Saiba o que é um mapa de semeadura e como usá-lo em sua lavoura

Por Equipe FieldView™ em 01/03/2023 10:50:31

Considerado um aliado do planejamento agrícola, o mapa de semeadura ajuda o produtor a maximizar seus resultados e reduzir seus gastos operacionais. 

FOTO 2 - plantio de soja (1)Plantio de Soja.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

O mapa de semeadura é uma ferramenta que reúne informações essenciais para ajudar o agricultor a tornar o plantio da lavoura mais eficiente e aumentar sua produção. 

Para isso, esse mapa é criado com base na análise de vários dados, como características do solo, histórico de plantio, condições climáticas, topografia do terreno, entre outras informações. 

Assim, o software de gestão agrícola, responsável por integrar e processar esses dados, gera recomendações cruciais para tornar a distribuição e plantio de sementes mais eficiente. 

Como resultado, o agricultor consegue aumentar a eficácia do seu planejamento, maximizar sua produtividade, reduzir custos, entre outras vantagens. 

Porém, para obter esses benefícios, o produtor precisa utilizar as tecnologias certas, que permitam a integração e processamento de dados agronômicos. 

Boa leitura!

+++

O primeiro passo para obter uma safra produtiva e rentável é investir num bom planejamento agrícola. E uma das ferramentas que auxiliam nesse processo é o chamado mapa de semeadura.

Esse mapa reúne informações cruciais para orientar o agricultor a tomar decisões mais assertivas sobre o plantio da lavoura, cujo sucesso é determinante no estabelecimento e produtividade da plantação. 

Utilizando essa ferramenta, o produtor pode garantir que a distribuição de sementes seja feita de forma mais eficiente, considerando todos os parâmetros que devem ser avaliados durante a fase de plantio. Assim, fica mais fácil ter uma lavoura produtiva e rentável. 

Apesar desses e outros benefícios proporcionados pelo uso desse tipo de mapa, muitos agricultores ainda não sabem qual a importância e como criar seu próprio mapa de semeadura. 

Por isso, nesse artigo, você vai entender como fazer esse mapeamento e quais recursos devem ser utilizados para que essa ferramenta seja bem-sucedida.

Ficou curioso? Acompanhe a leitura!

O que é um mapa de semeadura?

O mapa de semeadura é uma representação gráfica detalhada sobre o planejamento da distribuição de sementes na área de plantio. 

Esse mapeamento do plantio é criado com base na análise de várias informações relacionadas à cultura que será cultivada, às condições do solo, às características do clima, entre outros dados. 

Baseado na análise desses dados, é possível criar um mapa com recomendações sobre a taxa de semeadura, profundidade de plantio, espaçamento entre linhas, entre outros parâmetros que influenciam no plantio. 

Todas essas recomendações têm como objetivo, principalmente, otimizar a distribuição de sementes, maximizar a produtividade da lavoura e garantir uma colheita bem-sucedida

Por isso, o mapa de semeadura é considerado um grande aliado do produtor que deseja tornar o processo de plantio mais eficiente e melhorar seus resultados na safra.

Leia também: Semeadura em taxa variável

mapa-semeadura (5)Soja brotando.

Por que criar um mapa de semeadura?

Investir na criação e uso do mapa de semeadura permite que o agricultor tenha acesso a informações cruciais para orientar decisões, maximizar a produção e melhorar o planejamento do plantio. 

E essas são apenas algumas das vantagens que justificam o uso dessa ferramenta na fazenda. Conheça abaixo outros benefícios proporcionados pelo mapa de semeadura.

  • Torna o planejamento mais eficiente;
  • Melhora a uniformização da lavoura;
  • Garante que as culturas sejam cultivadas quando o solo apresenta as características ideais para o plantio;
  • Determina a quantidade ideal de sementes para o plantio;
  • Reduz o desperdício de sementes, outros tipos de insumos agrícolas e recursos ambientais;
  • Aumenta o aproveitamento do uso do solo;
  • Facilita o monitoramento da lavoura;
  • Reduz os custos de produção;
  • Permite que o processo de plantio seja orientado por dados;
  • Mantém um registro histórico das safras e operações agrícolas, facilitando a identificação de problemas e desafios que devem ser solucionados.

Graças a esses benefícios, usar o mapa de semeadura durante o plantio ajuda o agricultor a evitar ou solucionar eventuais problemas característicos dessa etapa e ainda garantir uma produção de alta qualidade.

Leia também:  Aprenda o que é janela de plantio, como funciona e qual é o momento ideal para cultivar cada cultura

mapa-semeadura (6)Produtor acompanha o plantio de soja.

Quais informações são necessárias para criar um mapeamento de semeadura?

A criação de um mapa de semeadura depende da análise de diversos elementos. Somente com base nesse conjunto de dados é possível mapear as condições da área de plantio e definir os parâmetros que devem orientar o plantio. 

Para isso, o software utilizado por fazer esse mapeamento geralmente utiliza informações como: 

  • Dados sobre a análise do solo para a avaliar sua fertilidade e composição;
  • Dimensões da área de plantio;
  • Topografia do terreno, 
  • Condições climáticas da região de plantio;
  • Dados históricos sobre as culturas cultivadas e registro de pragas, doenças e plantas daninhas;
  • Informações sobre o rendimento das últimas colheitas;
  • Informações sobre a cultura, a variedade e a semente que o produtor deseja plantar;
  • Dados sobre o índice de vegetação (NDVI) para avaliar a produtividade da área de plantio.

Com base nessas informações, o software agrícola pode estimar a taxa de semeadura na área de plantio, entre outros dados importantes para garantir que o processo de plantio seja bem-sucedido. 

Após essa análise, os dados também podem ser representados graficamente, gerando o mapa de semeadura.

mapa-semeadura (1)Mapa de População - Plantio de soja - Embuchamento.

Como criar seu próprio mapa de semeadura?

A criação de um mapa de semeadura exige a integração e análise de diversos parâmetros, como os mencionados anteriormente. 

Apesar de parecer um processo complexo, com as ferramentas certas, o produtor pode fazer esse mapeamento de forma eficaz, garantindo a qualidade do cultivo.

Quer saber como fazer isso na prática? Siga as dicas abaixo e aprenda a criar seu próprio mapa de semeadura.

Escolha um software de gestão agrícola

O primeiro passo para criar qualquer mapa agrícola é definir qual ferramenta digital será utilizada para esse processo. Afinal, processar as informações e transformá-las em mapas e relatórios é uma tarefa que pode ser difícil e demorada se feita à mão. 

No caso da criação de mapas agrícolas, é fundamental que o produtor invista num software de gestão agrícola para agilizar e facilitar esse procedimento. 

Porém, antes de investir nesse tipo de programa, é importante que o produtor verifique quais são as suas funcionalidades, já que o número e eficiência dos recursos varia de acordo com a empresa desenvolvedora. 

Com o Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer, por exemplo, o produtor pode integrar e analisar dados agronômicos de um jeito muito mais fácil. 

Graças ao recurso FieldView™ drive, o produtor pode gerar mapas de plantio de forma automática. Bastam alguns cliques e o próprio software processa e integra os dados sozinho

Depois disso, é só importar esses dados para o software da Climate FieldView™ para analisar e personalizar as informações do mapa.

Colete informações sobre a área de plantio 

O software de gestão agrícola só poderá gerar um mapa se o usuário inserir as informações certas no seu sistema. Quais informações? Aquelas referentes à área de plantio. 

No caso do mapa de semeadura, resultados da análise do solo, topografia do terreno, imagens de satélite, dados obtidos por drones e sensores, entre outras informações, devem ser adicionadas no painel digital do software. 

Para isso, o produtor também pode utilizar o FieldView™ Drive, por exemplo, dispositivo capaz de coletar tanto os dados de campo quanto aqueles coletados pelo maquinário. 

Defina as culturas que você quer cultivar 

O próximo passo é definir a cultura que será plantada. Também é importante obter informações sobre a variedade, as sementes que serão cultivadas, o espaçamento ideal entre as linhas, a área de plantio, entre outros parâmetros que influenciam na semeadura. 

Todas essas informações devem ser inseridas no software, que vai integrá-las com ou outros dados para criar o mapa. 

Crie o mapa

O passo a passo específico para a criação do mapa de semeadura depende do software utilizado para essa função. Com o Climate FieldView™, por exemplo, à medida que o agricultor adiciona os dados sobre a lavoura, o próprio software gera automaticamente o mapa de plantio. 

Esse mapa pode contar com diversos layers ou camadas de informações, sendo que o produtor pode acessar esses layers separadamente, facilitando a visualização das informações. 

Além disso, o produtor também pode usar os recursos FieldView™ para talhões específicos, adicionar marcações georreferenciadas em pontos de interesse nos mapas, selecionar áreas, entre outras funcionalidades. 

A plataforma do Climate FieldView™ também pode utilizar todos esses dados para elaborar prescrições de sementes e fertilizantes em taxa variável e relatórios, materiais fundamentais para orientar as tomadas de decisão do produtor.

mapa-semeadura (3)Case falha de plantio.

Utilize o mapa de semeadura para melhorar suas estratégias de plantio!

O mapeamento da semeadura é resultado da integração e análise de diversos dados agronômicos que influenciam no sucesso do plantio. 

Além de organizar essas informações, o mapa é uma representação visual de tudo isso e ainda reúne dados resultantes da análise de todos esses parâmetros, como a prescrição de sementes em taxa variável. 

Graças a essas características, o produtor tem mais facilidade para interpretar e utilizar os dados do mapa para orientar decisões estratégicas sobre a lavoura. 

Assim, ele pode utilizar essa ferramenta para maximizar sua produção, aumentar sua produtividade e melhorar a rentabilidade da lavoura.

Vale lembrar que a tecnologia é fundamental no processo de coleta de dados e criação do mapa. Por isso, é essencial que o produtor conte com a ajuda de um software capaz de analisar e integrar informações agronômicas numa única plataforma. 

Com o Climate FieldView™, o produtor tem acesso aos recursos necessários não só para criar o mapa de semeadura, mas também para gerenciar e monitorar todas as operações da fazenda. 

Assim, garantir um plantio bem-sucedido é muito mais fácil. Quer saber mais sobre essa plataforma digital? Agende uma demonstração gratuita e veja como o Climate FieldView™ pode te ajudar na prática!

Leia também: Aprenda como fazer o preparo de solo para plantio

Aprenda como criar uma Prescrição de Sementes personalizada no FieldView™

 

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas