Saiba como prescrições de insumos podem aumentar a produtividade da lavoura

Por Equipe FieldView™ em 22/03/2021 18:43:48

Embasada em dados, a funcionalidade Prescrições permite entender melhor as diferentes demandas do campo, definindo o tipo certo e a quantidade ideal de sementes, fertilizantes e defensivos para cada ponto do talhão

 

Produtor milhoCada região da lavoura é única e deve ser abordada de acordo com as suas especificidades

 

Explorar o máximo potencial produtivo de cada metro quadrado da lavoura: esse é um sonho de todo agricultor e que se tornou realidade com a Agricultura 4.0.

Esse “novo olhar” sobre a cultura é possível graças à chegada de diferentes tecnologias digitais no campo, que permitem maximizar o uso dos insumos utilizados no talhão, como sementes, fertilizantes e defensivos.

Foi com esse propósito que nasceu a funcionalidade de Prescrições FieldViewTM. Nesse artigo, vamos entender o funcionamento dessa ferramenta e sua contribuição para o aumento da produtividade da lavoura. Confira!

 

Produtor acompanha a lavoura com a ajuda da tecnologia digital

As Prescrições permitem ao produtor maximizar o uso dos insumos aplicados no talhão, como sementes, fertilizantes e defensivos

 

CONFIRA: Como a taxa variável revolucionou o conceito da aplicação de insumos nas lavouras brasileiras

 

Utilizar insumos de acordo com a necessidade de cada parte talhão

A funcionalidade Prescrições FieldViewTM parte da premissa de que cada ponto da lavoura é único e deve ser abordado de acordo com as suas especificidades. 

Isso porque cada talhão pode apresentar:

  • diferenças de relevo, 
  • tipo de solo, 
  • nível de fertilidade, 
  • manchas de compactação, 
  • dentre outros fatores. 

E nem sempre é possível atuar sobre todos eles para conseguir uma produtividade homogênea

Por isso, considerar a variabilidade de cada área, usando insumos em taxas variáveis, pode ajudar a potencializar o retorno do produtor em relação aos investimentos realizados. 

 

VEJA AINDA: Como funcionam as prescrições em taxa variável do FieldView

  

Com a funcionalidade Prescrições FieldView™, é possível escolher as taxas de sementes, fertilizantes e defensivos que devem ser aplicadas no talhão, permitindo gerar uma prescrição de forma fácil e rápida. 

“As Prescrições são uma forma de o produtor, manualmente ou automaticamente, criar recomendações técnicas para a máquina (semeadora, pulverizador) realizar uma operação na lavoura”, explica Matheus Salvador, gerente de Marketing de Produto para a América Latina da Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital da Bayer.

Essa funcionalidade prescreve um tipo de semente, de fertilizante ou de defensivo e a quantidade de cada um para cada região do talhão. “Dessa forma, o agricultor pode, de maneira rápida, tomar uma decisão embasada em dados e imagens que mostram a variabilidade presente em cada área”, diz.

 

SAIBA MAIS? Prescrições Manuais de Sementes e Fertilizantes – Otimizar os insumos da fazenda nunca foi tão fácil!

 

Prescrições Fieldview™, qual o segredo para alta produtividade?

A Climate FieldViewTM oferece ao agricultor dois tipos de prescrições: a manual e a automatizada. Salvador explica, a seguir, como os dados são gerenciados nessas duas ferramentas até resultarem em uma recomendação agrícola.

  • Prescrições Manuais de Plantio, Pulverização e Fertilizantes

Nessa versão da funcionalidade, os dados não exigem um algoritmo por trás para resultarem nas recomendações. O que se utiliza são camadas de dados e o produtor escolhe as que preferir e que mais podem ajudá-lo naquele momento da lavoura.

As Prescrições Manuais beneficiam o agricultor à medida em que oferecem informações de referência para que, de forma digital e rápida, ele tenha suporte para criar suas prescrições em taxa variável.

“Quanto mais dados de qualidade o produtor tiver inserido na plataforma, mais refinada é a prescrição. As camadas de dados funcionam como combustível para as decisões futuras”, esclarece Salvador.

Pulverizando soja

É possível prescrever a dosagem certa de defensivos para cada área do talhão

 

  • Prescrições de Sementes FieldView™

Já a funcionalidade Prescrições de Sementes FieldView™ são automatizadas pela própria plataforma.

Por trás dessa ferramenta existe uma ciência, que utiliza diferentes dados, como os oriundos de testes em diferentes talhões, realizados com variados híbridos e explorando inúmeros cenários. 

“Quando o produtor indica que vai usar um híbrido específico da Bayer, o FieldViewTM liga essa informação a uma extensa base de dados, usando algoritmos que conectam a realidade daquele produtor, daquele talhão, para se chegar a uma recomendação”, explica o executivo. 

De acordo com Salvador, o algoritmo das Prescrições de Sementes FieldView™ permite que o produtor, de forma rápida, crie uma prescrição sugerida pela plataforma. 

“Assim, ele pode combinar o melhor dos dois mundos: anos de pesquisa da Bayer sobre a performance de seus híbridos em diferentes ambientes produtivos, e a Ciência de Dados, que adapta tudo isso à realidade de cada hectare, de cada talhão, de cada produtor”, relata.

O resultado é a utilização mais consciente dos insumos, e um aproveitamento maior de cada ambiente produtivo do talhão, explorando melhor as áreas mais produtivas, e alocando menos sementes nas que são mais desafiadoras.

 

GOSTOU DA FUNCIONALIDADE DE PRESCRIÇÕES? Adquira já o Plano Plus do FieldViewTM

 

Nova call to action

 

A prescrição de insumos possibilita uma agricultura mais sustentável

Na agricultura moderna, a busca por aproveitar o potencial produtivo de cada região da lavoura ganha importância cada vez maior.

Nesse contexto, a funcionalidade de Prescrições FieldViewTM surge não apenas como caminho para aumentar a rentabilidade do produtor, mas também para possibilitar uma agricultura ainda mais sustentável.

Isso só é possível porque a funcionalidade usa como insumos os dados gerados na realidade de cada canto da lavoura, gerando recomendações mais assertivas, que podem ser decisivas para o sucesso de operações fundamentais para a produção: plantio, fertilização e aplicação de defensivos.

Nos próximos textos saiba mais detalhes sobre a funcionalidade Prescrições FieldViewTM  e conheça histórias de produtores que obtiveram bons resultados com essa ferramenta.

Aprenda como criar uma Prescrição de Sementes personalizada no FieldView™

 

  

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas