Passo a passo de como realizar corretamente a identificação de plantas daninhas

Por Equipe FieldView™ em 11/11/2022 11:35:40

O agricultor pode utilizar diferentes ferramentas para identificar plantas daninhas da fazenda, sendo que as opções mais eficientes podem ser acessadas diretamente do celular.

identificar-plantas-daninhas (6)Daninha cresce entre as plantas de milho.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A identificação de plantas daninhas é o primeiro passo para evitar os problemas causados pela infestação dessas espécies na lavoura.

Afinal, a adoção de estratégias de manejo eficientes para eliminar essas plantas depende da sua identificação correta.

Caso contrário, você pode desperdiçar recursos e até piorar o problema por utilizar uma estratégia inadequada. O problema é que existem diversas espécies de plantas daninhas registradas.

Por isso, para conseguir identificar a erva corretamente, você precisa de algum material de consulta, como manuais da Embrapa, livros de identificação botânica e aplicativos.

Dessas opções, os aplicativos se destacam como a alternativa mais prática e rápida de identificação.

Combinando o uso desse app com uma plataforma de gestão agrícola, identificar e eliminar as plantas daninhas da sua lavoura será muito mais fácil.

Boa leitura!

+++

Além de ser referência quando o assunto é produção agrícola, o Brasil também se destaca por apresentar uma grande variedade de solos, ecossistemas e condições edafoclimáticas.

Como resultado desse conjunto de características, as plantas daninhas também encontram condições favoráveis para afetar lavouras localizadas em diferentes partes do país.

Caso essas ervas daninhas não sejam eliminadas rapidamente, você pode enfrentar vários problemas na ao longo da safra.

Para isso, você precisa identificar plantas daninhas e espécies invasoras corretamente, já que essa informação é essencial para a implementação de uma estratégia de manejo adequada.

O problema é que muitos agricultores não sabem como fazer essa identificação da forma correta.

Por isso, neste artigo você vai entender qual a importância desse procedimento e ainda vai conferir algumas dicas para facilitar esse processo.

Vamos lá?

identificar-plantas-daninhas (1)Planta daninha em soja.

Qual a importância da identificação de plantas daninhas?

Se você não quer ter surpresas desagradáveis com os resultados da sua lavoura, então é bom começar a identificar as plantas daninhas que aparecem na sua fazenda.

Afinal, a depender da espécie, a infestação de plantas daninhas é capaz de reduzir drasticamente a produtividade da safra.

Isso ocorre principalmente porque as ervas daninhas competem com a cultura cultivada na lavoura por água e nutrientes.

Essa competição reduz os recursos disponíveis para a planta cultivada, comprometendo seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

Além disso, é importante lembrar que muitas plantas daninhas também atuam como hospedeiras de pragas e doenças que atingem a lavoura.

Como consequência, a qualidade e volume de grãos produzidos também podem sofrer uma queda.

Por isso, em casos extremos de infestação, a presença de plantas daninhas pode inviabilizar a exploração agrícola, provocando a queda do seu valor comercial da sua fazenda.

Para evitar todos esses problemas, a única saída é investir no manejo correto dessas ervas daninhas.

Mas como você vai aplicar o tratamento adequado sem saber qual é a planta e qual a sua distribuição na lavoura?

Por isso, o primeiro passo para evitar que os problemas provocados pelas plantas daninhas atinjam sua lavoura é investir na identificação correta dessas ervas.

E quando falamos em identificação, não nos referimos apenas a encontrar a erva invasora na lavoura e entender sua distribuição espacial.

Na verdade, estamos falando do processo de identificar qual a espécie da planta daninha.

Afinal, essa informação é fundamental para entender o comportamento da erva na lavoura, quais problemas ela pode causar e quais são os métodos de manejo mais adequados para eliminá-las da sua fazenda.

Então, lembre-se: o manejo adequado da planta daninha depende da sua identificação correta.

Veja também: Monitoramento de doenças na lavoura: como a tecnologia pode ajudar

Quais plantas daninhas são mais comuns no Brasil?

No Brasil, algumas plantas daninhas se comportam de maneira especialmente agressiva a depender da cultura cultivada.

Para exemplificar isso, nos próximos tópicos vamos te apresentar algumas das principais espécies daninhas que prejudicam as lavouras brasileiras.

Apaga fogo (Alternanthera ficoidea)

Planta anual ou perene, nativa do Brasil e que se reproduz por enraizamento dos nós em contato com o solo.

Pode ocorrer em várias culturas, principalmente soja, cana de açúcar, milho, arroz e algodão.

Caruru (Amaranthus viridis)

identificar-plantas-daninhas (4)Caruru - Amaranthus

Planta de ciclo anual que se reproduz por semente e que também pode ser utilizada como PANC (Planta alimentícia não convencional).

Pode reduzir em até 80% o rendimento das culturas de milho e soja. Além disso, também pode prejudicar as culturas da cana-de-açúcar, milho, arroz, café, algodão e citros.

Buva (Conyza spp.)

No Brasil, as espécies Conyza bonariensis e C. canadensis são as mais problemáticas. Seus biótipos são resistentes ao herbicida Glyphosate.

Essas espécies são identificadas com mais frequência nas lavouras de feijão, soja, girassol, cana de açúcar, algodão, arroz e pastagens.

Tiririca (Cyperus haspan)

Considerada uma das plantas daninhas mais agressivas do mundo, essa planta não só compete por alimentos, mas também possui efeito alelopático e é hospedeira de fungos e nematóides.

Pode atingir várias culturas, sendo mais nocivas às culturas de arroz, algodão, milho, feijão, cana-de-açúcar e hortaliças. Também afeta a soja, o café, as pastagens e diferentes espécies de frutas.

Corda de viola (Ipomoea acuminata)

identificar-plantas-daninhas (5)Corda de viola - Ipomea

Essa trepadeira de ciclo anual prejudica a colheita mecânica nas lavouras de cereais, como soja, arroz, milho e trigo.

Além disso, ela também pode afetar as culturas de cana de açúcar e pastagens. Vale lembrar que a corda de viola é especialmente prejudicial às lavouras localizadas nas Regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul.

Guanxuma (Sida glaziovii)

A guanxuma é uma planta anual ou perene encontrada principalmente nas culturas de cereais cultivadas no sistema de plantio direto. Porém, provoca mais prejuízos em pomares, cafezais, plantação de eucalipto e na cultura de cana de açúcar.

Capim amargoso (Digitaria insularis)

identificar-plantas-daninhas (3)Capim amargoso.

Considerada uma das plantas daninhas mais prejudiciais ao cultivo da soja, o capim amargoso se destaca por ser resistente ao glifosato.

Além disso, ele pode reduzir o valor do pasto, já que a planta não é consumida pelos rebanhos. Além da soja e das pastagens, também afeta as culturas de algodão, alho, cana de açúcar, cacau e milho.

Leia também: Falha no controle de capim amargoso traz prejuízo de R$59.200,00 em área de soja

identificar-plantas-daninhas (2)Imagens de satélite ajudam o produtor a identificar áras com presença de daninhas.

3 dicas para identificar plantas daninhas na sua fazenda

Além das plantas acima, você pode se deparar com outras ervas daninhas na sua lavoura.   Para identificar cada uma delas, você precisa ter alguma ferramenta de consulta e análise à disposição.

Pensando nisso, confira abaixo 3 dicas de recursos que podem facilitar o seu trabalho de identificação de plantas daninhas.

1. Consulte os manuais de identificação de plantas daninhas da Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das fontes mais confiáveis de informações sobre o manejo de plantas daninhas.

Além de investir na pesquisa desse tema, a instituição também produz manuais de identificação de plantas daninhas na cultura da soja e da cana de açúcar.

Nos dois casos, os documentos podem ser acessados de forma gratuita no site da Embrapa.

2. Invista em livros de identificação botânica

Se você precisa de um material confiável e completo para identificar plantas daninhas que afetam outras culturas além da soja e da cana de açúcar, o ideal é investir em livros de identificação botânica produzidos por especialistas da área.

Nesse cenário, o Manual de Identificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional é considerado uma das principais referências da área.

Ele foi escrito pelo engenheiro agrônomo Henri Lorenzi, um dos principais especialistas em identificação de plantas do país.

Por isso, além de descrever cada espécie, seu manual separa essas plantas por família e informa quais as melhores medidas de controle químico para cada uma delas.

Além disso, você encontra fotos detalhadas de cada planta, facilitando sua identificação.

3. Aproveite a facilidade dos aplicativos

identificar-plantas-daninhas (1)Mapas do Diagnóstico FieldView ajudam a identificar áreas que tiveram menor desenvolvimento por conta da infestação de daninhas.

Apesar dos livros e manuais facilitarem a identificação das plantas daninhas, eles não agilizam o processo.

Afinal, é necessário avaliar diversas características, comparar informações e até coletar uma amostra da planta para identificar corretamente.

Além disso, se você não é um especialista na área, como agrônomo, biólogo ou engenheiro florestal, esse processo pode ser ainda mais lento. Afinal, você não está familiarizado com os termos técnicos utilizados nessas publicações.

Diante dessa dificuldade e da necessidade de identificação precoce das plantas daninhas, várias empresas investiram no desenvolvimento de aplicativos para essa finalidade.

Assim, ao invés de gastar horas ou dias tentando desvendar qual erva daninha foi encontrada na sua lavoura, você pode simplesmente instalar um app no seu smartphone.

Depois disso, é só submeter uma imagem da planta e deixar o app fazer todo o trabalho de análise e identificação vegetal.

Existem várias opções disponíveis no mercado, como o Adama Alvo, PlantNet Identificação de plantas, Weed ID, WeedApp Nufarm, entre outros.  

Porém, a maioria faz apenas a identificação das espécies e não recomenda medidas de controle personalizadas para a sua fazenda.

Por isso, se você quer uma solução mais eficiente e completa, você pode usar esses apps em associação com a plataforma digital Climate FieldView™.

Essa plataforma pode ser instalada como aplicativo no seu celular ou tablet, permitindo que você faça anotações e registre fotos das plantas daninhas registradas em cada talhão.

Além disso, ela produz diferentes tipos de mapas de agricultura, relatórios e ainda permite o monitoramento em tempo real da fazenda.

Com esses recursos, além de identificar, você consegue traçar e aplicar estratégias de manejo de plantas daninhas de forma localizada e eficiente.

Seguindo essas dicas, identificar e eliminar esse problema será muito mais fácil.

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas