A tecnologia de precisão em máquinas agrícolas é um recurso que ajuda o produtor a otimizar a gestão do maquinário e das operações no campo.
Milharal sendo controlado pelo aplicativo disponível no celular
+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!
A tecnologia de precisão em máquinas agrícolas é qualquer instrumento que pode ser utilizado para otimizar as operações como plantio, pulverização e colheita.
Esse tipo de tecnologia é uma ferramenta associada à agricultura de precisão, abordagem que permite ao agricultor tomar decisões baseadas em dados.
Ao investir em tecnologias de precisão associadas ao maquinário agrícola, o produtor melhora a gestão das operações com máquinas, aumenta a produtividade, reduz custos, entre outras vantagens.
Para obter esses benefícios, é necessário investir em tecnologias como GPS agrícola, sensores, telemetria de máquinas agrícolas e sistemas de controle automatizado.
Com essas ferramentas, ele consegue fazer a aplicação de insumos em taxa variável, utilizar máquinas autônomas e monitorar a lavoura e a frota de veículos durante as operações.
Boa leitura!
+++
Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a produção agrícola precisa crescer quase 70% até 2050, quando a população mundial deve atingir 9,8 bilhões de pessoas.
Estima-se que somente a produção de soja precisará aumentar 50% nas próximas décadas para atender essa demanda.
Embora esses números revelem oportunidades de negócios para o produtor brasileiro, eles também indicam que os agricultores têm um grande desafio pela frente. Esse desafio é aumentar a produção agrícola de forma sustentável.
Para isso, o produtor precisará investir em ferramentas da agricultura de precisão e da agricultura digital. Essas ferramentas incluem as chamadas tecnologias de precisão em máquinas agrícolas.
Neste artigo, explicaremos o que são essas tecnologias e como elas ajudam o produtor a tornar as operações agrícolas mais eficientes.
O que é tecnologia de precisão em máquinas agrícolas?
Produtor acompanha operação pelo tablet
O conceito de tecnologia de precisão em máquinas agrícolas está relacionado à chamada agricultura de precisão (AP). A AP é uma abordagem agrícola que utiliza tecnologias capazes de coletar e analisar dados que ajudam a adotar estratégias de manejo mais eficientes.
Essas ferramentas incluem a tecnologia de precisão em máquinas agrícolas. Como o nome sugere, essa tecnologia é um instrumento que pode ser aplicada para otimizar as operações com máquinas agrícolas.
Isso porque ela também é capaz de coletar, analisar e gerenciar dados das operações agrícolas em tempo real.
Com essas informações, os agricultores podem tomar decisões mais informadas e precisas para tornar essas operações eficientes e otimizar a execução de etapas como plantio, irrigação e colheita.
Qual a importância da tecnologia de precisão em máquinas agrícolas?
Segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), o produtor de pequeno, médio ou grande porte que investe em agricultura de precisão aumenta a produtividade em até 29%.
Além disso, esse investimento também reduz os gastos com insumos em cerca de 23%. Esses resultados só podem ser obtidos se o produtor também investir em tecnologias de precisão voltadas para o maquinário agrícola.
Afinal, esses instrumentos coletam e analisam os dados necessários para orientar a gestão dos processos que utilizam maquinário e torná-las mais eficientes.
8 benefícios da tecnologia de precisão em máquinas agrícolas
Conforme explicado, a tecnologia de precisão aplicada às máquinas agrícolas pode beneficiar o produtor de diferentes formas. Confira abaixo as 8 principais vantagens de utilizar essas tecnologias na fazenda:
- Otimiza a gestão das operações com máquinas, já que as decisões que afetam esses processos são baseadas em dados;
- Permite o monitoramento das operações agrícolas e da frota de veículos;
- Aumenta a eficiência da pulverização de defensivos e fertilizantes;
- Garante o uso inteligente de insumos, incluindo defensivos, combustível e água, reduzindo custos e desperdícios;
- Possibilita a automação de vários processos, tornando as operações mais eficientes;
- Aumenta o controle de todas as fases de produção agrícola;
- Promove o aumento da produtividade da lavoura;
- Reduz os impactos ambientais relacionados às operações agrícolas.
Quais são as tecnologias de precisão utilizadas nas máquinas agrícolas?
Telemetria coleta dados do campo
Existem diferentes tecnologias de precisão que podem ser utilizadas nas máquinas agrícolas para otimizar as operações no campo. Conheça a seguir as principais delas:
GPS
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma tecnologia que utiliza satélites para determinar a localização exata de um objeto na superfície terrestre. Na agricultura, essa ferramenta pode ser utilizada com diferentes finalidades, inclusive para tornar a operação de máquinas mais eficientes.
Isso porque o GPS agrícola pode ser instalado no maquinário para fornecer informações precisas sobre a localização da máquina no campo.
Com base nesses dados, é possível monitorar a movimentação das máquinas enquanto elas trabalham, mapear as áreas em que a operação é realizada e coletar dados sobre a lavoura.
Sensores
Os sensores agrícolas são dispositivos capazes de detectar e coletar dados sobre diversos parâmetros. Eles devem ser instalados em pontos estratégicos, como nas máquinas utilizadas em campo.
Dependendo do tipo de sensor utilizado, as máquinas passam a identificar variações em fatores que podem impactar o desenvolvimento da lavoura, como temperatura, umidade e fertilidade do solo.
Esses dados podem ser utilizados tanto para identificar problemas que afetam a saúde da lavoura quanto para orientar a navegação e movimentação das máquinas em campo.
Telemetria
A telemetria é um processo que permite a transmissão de dados das máquinas para uma central de monitoramento. Esses dados são obtidos de forma remota e em tempo real, graças a tecnologias como sensores e GPS.
Ao investir em telemetria agrícola, o produtor pode monitorar dados como velocidade de deslocamento, consumo de combustível, distância percorrida, entre outras informações.
Esse processo ainda facilita a detecção precoce de problemas no funcionamento das máquinas, sinalizando quando é necessário fazer ajustes e a manutenção corretiva dos veículos.
Sistemas de controle automatizado
Os sistemas de controle automatizado utilizam softwares avançados que permitem a automação de diferentes processos realizados pelas máquinas agrícolas.
Esses processos incluem controle de pulverização, de fertilização, de plantio, de colheita, entre outros. Com o apoio desses sistemas, essas atividades são feitas de forma autônoma e com mais eficiência, reduzindo erros e aumentando a precisão das operações.
Exemplos de aplicação de tecnologias de precisão em máquinas agrícolas
Segundo a cartilha do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), as tecnologias de agricultura de precisão podem ser utilizadas para otimizar as operações agrícolas de diferentes formas.
Confira abaixo 3 exemplos práticos de aplicações dessas tecnologias no campo.
Aplicação de insumos em taxa variável
A taxa variável é uma estratégia que utiliza dados coletados pelas tecnologias da agricultura para aplicar os insumos agrícolas conforme a variabilidade espacial dos talhões da fazenda.
Em outras palavras, essa estratégia permite que a aplicação de insumos, como fertilizantes e defensivos, seja feita em diferentes dosagens conforme as necessidades específicas de cada área da lavoura.
Para isso, o produtor pode utilizar duas abordagens. A primeira é orientar a aplicação com base em mapas agrícolas. Nesse caso, os dados coletados por tecnologias de agricultura de precisão são processados por softwares de gestão agrícola e convertidos em mapas.
Com base nesses mapas, as máquinas equipadas com sistema de controle de taxa variável ajustam automaticamente a quantidade de fertilizantes, sementes ou defensivos aplicados enquanto se movem pelo campo.
Outra abordagem que pode ser utilizada é a aplicação em taxa variável orientada por sensores. Nesse caso, os próprios sensores fazem a coleta de dados e informam ao mecanismo dosador a quantidade de insumos que precisa ser aplicada em cada ponto da lavoura.
Piloto automático
O piloto automático agrícola é um sistema que automatiza a operação do maquinário a partir da integração de diferentes tecnologias, como GPS e softwares de controle automatizado.
Esse sistema precisa ser acoplado à direção da máquina, para ela receber os sinais de comando por meio do software de controle. Dessa forma, todos os parâmetros de operação do veículo, como trajeto e velocidade, podem ser definidos por esse programa.
O sistema de piloto automático utiliza dados de GPS para manter a máquina no trajeto exato que ela precisa percorrer, ajustando a direção conforme necessário.
Na prática, as máquinas equipadas com sistemas de piloto automático podem ser controladas de forma remota e autônoma. Por isso, os veículos que contam com esses sistemas também podem ser chamados de máquinas agrícolas inteligentes.
Monitoramento de máquinas e equipamentos
O uso integrado de tecnologias da agricultura de precisão permite que o agricultor monitore em tempo real o desempenho das máquinas agrícolas durante as operações.
Isso porque essas ferramentas possibilitam a coleta de dados sobre os veículos durante as operações, facilitando a identificação de problemas que podem afetar o sucesso da operação e a integridade do maquinário.
Em outras palavras, as tecnologias de agricultura de precisão utilizadas nas máquinas agrícolas não ajudam apenas a fazer o monitoramento da lavoura.
Além dessa função, elas também permitem a solução de problemas que podem interferir no sucesso das operações, e fornecem dados que facilitam a manutenção preventiva e a gestão eficiente da frota.
Vale lembrar que o Climate FieldView™, plataforma digital da Bayer, oferece recursos avançados para ajudar o produtor para aplicar a tecnologia de precisão em máquinas agrícolas e automatizar suas operações.
Descubra como automatizar sua lavoura com o Climate FieldView™ !