Veja como a tecnologia pode te ajudar na definição das áreas da safrinha

Por Paula Torresan, gerente de transferência de conhecimento, Bayer em 07/02/2020 12:41:44

Plantado após a colheita da soja, o milho segunda safra, conhecido como milho safrinha, é de suma importância para as contas do produtor rural. Com o crescimento da população mundial e de consumidores mais exigentes, a demanda externa pelos alimentos brasileiros aumentou de tal forma que a produção de milho safrinha do país saltou 226% em apenas 10 anos, de 22,4 milhões para 73 milhões de toneladas, segundo a série histórica da Conab.

Software de agricultura digital na safrinha

Agricultura Digital 4.0 - Conheça as tecnologias

Para ter uma produção maior e que suprisse o apetite dos demais países, foi necessária uma evolução em termos de produtividade. Nesse aspecto, o uso da Agricultura Digital 4.0 com softwares para gestão agrícola, plataformas e dispositivos que vão desde a gestão das propriedades ao acompanhamento da produção, tem sido fundamental para ter uma safra mais produtiva e que supra as exigências. Para tal, foi necessária uma evolução da produtividade e da tecnologia.

Parte fundamental desse processo de definição de safrinha é o produtor. O olhar minucioso em cada etapa do plantio, como a identificação de áreas de maior produtividade, talhões com deficiência de nutrientes e a aplicação na quantidade adequada de fertilizantes e defensivos, faz muita diferença. Isso possibilita a economia de  insumos, resulta em uma boa fertilidade do solo e em mais sacas por hectare ao final da safra.

No entanto, você sabe o que deve ser considerado em cada uma dessas etapas? Aqui vai algumas dicas:

Histórico de produtividade

É interessante observar alguns aspectos na hora de preparar o plantio, e estar de olho no histórico de produtividade é um dos pontos chave da produção. Se a área analisada não obteve o retorno esperado ou foi produzida uma quantidade de sacas abaixo da média de anos anteriores, é preciso ficar atento.

Um ponto crítico é ter em mente os aprendizados sobre a performance dos híbridos escolhidos para cada área da lavoura, bem como o manejo realizado durante o período em que a cultura esteve no campo. Ter conhecimento sobre quais decisões a utilização de defensivos pode acarretar em uma produção é outro aspecto essencial.

plantacao-safrinha

Além disso, pode ser que a compactação de solo, devido ao uso do maquinário de maneira inadequada, e problemas com chuvas ou seca em excesso, tenham retirado mais nutrientes do que o desejado. Se tudo isso for confirmado, é hora de fazer a correção!

Saiba mais: Como a ciência de dados pode potencializar o monitoramento da fazenda

Áreas de fertilidade

A fertilidade da fazenda é outro ponto muito importante para o produtor. No caso de solos arenosos, aquele em que o teor de argila é de 35% ou menor, é indicado alternar o cultivo da segunda safra com plantas de cobertura para manter os nutrientes no solo. 

Um solo fértil ajuda na retenção de argila e fornece nutrientes às plantas, o que pode resultar em uma maior produtividade. Em rotação ao milho safrinha, pode se plantar, por exemplo, capim braquiária, crotalárias, sorgo e aveia branca, entre outras - a cultura pode variar de acordo com a região e a temperatura.

Outro ponto a ser analisado é o nível de acidez daquele talhão. Por exemplo: se o nível de alumínio for muito elevado, pode ocasionar prejuízo à fertilidade daquela área. Com isso, é necessário técnicas de correção do solo. Uma das mais conhecidas é a calagem, onde é adicionado calcário para diminuir o nível de acidez.

Todo esse processo pode ajudar a deixar o solo mais produtivo e preparado para a safra.

 

Nova call to action

 

Manchas e imagens por satélite

No mundo da agricultura 4.0, é importante que cada etapa da produção seja realizada com excelência. Para tanto, ferramentas de agricultura digital se tornaram fundamentais no acompanhamento do desenvolvimento da safra e eventuais entraves. Com Diagnóstico FieldView™, o produtor pode identificar problemas e adotar estratégias para não ter ou diminuir possíveis prejuízos.

Imagine a seguinte situação: ao analisar o histórico da área, através de mapas de solo e dados de produtividade de safrinhas anteriores, o produtor notou uma mancha vermelha recorrente. O mesmo alerta se repetia em outro talhão, onde, por vários anos, foi realizada a aplicação de herbicidas, dada a presença de plantas daninhas.

Esse é um momento de atenção! O borrão escuro pode indicar algum problema maior, ou mesmo uma apontar uma menor produtividade daquela região. Nesse caso, com o auxílio da plataforma de agricultura digital FieldView™, é possível dividir aquele talhão em algumas microáreas para uma análise mais aprofundada. 

Essa apuração precisa de informações é possível por meio da combinação de algoritmos e imagens de satélite, em que é possível, por exemplo, gerar um mapa do desenvolvimento vegetativo com qualidade. Isso é feito por meio do uso de tecnologias de Big Data, onde a ferramenta analisa imagens e dados de inúmeros pontos da fazenda.

Com esses dados em mãos, o produtor pode discutir a melhor estratégia a ser adotada na definição das áreas de safrinha, bem como realizar as correções nos talhões em que, porventura, se tenha uma expectativa de produtividade média menor na próxima safra, considerando os fatores já citados.

Confira também: Como a inteligência artificial melhora a qualidade dos mapas de satélite

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas