A engenharia em Climate FieldView™: inovação no coração da agricultura digital

Por Joseandro Luiz, Gerente de Engenharia América do Sul

Apr 05, 2018

Engenharia de software não é feita somente de pessoas extremamente técnicas, mas também apaixonadas pelo problema que estão resolvendo. Trabalhar com Climate FieldView é um desafio empolgante que nos permite estar sempre em desenvolvimento, buscando o melhor para a agricultura brasileira.

Agricultura Digital
Escritório da Climate Corporation no Vale do Silício

O Brasil, a agricultura e agricultura digital

O Brasil tem grande presença no cenário mundial de produção de alimentos e é neste panorama que o Climate FieldView™ encontrou a oportunidade de impactar a agricultura de nosso país. Dentre os vários desafios para lançar o Climate FieldView™ por aqui, o maior foi o de contornar a necessidade de permitir que a plataforma funcionasse sem estar conectada à internet para habilitar o escoamento de dados colhidos no campo para a nuvem. Afinal, IOT (internet das coisas, em inglês) só é possível se o I (internet) existir também no campo, certo? Nos Estados Unidos, onde a plataforma foi criada, a cobertura do sinal de internet é bastante abrangente - o que não acontece aqui no Brasil. Veja na comparação abaixo a diferença desta cobertura numa área agrícola americana e brasileira - considere as áreas verdes cobertas com sinal de internet (4G e 3G).

Agricultura Digital

Este foi o primeiro desafio que o time de engenharia brasileiro começou a resolver, muito antes do lançamento comercial do produto, mas depois de muito trabalho conseguimos! O FieldView Cab, aplicativo de mapeamento de informações da cabine, funciona hoje sem a necessidade de conexão ininterrupta com a internet!

Agricultura Digital

Depois de passarmos pelos desafios contextualizados acima, foi necessário considerar o diferencial de nossas operações, uma vez que no Brasil temos mais de uma safra por ano e áreas de produção maiores e mais intensas que as americanas - chegamos a ver 500 colheitadeiras operando ao mesmo tempo em uma única fazenda. Assim, tivemos a ideia de criar o FieldView Sync: um aplicativo que transfere dados offline (também conhecido como data mule) que consegue operar em regiões remotas utilizando conexões diretas entre o FieldView Sync e o FieldView Cab. O FieldView Sync age como um silo de armazenamento de informações, permitindo levar os dados coletados de várias máquinas de uma única vez para sincronização com a nuvem. Este foi outro projeto de sucesso, criado no Brasil, e hoje, utilizado no mundo!

Agricultura Digital
Esquema de operação do FieldView Sync em múltiplos devices.

A engenharia da Climate no Brasil é muito focada no cliente, mas, ao mesmo tempo, também é pautada em muita ciência e técnicas inovadoras de desenvolvimento de software. Estamos só começando e muitos projetos estão por vir! O nosso objetivo é digitalizar e inovar a agricultura global, contribuindo para a produção de alimentos, cuja demanda só aumenta a cada dia.

Espero, em breve, trazer mais novidades sobre nossas invenções. Fiquem ligados!


 

Compartilhar:
conheça o climate fieldview
Compartilhar: