Mapeamento agrícola com drone: como a tecnologia está revolucionando a gestão e produtividade no campo

Por Equipe FieldView™ em 19/09/2023 11:18:08

O mapeamento agrícola com drone é um processo que facilita a criação de mapas agrícolas precisos, que ajudam o produtor a tomar decisões mais assertivas e a melhorar a gestão da lavoura.

Drone mapeando o terreno e pulverizando a plantação .O uso das zonas de manejo auxilia o agricultor a aplicar insumos com maior precisão.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

O mapeamento agrícola com drone consiste em um processo de produção de mapas agrícolas gerados a partir de dados coletados por drones. 

Isso é possível porque essas aeronaves não tripuladas são equipadas por sensores e câmeras de alta definição, capazes de coletar dados precisos da lavoura. 

Com base nesses dados, o produtor pode utilizar um software agrícola para gerar diferentes tipos de mapas de agricultura de precisão. Analisando esses mapas, é possível identificar falhas no plantio, número de plantas, infestações, entre outras informações relevantes. 

Todas elas permitem que o produtor direcione seus esforços para solucionar problemas que podem afetar a produtividade de cada talhão. 

Na prática, o mapeamento com drone ajuda o produtor a gerenciar sua lavoura, reduzir custos, aumentar sua eficiência e melhorar sua produtividade. 

Boa leitura!

+++

As tecnologias agrícolas foram as principais responsáveis pela transformação da agricultura nas últimas décadas. Da mecanização do campo até a chegada da Agricultura 5.0, quem acompanha o avanço do setor sabe que essas mudanças só foram possíveis graças ao avanço da tecnologia.

E se engana quem pensa que esse processo de transformação já acabou. A adoção de ferramentas da agricultura digital e da agricultura de precisão na lavoura mostram que o produtor pode aumentar ainda mais sua produtividade com o apoio da tecnologia.

Uma dessas tecnologias é o drone. Criado originalmente para fins militares, essas aeronaves não tripuladas se tornaram ferramentas essenciais para o mapeamento agrícola das propriedades rurais. 

Graças a sua capacidade de capturar dados e imagens de alta definição de forma rápida, eficiente e remota, os drones se tornaram um dos instrumentos tecnológicos mais desejados pelos agricultores. 

Para se ter uma ideia da importância dessa ferramenta para o agronegócio, estima-se que o mercado mundial de drones agrícolas ultrapasse os US$5 bilhões de dólares até 2030.

Essa estimativa mostra que os produtores já começaram a entender a importância desses recursos para coletar dados agrícolas precisos para melhorar o manejo e a gestão da lavoura.

Quer saber mais sobre a importância dos drones na gestão das plantações? 

Neste artigo, explicaremos porque esses equipamentos são fundamentais para o mapeamento das lavouras, quais seus benefícios e qual a sua relação com a agricultura de precisão. Continue a leitura!

O que é mapeamento agrícola com drone?

O mapeamento agrícola com drone se refere a uma técnica de produção de mapas agrícolas gerados a partir de dados capturados por drones. 

Essas aeronaves são equipadas com câmeras fotográficas de alta definição e até sensores que, juntos, são capazes de produzir imagens precisas da lavoura.

Após capturadas, as fotos são enviadas para um software agrícola capaz de processá-las e transformá-las em mapas agrícolas digitais extremamente detalhados.

Esses mapas são representações gráficas de partes ou de toda a área da lavoura. Eles são criados a partir de diferentes camadas de dados, incluindo imagens de drones. Por isso, facilitam a análise visual em detalhes da lavoura, em diferentes pontos da fazenda.

Quais as vantagens de usar drones para mapear a fazenda? 

Um homem, usando o drone na lavoura de milho para avaliar a plantação.Uso do drone na lavoura do milho.

Os drones são equipamentos que permitem a captura de imagens aéreas mais precisas, de um modo mais rápido e econômico. 

Entenda abaixo como essas características facilitam o processo de mapeamento agrícola:

Torna o mapeamento mais preciso

As tecnologias utilizadas na produção de drones agrícolas evoluíram muito nos últimos anos. Por esse motivo, drones modernos estão equipados com câmeras de alta resolução capazes de capturar imagens detalhadas da área da lavoura. 

Eles também podem ser equipados com sensores e câmeras especiais que facilitam a identificação de infestações de pragas e doenças, falhas de plantio, entre outros problemas. 

Por combinar essas especificidades com sua capacidade de sobrevoar áreas específicas da propriedade, o drone é uma tecnologia fundamental para tornar o mapeamento agrícola mais eficiente. 

Assim, o produtor obtém informações mais precisas e relevantes para avaliar a saúde da lavoura, orientar sua tomada de decisão e facilitar a gestão da plantação.

Agiliza a produção de mapas agrícolas

Os drones podem sobrevoar grandes áreas em um curto período de tempo, coletando dados detalhados da área de cultivo de forma mais rápida e eficiente. 

Dessa forma, o produtor não precisa utilizar apenas informações obtidas a partir do sensoriamento remoto — que pode usar imagens de satélite desatualizadas e sem a precisão necessária para a avaliação da lavoura.

Por esse motivo, os drones são considerados ferramentas essenciais para mapear a área de plantio, monitorar as mudanças ao longo do desenvolvimento da lavoura e orientar respostas rápidas caso algum problema seja identificado.

Permite a economia de recursos 

O mapeamento aéreo com drones também ajuda o agricultor a economizar tempo e recursos. Isso porque o uso desse equipamento dispensa a exigência de amostragem manual e contratação de serviços de terceiros. 

Além disso, por permitir a criação de mapas agrícolas mais precisos, o produtor pode definir estratégias para a aplicação eficiente de fertilizantes e defensivos agrícolas, bem como para otimizar a irrigação. Como resultado, o agricultor evita o desperdício e ainda reduz os custos de produção.

Como funciona o mapeamento agrícola com drone? 

Imagem projetada por um tablet de como o drone auxilia no mapeamento agrícola.Drones usados na agricultura moderna. 

A tecnologia de mapeamento na agricultura exige o uso de imagens aéreas para a obtenção de informações precisas e detalhadas sobre a saúde da lavoura e a condição do solo. 

Os drones de última geração são ferramentas que facilitam a coleta desses dados, já que eles conseguem captar imagens de alta definição e até utilizar sensores para analisar a área de plantio. 

Após finalizar a captura e o processamento de imagens, o agricultor obtém resultados brutos, como modelos digitais de terreno e superfície, arquivos de curvas de nível, nuvem de pontos do terreno, entre outros dados.

Depois disso, esses dados devem ser enviados a um software agrícola, como o Climate FieldView™. Esse software é responsável por integrar os dados agronômicos e produzir diferentes tipos de mapas de agricultura de precisão, como mapas de plantio, de fertilidade e de produtividade. 

As imagens obtidas a partir de drones também são essenciais para o cálculo do índice de vegetação da lavoura, essenciais para a criação do mapa de vegetação. 

Esse mapa caracteriza a dinâmica da vegetação e ajuda a estimar diversos parâmetros, como o índice de área foliar. 

Por isso, ele permite a identificação das áreas de maior e menor desenvolvimento vegetativo. 

Assim, o produtor pode investigar o motivo dessa diferença e direcionar seus esforços para garantir que a lavoura se desenvolva uniformemente.

Em outras palavras, com base nesses diferentes mapas, o produtor obtém informações valiosas para orientar suas estratégias de manejo, como falhas de plantio, contagem de plantas, análises da saúde da lavoura, entre outros dados.

Qual a relação entre mapeamento agrícola e agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é uma forma de gestão que utiliza tecnologias avançadas, como sensores, sistemas de posicionamento global (GPS), drones, monitoramento por satélite e software de análise de dados para otimizar o manejo da lavoura.

Como a capacidade de coletar dados é um dos principais entraves do desenvolvimento agrícola, as tecnologias associadas à agricultura de precisão são utilizadas para solucionar ou amenizar esse problema. 

Por isso, elas são utilizadas em conjunto para ajudar o produtor a coletar o maior número possível de dados relevantes sobre a lavoura ao longo do seu desenvolvimento. 

Nesse contexto, a agricultura de precisão com drones desempenha um papel fundamental na coleta de dados precisos da lavoura. 

Esses dados são utilizados no mapeamento agrícola, gerando mapas precisos que auxiliam o produtor a melhorar a eficiência e a produtividade da plantação, a reduzir o desperdício de recursos e aumentar a sustentabilidade da fazenda.

Mapear a lavoura exige um bom software agrícola

Um drone pulverizando a safra de milho.Drone pulverizando milho.

Conforme explicado, os dados coletados pelos drones são considerados “brutos”, ou seja, eles não fornecem muitas informações relevantes para o produtor antes de serem processados. 

Somente após o tratamento desses dados, o produtor obtém as informações que precisa para entender o que está acontecendo na lavoura e o que precisa fazer caso algum problema seja identificado. 

Esse tratamento é realizado por meio de um software agrícola capaz de integrar, comparar e processar esses dados, convertidos em mapas ricos e detalhados da lavoura.

Um dos softwares mais eficientes do mercado para fazer esse processo é o Climate FieldView™, a plataforma de agricultura digital da Bayer. 

A plataforma se diferencia por utilizar ciência de dados e inteligência artificial para integrar diferentes dados agronômicos e ajudar o produtor a otimizar e maximizar sua produção. 

Com o FieldView™, o produtor pode importar mapas em formato Shapefile ou Geotiff do software utilizado em equipamentos agrícolas, incluindo drones. Além disso, ele também permite a importação manual de dados dos monitores desses equipamentos. 

O FieldView™ utiliza esses dados para gerar mapas e até combina essas informações com as imagens de satélite obtidas pelo Diagnóstico FieldView™ para gerar diferentes mapas agrícolas. 

Assim, fica muito mais fácil monitorar o desenvolvimento da lavoura, gerenciar suas operações com mais eficiência e aumentar a produtividade.

Crie mapas agrícolas mais precisos com o Climate FieldView™ e melhore a gestão da sua lavoura!

 

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas