Aplicativo para agricultura com recomendações agronômicas para o produtor

Por Equipe FieldView™ em 08/09/2021 15:12:48

Bayer apresenta o aplicativo para agricultura Cultivio, que traz inúmeros dados, como ambientes de produção e perfil de híbridos; em sinergia com FieldView™, a ferramenta visa melhorar a tomada de decisão do agricultor

Produtor de milho na lavoura com chapéu utilizando o app para plantioProdutor de milho usa tecnologias digitais para tomar decisões no dia a dia da lavoura baseado em dados 

O aplicativo para agricultura Cultivio foi criado pelo time de Desenvolvimento de Mercado da Bayer. Este aplicativo rural, traz recomendações agronômicas que podem ser acessadas com simplicidade e praticidade de qualquer lugar. Foi criado a partir dos ensaios técnicos que a companhia realiza em todas as regiões agrícolas do país. 

Destinado inicialmente ao time interno Bayer, esta proposta de valor foi tão bem-sucedida que a ferramenta digital está sendo colocada à disposição do produtor. Para isso, ganhou em robustez, agregando outros conteúdos e funcionalidades úteis que estão sendo integrados. 

O app Cultivio oferece diferentes dados, como ambientes de produção; melhores datas de semeadura; e híbridos disponíveis. São mais de 100 mil dados gerados pela rede de ensaios Bayer. 

Atua ainda em sinergia com Climate FieldView™ - Plataforma de Agricultura Digital da companhia. Isso porque o Cultivio traz uma grande base de dados, e o FieldView™ permite a gestão dessas informações.

No dia a dia da lavoura, um dos maiores desafios é tomar decisões com rapidez e assertividade. Mas, com a evolução da agricultura 4.0, o produtor ganhou um apoio e tanto para gerir suas tarefas no campo: as ferramentas digitais.

Com o objetivo de levar a praticidade da tecnologia digital ao agricultor, o time de Desenvolvimento de Mercado da Bayer utilizou a base de dados agronômicos, gerada em diferentes ensaios de campo, para desenvolver um app de agricultura específico para recomendações agronômicas: o Cultivio.

 

+ LEIA MAIS: Afinal de contas, o que é a Agricultura Digital e Agricultura 4.0?

 

Como surgiu o aplicativo Cultivio?

Através de uma grande rede de ensaios agronômicos, que são realizados em 53 regiões agrícolas do país e que gera, anualmente, um grande volume de dados sobre, por exemplo, ambientes de produção, desempenho de defensivos e melhor período de semeadura.

Para se ter uma ideia, a Bayer tem um time dedicado para conduzir esses testes e gerar dados agronômicos e sobre produtos. 

“Falando apenas sobre híbridos de milho, temos cerca de 100 ensaios em cada região”, diz Bruno Carvalho, líder de Transferência de Conhecimento para a Cultura do Milho para a América Latina da Bayer.

A partir dessa rica base de dados, as equipes da companhia desenvolveram este aplicativo em 2018, que, de uma forma muito simples, demonstrava uma proposta técnica de valor no treinamento do time interno de vendas.

No entanto, a iniciativa não apenas foi bem-sucedida, como cresceu e ganhou em complexidade, agregando outros dados úteis que agora iremos integrar para colocar à disposição do produtor. 

A

Assim nasceu o Cultivio, um app de agricultura digital que transmite, de forma simples e dinâmica, a melhor recomendação agronômica sobre, por exemplo, híbridos/variedades ideias para plantar, os defensivos mais eficientes, e o melhor período de semeadura. 

A ferramenta pode oferecer essas recomendações para cada região do país, permitindo que sejam tomadas decisões mais assertivas na rotina do campo, de acordo com o sistema agrícola da localidade.

 

Tela inicial do Aplicativo CultivioO Cultivio é um web app que transmite recomendações agronômicas de forma simples e dinâmica

 

Web App Cultivio visa melhorar a experiência do produtor rural

O aplicativo de agricultura traz recomendações agronômicas para os agricultores de milho e soja, além das culturas atendidas pela área de Proteção de Cultivos da Bayer. 

“O Cultivio é um facilitador para a chegada das informações técnicas geradas nos ensaios que a companhia realiza, e de modo que cheguem até o produtor de forma simples, ágil e prática”, explica Carvalho.

Segundo ele, ao oferecer para o produtor todas as informações técnicas e agronômicas da Bayer, o Cultivio permite a melhor utilização das soluções da empresa.

 

Tela mobile do app para agricultura Cultivio 4c      Tela mobile do app para agricultura Cultivio 2c

O produtor pode correlacionar os diferentes dados disponíveis no Cultivio para tomar suas decisões na lavoura

 

+ LEIA AINDA: 150 sacas a mais! Agricultura Digital auxilia na produtividade do milho

 

Quais são os benefícios do Web App Cultivio?

Para acessar uma informação histórica importante no momento de realizar uma compra, preparar uma pulverização ou planejar o plantio da área, por exemplo, o produtor não precisa mais buscar dados em diferentes lugares, tendo que abrir várias planilhas, sites, pdfs. 

“Agora ele encontra tudo em um só local, de maneira simples e prática”, diz Débora Novaes, líder de plataformas digitais em Desenvolvimento de Mercado, da Área de Transferência de Conhecimento para América Latina da Bayer.

O Cultivio oferece ao agricultor diferentes dados, como:

  • Modelos de simulação de ambientes de produção;
  • Informações meteorológicas históricas;
  • Tipos de solo;
  • Híbridos disponíveis;
  • Dados de densidade e de nitrogênio por híbrido;
  • Mapas históricos de pragas e doenças;
  • Perfil defensivo e características de cada variedade;
  • Melhores datas de semeadura;
  • Unidades de medida.

O produtor pode correlacionar esses diferentes dados neste aplicativo para agricultura. Dessa forma, consegue, por exemplo, estimar seu ambiente produtivo, ter uma sugestão dos híbridos mais recomendados para sua região ou encontrar a melhor janela de plantio para sua safrinha, de acordo com o material que vai plantar.

“Além disso, pode utilizar uma ficha técnica e o perfil defensivo do produto, o que permite um melhor planejamento de fungicida e inseticida para a safra como um todo”, exemplifica Débora.

 

Lavoura sendo monitorada através dos dados agronômicosA lavoura de milho é melhor gerida quando se usa dados agronômicos confiáveis e com agilidade ao longo da safra

 

+ CONFIRA: A engenharia em Climate FieldView™: inovação no coração da agricultura digital

 

O aplicativo Cultivio e a plataforma Climate FieldViewTM se complementam

A Bayer já permite ao produtor otimizar a gestão da lavoura por meio de sua plataforma de agricultura digital, a Climate FieldViewTM

“Baseado em ciência de dados, FieldViewTM apoia o gerenciamento de todas as operações do produtor, que ganham em eficiência do plantio à colheita”, relata Ana Paula Maranhão, Gerente de Marketing de Conteúdo da plataforma. Mas com o Cultivio, a gestão da fazenda ganha um grande reforço.

 

Nova call to action

 

Com essa novidade, quem ganha é o agricultor, pois existe uma grande sinergia entre a plataforma e o aplicativo: “Se, por exemplo, o Cultivio traz uma grande base de dados técnicos para um melhor planejamento da safra, o  FieldViewTM permite a gestão destas informações”, pontua Debora. 

Segundo Carvalho, FieldViewTM traça um diagnóstico a partir dos dados apresentados pelo Cultivio, gerando uma recomendação automatizada após esse diagnóstico. 

 

+ CONFIRA:  As prescrições de insumos podem aumentar a produtividade da lavoura

 

Integração entre Cultivio e FieldViewTM

Para que a experiência do usuário seja a melhor possível ao utilizar estas duas tecnologias, será aplicado o melhor modelo de integração entre ambas nesta fase em que o Cultivio está sendo apresentado ao mercado. 

No momento, quem entrar no aplicativo e já possuir conta no FieldViewTM, pode importar todos os talhões que foram registrados na plataforma de agricultura digital. 

“Nosso convite é para que o produtor participe desta experiência, pois a integração entre Cultivio e FieldViewTM somente será aperfeiçoada se ela fizer sentido para o agricultor. Vamos experimentar e construir juntos essa integração!”, convida Débora. 

 

+ QUER OBTER AS MELHORES RECOMENDAÇÕES AGRONÔMICAS? Acesse cultivio.com

 

Mãos do produtor rural acessando o app de agricultura digital no tabletCom alguns cliques no aplicativo Cultivio, o produtor pode acessar diferentes recomendações agronômicas para a lavoura

 

+ ACOMPANHE MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NOS ARTIGOS:

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você ?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas