, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial.
Na prática, isso significa que, para implementar soluções de BI nas propriedades rurais, os produtores precisam investir em recursos como:
- Sensores e drones agrícolas para coleta de dados e monitoramento de operações;
- Sensoriamento remoto, GPS e imagens de satélite para levantamento de dados e geração de mapas;
- Equipamentos e dispositivos habilitados para Internet das Coisas;
- Estações meteorológicas para monitoramento das condições climáticas da fazenda;
- Software de gestão agrícola baseado em nuvem para atualizações em tempo real;
- Plataformas de Agricultura Digital para integrar dados, gerar mapas agrícolas, obter relatórios, entre outros recursos.
Exemplos de sucesso de aplicação do BI no agronegócio
Embora nem sempre seja citado como uma estratégia de negócio, muitas fazendas e agroindústrias já utilizam soluções de BI no seu dia a dia.
É o caso da Fazenda Maringá, do Grupo Ouro Verde, localizada em Primavera do Leste (MT), utilizada para o plantio de soja.
Com o apoio de uma plataforma de agricultura digital da Bayer e do investimento em análise de solo e geração de imagens agrícolas, os gestores conseguiram gerar mapas de produtividade da fazenda, indicando as variações de produção por talhão.
Além disso, a própria plataforma utilizou a coleta e análise desses dados para prescrever fertilizantes e corretivos adequados para cada talhão.
Como resultado dessa investigação, o Grupo Ouro Verde conseguiu obter dados mais precisos para corrigir o solo e reduzir os custos operacionais.
Em função dessa assertividade, a Fazenda Maringá pode aumentar a produtividade de soja em até 14 sacas/ha em cada talhão.
Outro case de sucesso associado a soluções de BI pode ser observado no sucesso da Cooperativa Santa Clara, localizada em Carlos Barbosa (RS).
Com o objetivo de melhorar a produção de laticínios, a cooperativa começou a investir na coleta e análise de dados em 2014.
Dessa forma, a cooperativa pode começar a usar indicadores de BI para avaliar diferentes setores, como a cadeia produtiva e de transporte de alimentos, bem como a saúde financeira e comercial do empreendimento.
Motorista pilotando trator.
A tecnologia digital é a principal aliada do business intelligence no agronegócio
Como é possível perceber, um dos principais pilares do BI no agronegócio é o investimento em tecnologias digitais, como softwares de gestão e sensoriamento remoto.
Afinal, essas ferramentas são fundamentais para a coleta, organização e integração de dados agrícolas de forma precisa e eficiente.
Com o apoio da Climate FieldView, por exemplo, o produtor consegue gerar diferentes mapas agrícolas, acessar relatórios em tempo real, monitorar processos e até obter diagnósticos.
Tudo isso para garantir que o produtor tenha todas as informações necessárias para tomar decisões seguras e assertivas, tornando a gestão mais eficiente.
Conte com a Climate FieldView para digitalizar e modernizar a gestão da sua lavoura!