Redução de 60% de herbicidas no manejo de buva! Agricultura digital apoia na tomada de decisão.

Por Equipe FieldView™ em 22/09/2021 10:03:05

Conheça a história de Patrícia Faria, gerente técnica do Grupo Sementes Vitória em Rio Verde - GO, que utilizou a agricultura 4.0 para identificar e mensurar as regiões da fazenda que foram infestadas por buva

 

use case buva

A gestão da fazenda pode ser mais assertiva com plataformas de agricultura digital 

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

 

Dados concretos sempre fazem diferença na hora de tomar decisões mais assertivas na gestão da fazenda. Com o apoio da agricultura digital, Patrícia Faria, gerente técnica da Sementes Vitória, pôde constatar o local exato e o tamanho da infestação de buva nos seus talhões.  

Após mapear a aplicação de herbicidas, coletar dados de seus pulverizadores e estar com todos os dados em mãos, Patricia descobriu o tamanho da infestação em seu talhão e mais do que isso, conseguiu identificar 2 pontos que foram fundamentais para sua tomada de decisão em continuar utilizando ferramentas digitais em seus campos: a economia de insumos e recursos.

  • 60% no volume de herbicidas
  • 30% na quantidade de água utilizada por hectare. 

Se quiser saber qual plataforma ela usou e como esse resultado foi possível, dá uma espiadinha no texto completo.

Boa leitura!

+++

Se você já sofreu com a infestação de buva (Conyza spp) em alguma parte do talhão, sabe que essa planta daninha só traz dores de cabeça e prejuízos. Na lavoura de soja, a presença de 2,7 plantas/m² pode significar a perda de até 50% da produtividade, de acordo com a Embrapa!

Mas você sabe como a agricultura digital pode te auxiliar no manejo dessa planta daninha e na gestão da fazenda? Você pode descobrir na história de sucesso de Patrícia Faria, engenheira agrônoma em Rio Verde, Goiás.

+ LEIA MAIS: 90 sacas/ha: soja produz mais após manejo assertivo de nematóides

 

buva use case

Infestação de buva pode causar 50% de perda na produtividade da soja.(Créditos: Embrapa)

 

Agricultura digital como aliada na tomada de decisão e qualidade de dados

Sendo um problema recorrente, um dos talhões de grande importância do Grupo Sementes Vitória em Rio Verde - GO, estava infestado de buva.

O grupo decidiu então testar um sistema de monitoramento do mercado que identifica a quantidade e a localização exata de plantas daninhas no talhão e com base nisso, gera uma prescrição de aplicação. 

 

Nova call to action

 

Como o sistema que Patrícia queria testar era novo, ela optou por utilizar a plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView​​™, para mapear a pulverização e verificar a eficiência da aplicação do herbicida, de acordo com a prescrição recomendada, podendo mensurar posteriormente os resultados. 

 

mapa use case buva

Mapa da pulverização da buva feita com o FieldView™

 

Com o FieldView™ Drive acoplado ao pulverizador, foi possível verificar onde a aplicação de herbicidas foi feita (do contrário só teriam o mapa de prescrição, não o mapa da aplicação em si), qual a quantidade de produto foi utilizada e comparar com o que eles teriam gasto sem esse novo sistema de monitoramento.

O mapa de prescrição indicou onde houve aplicação e, por meio do relatório de pulverização gerado pelo FieldView™, observou-se que apenas ⅓ da área do pivô precisou receber o produto. 

Na prática, isso representou uma economia de 68,2% de herbicidas, além de combustível, dado que a máquina não precisou entrar tantas vezes para aplicar, e ainda de ser uma prática muito mais sustentável por reduzir em 31,8% na quantidade de água usada por hectare durante a operação. 

 

use case buva mapa

Relatórios de pulverização gerados pelo FieldView

 

Patrícia ainda afirmou que ​​"o FieldView™ melhorou muito a qualidade da operação na fazenda, ele me dá uma segurança de saber o que está acontecendo no campo e avaliar meus investimentos. Não adianta você ter o melhor produto e não atingir o alvo: o investimento foi errado, vai deixar parte da área ser descoberta e a planta vai ficar desprotegida"

 

+ ASSISTA: Histórias de Sucesso - Ep. 2 | Economia de Insumos com os dados FieldView™️

 

Gostou de saber como o FieldView™ é um importante aliado na economia de produtos e recursos financeiros? Neste caso, podemos observar que, com a agricultura digital, foi possível realizar um manejo mais sustentável e dados que comprovam a assertividade da decisão! 

Para otimizar seus resultados, você pode até utilizar a ferramenta de prescrições de taxa variável de sementes. Conheça mais!

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

 

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas