Como identificar e fazer o manejo de nematóides na soja

Por Equipe FieldView™ em 26/10/2023 11:06:41

Os nematóides na soja podem comprometer a produtividade e rentabilidade da cultura. Saiba como identificar e controlar essas pragas para proteger sua lavoura.

Um nematóide Nematóide

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Os nematóides são vermes microscópicos que podem ser encontrados em diversos locais, incluindo nas plantas. Nesse caso, eles são chamados de fitonematóides e podem atacar principalmente as raízes das plantas hospedeiras. 

Normalmente, eles absorvem água e nutrientes do sistema radicular, prejudicando o desenvolvimento do vegetal. Quando infestam a lavoura, os prejuízos são ainda maiores. 

Os nematóides na soja podem provocar sintomas como crescimento reduzido, abortamento de vagens, necrose das folhas e queda signficativa da produção. Esses problemas variam de acordo com o tipo de nematóides e a extensão da infestação. 

Para evitá-los, o sojicultor precisa investir em estratégias associadas ao Manejo Integrado de Pragas (MIP), como plantio de cultivares resistentes, monitoramento da lavoura, controle biológico e químico. 

O apoio de ferramentas da agricultura digital também é essencial para fazer o manejo de nematóides na soja corretamente.

Boa leitura!

+++

Compreender como controlar nematóides na soja é fundamental para o agricultor proteger sua lavoura de problemas como perda de produtividade e de rentabilidade.

Para entender a importância desse controle, basta ver alguns números. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os nematóides são responsáveis por prejuízos anuais estimados em R$35 bilhões para o agronegócio brasileiro.

Quando olhamos para o recorte na cultura de soja — produto que o Brasil é o maior produtor e exportador do mundoo valor de perdas causadas por nematóides é de R$16,2 bilhões.

No entanto, esses prejuízos podem ser evitados se o sojicultor utilizar as estratégias corretas de manejo de nematóides na soja. 

Para ajudar o produtor, neste artigo, explicaremos como identificar e controlar os nematóides parasitas que podem causar perdas em seu cultivo.

Saiba mais: Conheça as 9 doenças que mais preocupam o produtor de soja

O que são os nematóides?

Os nematóides são vermes microscópicos em formato cilíndrico e transparentes. Eles podem ser encontrados em diversos locais, como animais, solo, água e nas plantas. 

Quando atacam os organismos vegetais, esses vermes recebem o nome de fitonematóides. Nesse caso, eles podem ser divididos em dois grupos: endoparasitas e ectoparasitas.

Os endoparastias são nematóides que atacam principalmente as raízes das plantas, local em que passa a maior parte do seu ciclo de vida. Como eles se alimentam das raízes, podem remover o conteúdo celular, impedindo a absorção de água e de nutrientes pelas culturas.

Já os ectoparatidas são nematóides que podem viver fora das raízes, normalmente, no solo.

Vale lembrar que existem vários tipos que atacam as culturas agrícolas. Uma parcela significativa desse grupo não só se alimenta das raízes das plantas, como também podem causar doenças. 

Como os nematóides afetam a cultura da soja?

Em geral, os nematóides na soja agem como endoparasitas, ou seja, eles passam grande parte do seu ciclo de vida nas raízes da oleaginosa. 

Ao atacar a raiz, o verme insere seu estilete bucal para se alimentar. Por conta disso, a planta não consegue absorver água e nutrientes na quantidade necessária para o seu desenvolvimento. 

Como resultado, a soja infestada pode apresentar redução de crescimento e queda na produção de vagens e grãos.

Além desses problemas, os nematóides podem atuar como vetores de vírus, bactérias e fungos. Ou seja, o ataque dessa praga torna a lavoura de soja mais suscetível ao desenvolvimento de doenças.

Por conta desse cenário, a presença de nematóides na plantação de soja pode reduzir a produtividade da cultura e diminuir a rentabilidade do sojicultor.

Caso de sucesso: Produtividade de 78 scs/ha com manejo de cobertura em área de soja

Quais as principais espécies de nematóides que atacam a soja?

Agricultor segurando em suas mão um nematóideAgricultor com o nematóide.

Existem várias espécies de nematóides que atacam a lavoura de soja. No entanto, alguns deles se destacam por conta da ocorrência e prejuízos causados na lavoura.

Confira abaixo algumas dessas pragas agrícolas:

Nematoide de Cisto da Soja (Heterodera glycines)

O nematóides do cisto da soja é um endoparasita que ataca as raízes da planta e dificulta a absorção de água e nutrientes.

As plantas infestadas por essa praga desenvolve sintomas associadas ao estresse e deficiências nutricionais, como clorose e crescimento atrofiado.

Por conta desses sintomas, o ataque dessa espécie de nematóides é conhecido por provocar chamada  “doença do nanismo amarelo”. 

Afinal, além de redução do porte da planta, suas folhas ficam anêmicas e descoradas. Os pontos descorados ou brancos aparecem, normalmente, cinco semanas após a semeadura.

É importante atentar para a coloração das raízes, que sofrem da mesma maneira que as folhas, ou seja, elas se tornam anêmicas, descoradas, brancas ou marrons.

Nematoide das galhas (Meloidogyne spp.)

Como o nome indica, o nematóides das galhas é uma praga que provoca o desenvolvimento de galhas nas raízes das plantas. 

As galhas são protuberâncias resultantes do crescimento anormal dos tecidos vegetais e podem aparecer em tamanho e número variado. 

Além das galhas, essa praga também pode provocar o desenvolvimento de outros sintomas, como manchas cloróticas ou necroses nas folhas, abortamento de vagens e amadurecimento prematuro de plantas. 

Nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus)

O nematóides das lesões radiculares é um endoparasita migrador. Isso signfica que ele se movimenta ao longo do seu ciclo de vida e pode migrar para outros tecidos da planta atacada.

Além da presença de reboleiras, as raízes da soja parasitada escurece e apresenta crescimento reduzido. Nota-se que as raízes das lesões deste tipo também são mais finas. Esse tipo de nematóides também pode provocar podridões e necroses nas raízes das plantas hospedeiras.

Nematoide Reniforme (Rotylenchulus reniformis)

O nematóide reniforme é um verme que ataca o sistema radicular de diferentes culturas. Lavouras de soja atacadas por ele, normalmente, apresentam problemas nutricionais, como redução do volume de raiz e amarelecimento das folhas. 

Além disso, é possível observar a diminuição do porte da soja, que provoca o surgimento de extensas áreas de plantas subdesenvolvidas.

A detecção dos nematóides reniformes pode ser mais difícil porque os sintomas de infestação não ficam visíveis nas raízes. Normalmente, a identificação dessa praga é feita com base na presença de massa de ovos nas raízes mais finas (radicelas), já enfraquecidas.

Como identificar infestação por nematóides na soja?

Como a maioria dos nematóides na soja são endoparasitas, ou seja, atacam as raízes, eles são difíceis de serem identificados visualmente. 

Normalmente, a presença de infestações começam a ser investigada apenas mediante o aparecimento de sintomas como amarelecimento das folhas, murchamento, redução no crescimento e desenvolvimento de galhas.

Além desses sintomas, é possível identificar raízes malformadas, redução no sistema radicular, morte das plantas, entre outros problemas.

Como esses sintomas podem ser confundidos com aqueles associados a outras pragas, é fundamental fazer a análise do solo para a identificação correta do patógeno.

Como controlar os nematóides na soja?

O manejo de nematóides na soja exige a adoção de diferentes práticas de controle. Essas práticas são principalmente preventivas, uma vez que a infestação dessa praga é difícil após sua instalação na lavoura. 

Por isso, o ideal é adotar estratégias que permitem o controle desses vermes em um nível que não ameace economicamente o cultivo de soja.

Os períodos ideais para combate desses micro-organismos são a entressafra e o período de plantio da soja. 

Confira abaixo 8 estratégias de controle que devem ser adotadas para o manejo de nematóides da soja nesse período.

 1. Identificação e monitoramento da área contaminada

A principal estratégia de controle de nematóides é investir no monitoramento da lavoura, especialmente em áreas com histórico de ocorrência dessa praga. 

Uma das medidas associadas ao monitoramento, é o envio de amostras de solo a um laboratório de análises nematológicas.

Além dessa medida, é importante utilizar outras tecnologias, como drones e imagens de satélite, para acompanhar o desenvolvimento da lavoura e fazer a identificação precoce de sintomas associados a esses parasitas.

2. Controle biológico

O controle biológico consiste no uso de predadores naturais dos nematóides. Geralmente, eles são encontrados no solo, vivendo como parasitas de ovos e cistos, ou predando os vermes adultos. 

Veja abaixo algumas espécies de predadores que podem ser utilizados para o controle de nematóides na cultura da soja:

  • Paecilomyces lilacinus: fungo que compromete a reprodução dos nematóides;
  • Trichoderma harzianum: fungo que controla as lesões radiculares causadas pelos nematóides;
  • Pochonia chlamydosporia: fungo que parasita e mata ovos e fêmeas de nematóides;
  • Bacillus amyloliquefaciens: bactéria aplicada em tratamento de semente ou em sulco de plantio, com o objetivo de inibir a penetração dos nematóides nas raízes.

3. Plantio de cultivares resistentes

Fazer o plantio de cultivares resistentes ao ataque de nematóides é outra estratégia que o sojicultor deve investir. 

O ideal é investir em genótipos resistentes aos nematóides que já foram identificados na região da fazenda, ou seja, a escolha deve ser baseada nos dados históricos das pragas que já ocorreram no local.

4. Rotação de culturas

A rotação de cultura é um dos métodos mais eficientes de controle de nematóides. Ela deve ser feita com plantas não-hospedeiras para restringir a multiplicação da praga, como trigo, cevada, aveia branca (inverno), milho, algodão e o girassol (verão).

5. Tratamento de sementes

O e tratamento de sementes consiste no plantio de sementes tratadas com defensivos químicos ou biodefensivos. Essa estratégia é importante para proteger o desenvolvimento inicial da soja contra o ataque de nematóides, facilitando o estabelecimento da lavoura.

6. Plantas antagonistas

Outra forma de controlar nematóides é investir no cultivo de plantas antagonistas

Elas interrompem o ciclo de vida desses vermes, reduzindo as infestações nas áreas de cultivo. 

O centeio, a mamona e o feijão de porco são algumas das plantas que podem ser usadas com essa finalidade.

7. Medidas fitossanitárias

O controle fitossanitário evita a disseminação de nematóides de áreas infestadas para sadias.

Ele consiste na utilização de práticas como limpeza de máquinas e equipamentos agrícolas, higienização de ferramentas e implementos cuidadosamente.

A melhor maneira de evitar a propagação de pragas é utilizar, primeiramente, os equipamentos em áreas não infestadas, para depois cuidar das áreas com necessidade de controle de infestação.

8. Controle químico

O controle químico consiste na aplicação de defensivos agrícolas específicos para o manejo de nematóides, também conhecidos como nematicidas. 

A aplicação pode ocorrer em sulco ou por meio de pulverização terrestre, que atuam para aumentar o vigor das plantas.

Vale lembrar que todas as estratégias listadas, incluindo o controle químico, devem ser utilizadas em associação, ou seja, integradamente. 

Adotar as práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) ainda é a melhor forma de proteger a lavoura de soja do ataque de insetos e microrganismos.

CONFIRA: 6 passos para o planejamento da safra e como a agricultura digital pode contribuir

Como a agricultura digital facilita o controle de nematóides na soja?

Imagem ilustrativa de como a agricultura pode ajudar na precisão de dados. Agricultura digital é forte aliada na busca por exatidão de dados.

A agricultura digital envolve várias tecnologias que facilitam e otimizam diversas atividades no campo, incluindo o monitoramento da lavoura. 

Com o auxílio de ferramentas como sensores, drones, imagens de satélites e softwares agrícolas, o produtor consegue identificar precocemente a presença de pragas na lavoura. 

Além disso, ele obtém dados robustos e precisos que orientam tomadas de decisão mais assertivas, que aumentam a eficiência do controle de pragas na lavoura. 

Uma das ferramentas mais importantes nesse sentido é o Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer. 

Ela utiliza inteligencia artificial e ciências de dados para integrar informações agronômicas e ajudar o produtor a fazer o manejo da lavoura.

Com os mapas e imagens do Diagnóstico FieldView™, por exemplo, o produtor tem condições de detectar pontos da lavoura com problemas de desenvolvimento, o que pode ser um indicativo de áreas com a  presença de nematóides na raiz.

O produtor também pode usar as soluções do software agrícola para compreender o total da área atingida por infestações. Assim, ele pode definir estratégias mais eficientes que garantem um manejo assertivo.

Conheça todos os recursos do Climate FieldView™ para proteger sua lavoura!

Nova call to action

 

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas