Colheita da cana-de-açúcar: como se planejar e 6 técnicas para aplicar

Por Equipe FieldView™ em 05/03/2024 10:00:00

O processo de colheita da cana-de-açúcar varia de acordo com o sistema de cultivo, tipo de colheita e tecnologias utilizadas, podendo ser otimizado com o apoio da agricultura digital.

Maquinário fazendo a colheita de cana Equipamento realiza a colheita da cana-de-açúcar

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A colheita da cana-de-açúcar é uma etapa determinante no sucesso da safra dessa cultura. Afinal, problemas nessa operação podem resultar em prejuízos para o canavicultor. 

Essa operação, normalmente, envolve o planejamento da colheita, o corte dos colmos maduros e o carregamento/transporte da cana para beneficiamento. 

Para evitar otimizar esse processo, o produtor precisa fazer o manejo de plantas daninhas, controlar a velocidade das colhedoras em campo e utilizar práticas que reduzam o pisoteio nas linhas de cana. 

Todos esses cuidados podem ser otimizados com o apoio de ferramentas da agricultura digital, como sensores e softwares agrícolas, garantindo uma colheita mais estratégica e eficiente.

Boa leitura!

+++

Reduzir as perdas que ocorrem durante a colheita da cana-de-açúcar é um dos principais desafios do canavicultor. Estima-se que cerca de 10% da produção seja perdida durante a operação de colheita mecanizada. 

Para evitar esse problema, o produtor precisa investir em estratégias que minimizem os principais obstáculos a uma colheita eficiente, como o pisoteio do canavial e o manejo das plantas daninhas.

Neste artigo, explicaremos como fazer uma colheita eficiente e quais as melhores práticas para garantir o sucesso dessa operação. Continue a leitura!

Como é feita a colheita de cana-de-açúcar?

O processo de colheita da cana-de-açúcar envolve várias etapas. Normalmente, ele se inicia ainda na fase de planejamento da lavoura. 

Para planejar o processo de colheita, o produtor deve avaliar vários fatores, como estimativa de pico de maturação da lavoura, sistema de cultivo adotado, entre outros dados. 

Com base nessas informações, ele poderá prever as datas, insumos e técnicas necessárias para a realização das demais etapas do processo de colheita.

Essas etapas incluem o corte dos colmos maduros e o transporte/carregamento desses produtos para a usina ou fábrica de beneficiamento da cana-de-açúcar. 

Os métodos utilizados na execução de cada uma dessas etapas podem variar de acordo com o sistema de plantio, as tecnologias utilizadas e até as práticas adotadas pelo agricultor. 

Quais são os tipos de colheitas feitas para a cana-de-açúcar?

máquina realizando a colheia de cana na plantaçãoEquipamento realiza a colheita do canavial

O canavicultor pode adotar diferentes tipos de colheita para fazer o corte do colmo maduro da cana. Conheça cada um deles a seguir:

Colheita manual

A colheita manual é o método mais tradicional utilizado nas fazendas. Nesse método, todo o processo de corte e carregamento do colmo é feito por trabalhadores braçais. 

Por exigir a contratação de mais mão de obra, ser pouco eficiente e mais demorado, a colheita manual é indicada apenas para plantações menores.

Ela também pode ser utilizada em canaviais cultivados em terrenos com relevos irregulares, característica que impede a passagem de máquinas.

Colheita semi mecanizada

A colheita semi mecanizada é uma alternativa mais eficiente para produtores que ainda adotam a colheita manual. 

Nesse sistema, o corte dos colmos ainda é realizado manualmente, enquanto o recolhimento da cana cortada é realizado por máquinas.

Colheita mecanizada

A colheita mecanizada é realizada por meio das colhedoras de cana-de-açúcar, máquinas desenvolvidas especialmente para otimizar a colheita dessa cultura.

Essas máquinas cortam os caules maduros e, em seguida, descartam as folhas, picam os topos dos caules e depositam os pedaços de cana em um veículo que acompanha a colhedora.

Por conta dessas funções e capacidade operacional, esse sistema mecanizado é o método mais rápido e eficiente para executar esse processo

Quando é a colheita de cana-de-açúcar?

A época da colheita da cana varia de acordo com a região produtora. Na Região Centro-Sul, normalmente as colheitas ocorrem entre os meses de abril e novembro. Já na Região Nordeste, entre novembro e abril.

No entanto, a data exata para o início das operações depende da análise de outros fatores. Isso porque o melhor momento para a colheita é quando a cana atinge seu máximo teor de açúcar, ou seja, quando ela se torna madura. 

E o período em que a cana atinge esse nível de maturação depende de vários fatores, incluindo o sistema de cultivo utilizado pelo produtor.

No sistema de ano-e-meio, o plantio da cana ocorre entre janeiro e março. Nesse caso, ela é colhida entre 16 e 18 meses após o seu cultivo. 

Já no sistema de ano, o plantio é realizado entre outubro e novembro, sendo que a colheita é realizada 12 meses após esse cultivo. Por fim, no sistema de inverno, como o nome indica, o plantio é realizado no inverno, entre os meses de junho e julho.

Portanto, o produtor deve considerar o sistema de cultivo de cana adotado na fazenda para estimar a melhor data para a colheita do canavial. 

6 melhores práticas para otimizar a colheita da cana-de-açúcar 

Plantação de cana-de-açúcarCana-de-açúcar

As perdas durante a colheita da cana-de-açúcar podem ser minimizadas desde que o produtor invista em práticas preventivas. Confira abaixo algumas dessas práticas

1. Invista no manejo integrado de plantas daninhas

Apenas aplicar herbicidas antes de iniciar a colheita não é a melhor forma de evitar os problemas causados pela presença das plantas daninhas no canavial. 

Em vez dessa medida isolada, o ideal é que o produtor invista no manejo integrado de plantas daninhas, uma estratégia ligada à agricultura sustentável

Essa estratégia consiste na combinação de diferentes práticas de controle, adotadas em todas as etapas de cultivo de cana-de-açúcar, do plantio à colheita.

Segundo o manual da Embrapa, essas técnicas incluem a rotação de culturas e de herbicidas com mecanismos de ação diferentes para evitar o desenvolvimento de espécies daninhas mais resistentes, entre outras.

Tudo isso ajuda a reduzir a necessidade de aplicação de defensivos, diminui os gastos do canavicultor e aumenta a eficiência do controle de plantas daninhas.

2. Ajuste a velocidade das máquinas

A velocidade de deslocamento das colhedoras é um dos fatores que mais influenciam na qualidade da cana colhida. 

A operação da máquina com a velocidade maior do que o necessário pode aumentar o índice de impurezas minerais e vegetais durante o processo, causando desgaste na colhedora e comprometendo a qualidade da matéria-prima colhida. 

Para evitar esses problemas, o ideal é que a colhedora seja operada em uma velocidade abaixo de 5 km/h.

3. Use estratégias para evitar o pisoteio do canavial

O pisoteio favorece o surgimento de falhas e a compactação das linhas da cana. Para evitar esse problema, é importante melhorar o controle do tráfego da área do canavial. 

Para isso, o produtor deve garantir um espaçamento entre linhas adequadas para a passagem da colhedora. Assim, fica mais fácil garantir que as rodas das máquinas passem sempre no mesmo lugar durante a operação, evitando as linhas de cana

4. Avalie a qualidade da cana antes da colheita

Segundo a Embrapa, o produtor precisa analisar a riqueza de açúcares da cana e o seu potencial de recuperação de açúcares para avaliar a qualidade da cana que será colhida.

Para isso, é necessário coletar amostras de diferentes pontos do canavial e enviá-las para análise em laboratório. Baseado nos resultados dessa análise, o produtor poderá comprovar a proximidade do momento da colheita e o nível de qualidade da cana.

5. Cuide do pós-colheita

Os cuidados do produtor com a cana-de-açúcar não terminam com a colheita. Na verdade, a retirada do colmo maduro inicia outro processo que influencia na qualidade da cana: o pós-colheita. 

Caso esse processo não seja feito com cuidado, a qualidade da cana colhida pode ser comprometida. 

Para evitar esse problema, o ideal é que o produtor adote medidas como:

  • Reduzir o tempo entre a colheita e o beneficiamento da cana-de-açúcar;
  • Armazenar a cana colhida em locais adequados, como galpões, e manter as condições de temperatura e umidade desses locais controladas para evitar fermentação e crescimento de pragas e microrganismos;
  • Evitar carregar uma quantidade excessiva de cana nos caminhões para evitar danos aos colmos e perdas de qualidade durante o transporte;
  • Manter embalagens e veículos limpos para o transporte, evitando contaminações e danos mecânicos.

6. Invista em tecnologia para otimizar a colheita

Caminhão vermelho transportando cana Transporte de cana-de-açúcar colhida na lavoura

Recursos como GPS agrícola e piloto automático ajudam a controlar o tráfego de máquinas e reduzir o pisoteamento. 

Já os sensores, drones, imagem de satélite e maquinário avançado, auxiliam no monitoramento da velocidade das colhedoras e podem otimizar o manejo de plantas daninhas. 

No entanto, para aproveitar o máximo desempenho desses recursos, eles devem ser utilizados em conjunto com um bom software agrícola, como o Climate FieldView™, a plataforma digital da Bayer. 

O FieldView™ integra e analisa os dados coletados por essas ferramentas, convertendo essas informações em relatórios e mapas agronômicos, como mapas de pulverização e de colheita. 

Além disso, essa integração de dados ainda permite que as operações possam ser acompanhadas em tempo real remotamente, por meio de aplicativos e plataforma web. 

Assim, caso algum problema ou falha seja identificado, é possível fazer os ajustes necessários para garantir uma colheita produtiva e preservar a qualidade da cana-de-açúcar.

Melhore sua colheita com o Climate FieldView™!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas