Saiba como e quando fazer a calibração do pulverizador

Por Equipe FieldView™ em 11/10/2022 11:30:57

A regulagem do pulverizador agrícola é essencial para evitar desperdícios, reduzir custos e tornar a aplicação de defensivos mais eficiente.

calibracao-pulverizador (3)Pulverização de defensivos agrícolas.

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A calibração do pulverizador é um processo cujo objetivo é otimizar a aplicação dos defensivos agrícolas. 

O ideal é que esse procedimento seja feito após a regulação da máquina e antes do início da pulverização. 

Dessa forma, o produtor descobre o volume de calda exata que deve ser preparado para essa finalidade, evitando desperdício e reduzindo custos de produção, entre outras vantagens.

Para isso, o agricultor pode aplicar diversas metodologias. O método de calibragem de pulverizador da Embrapa, por exemplo, conta com 7 passos, incluindo cálculos essenciais para definir o volume de calda aplicado. 

Porém, o agricultor também pode utilizar aplicativos e softwares de gestão para facilitar a calibração e regulagem do pulverizador agrícola e tornar a aplicação de defensivos bem mais eficaz.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre esse assunto.

Boa leitura!

+++

A pulverização de defensivos agrícolas é uma etapa crucial para garantir a segurança fitossanitária da lavoura, evitando o ataque de pragas e doenças. 

Embora esse processo seja importante, a maioria dos produtores ainda tem pouco conhecimento sobre as boas práticas necessárias para garantir o sucesso dessa etapa. 

Como resultado, além de desperdiçar produto, o agricultor aumenta os custos de produção e reduz a eficácia da aplicação. 

Para evitar esse problema, é fundamental investir na calibração correta do pulverizador. 

Quer saber como fazer esse procedimento e quais são suas vantagens?

Acompanhe os próximos tópicos! 

O que é a calibração do pulverizador?

A calibração do pulverizador é um procedimento que visa ajustar a máquina para que a aplicação dos defensivos agrícolas ocorra de acordo com as necessidades da produção. 

Para isso, é necessário fazer alguns testes e cálculos que permitam a definição do volume da aplicação de defensivos e da quantidade de produto utilizado neste processo. 

Como resultado, além de tornar o tratamento fitossanitário mais efetivo, a calibração otimiza o uso de defensivos, evita o desperdício e ainda reduz os custos de produção.

calibracao-pulverizador (2)Pulverização de inseticidas

Calibração x regulagem: entenda a diferença

Apesar da importância desse procedimento para o sucesso do controle de pragas e doenças, muitos produtores ainda negligenciam a calibração dos pulverizadores. 

Geralmente, essa negligência é resultado da falta de conhecimento técnico sobre o assunto, que leva os agricultores a acreditarem que regulação e calibração da máquina se referem a procedimentos iguais. 

Mas, isso é um equívoco.

Conforme explicado anteriormente, a calibração se refere ao processo de ajuste fino da máquina, para que ela atenda as necessidades estimadas para o solo e para a cultura. 

Uma das etapas desse processo é fazer o diagnóstico do estado das pontas, por exemplo.

Por outro lado, a regulagem do pulverizador é um procedimento mais amplo.  Ela se refere ao preparo do pulverizador como um todo para iniciar seu funcionamento. 

Por esse motivo, a regulagem inclui desde a checagem do tanque de abastecimento e das marchas do trator, até a escolha dos bicos de aplicação.

Além disso, fazer essa regulagem permite a definição da direção dos jatos de gotas, a altura de pulverização, a pressão dos bicos, os filtros e a manutenção geral da máquina. 

Leia Também: Saiba como fazer a  manutenção do pulverizador e qual a sua importância

Quando deve ser feita a calibragem do pulverizador agrícola?

O ideal é que a calibração seja feita sempre depois da regulagem do pulverizador, especialmente se a máquina for utilizada para aplicar defensivos na cultura e região diferente do seu uso anterior. 

Além disso, esse procedimento deve ser feito antes do início dos trabalhos de aplicação de defensivos na lavoura. 

Por isso, é fundamental que o produtor faça o monitoramento de pragas, organize seu cronograma de trabalho e certifique-se de agendar a regulação e calibragem do pulverizador antes de colocar as máquinas em campo.

Leia também: Controle de Pragas na lavoura e a qualidade da pulverização

Nova call to action

Qual a importância da calibração correta do pulverizador?

Além de otimizar a deposição de defensivos no alvo desejado, o produtor que investe na calibração correta dos pulverizadores obtém os seguintes benefícios: 

  • Permite a confirmação do volume de calda necessário para que a aplicação de defensivos seja feita na quantidade e no local correto; 
  • Evita o desperdício de defensivos agrícolas, já que reduz o número de aplicações e torna o processo mais preciso;
  • Aumenta a eficiência do controle de pragas e doenças;
  • Reduz os custos de produção;
  • Diminui o risco de contaminação do solo e dos recursos hídricos, tornando a produção mais sustentável;
  • Aumenta a qualidade e reduz as chances de contaminação dos produtos agrícolas fornecidos para a agroindústria e para o consumidor;
  • Aumenta a segurança dos trabalhadores rurais durante a aplicação do produto.

Leia mais: Entenda como fazer a regulagem de plantadeira de grãos

Como fazer a calibração do pulverizador agrícola?

Existem várias metodologias que podem ser utilizadas para fazer a calibração do pulverizador. 

Uma dessas metodologias foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e é composta por 7 passos. 

Confira esse passo a passo abaixo.

1- Observe o grau de deposição de gotas 

O grau de deposição das gotas de defensivo pulverizadas é influenciado pela vazão do bico e pela pressão de trabalho, que devem ser testados com diferentes velocidades de aplicação. 

Dessa forma, o produtor vai descobrir qual o grau de deposição necessário para que a cobertura pulverizada dê o resultado esperado.

Para isso, é necessário fazer alguns testes adicionando um corante na calda de pulverização, como o azul de toluidina ou azul mercúrio de bromofenol. 

Em seguida, basta aplicar a solução nas folhas das plantas ou em alvos artificiais de papel comum, distribuídos em diferentes regiões da planta, de preferência onde as pragas e doenças são registrados. 

Depois disso, é hora de observar. Como o corante modifica a aparência da folha, ele também indica qual o nível de aplicação é necessário para que a planta absorva o produto e fique protegida. 

Vale lembrar que não é necessário molhar as folhas até alcançar o ponto de escorrimento, já que isso promove o desperdício. 

2- Analise a vazão do equipamento 

O próximo passo é avaliar a vazão dos pulverizadores. Isso pode ser feito de duas formas: por meio do método direto ou indireto.

No método direto, basta pulverizar a lavoura ou um espaço aberto durante um minuto e coletar o líquido pulverizado nesse período. 

Depois disso, é só medir esse líquido com um recipiente volumétrico de precisão, como provetas. 

Como esses recipientes geralmente são caros, o agricultor pode usar o método indireto. Neste método, é necessário adicionar um volume de calda dentro do tanque do pulverizador. 

Em seguida, o equipamento deve ser ligado e o líquido deve ser pulverizado até o final. Enquanto isso, o tempo utilizado nessa operação deve ser cronometrado. 

calibracao-pulverizador (1)

Aplicação de pulverização em citros.

3- Avalie a velocidade de deslocamento 

Como o pulverizador deve se deslocar ao longo da lavoura, sua velocidade também influencia na aplicação do defensivo. Por isso, ela também deve ser considerada durante a calibração.

Para avaliar esse parâmetro, basta fazer um teste. Leve o trator com o pulverizador para uma área aberta e percorra uma distância de 50 metros numa velocidade constante. 

O ideal é que esse percurso seja demarcado com antecedência para evitar erros. 

O produtor deve cronometrar o tempo necessário para que o trator percorra esse trecho. Depois disso, é só aplicar o valor encontrado na seguinte fórmula:

Velocidade de deslocamento (m/s) = 50/ tempo (segundos)

Para transformar o resultado em minutos, basta multiplicar esse valor por 60. Assim, a velocidade será expressa em metros/minuto.

4- Calcule a distância percorrida para pulverizar 1 hectare 

Primeiro, é necessário calcular o número de passadas que o pulverizador deve fazer. Considerando 1 ha como um quadrado de 100 m de lateral, o número de passadas pode ser encontrado a partir da seguinte equação:

Número de passadas = 100/faixa de aplicação do pulverizador (metros)

Depois disso, o valor encontrado é utilizado para calcular a distância percorrida para pulverizar 1 hectare por meio da seguinte fórmula:

Distância percorrida (m/ha) = Número de passadas x 100

5- Calcule o tempo necessário para pulverizar 1 hectare 

O cálculo do tempo necessário para pulverizar um hectare depende da distância percorrida e da velocidade de aplicação calculadas anteriormente. Basta utilizar esses valores na seguinte fórmula:

Tempo de aplicação (minutos/ha) = distância percorrida/ velocidade de aplicação 

6- Calcule o volume de calda necessário para 1 hectare 

Nesse caso, o cálculo do volume de calda depende dos dados de vazão do pulverizador e do tempo de aplicação encontrados anteriormente. Após encontrar esses valores, basta aplicá-los na seguinte fórmula:

Volume de calda (litros/ha) = Vazão do Pulverizador X Tempo de Pulverização 

7- Calcule o volume de defensivo que deve ser colocado no pulverizador 

Por fim, é necessário encontrar o valor do volume da calda por hectare, calculado anteriormente, e definir a taxa de aplicação desejada. 

Além disso, é fundamental conferir a recomendação de dosagem fornecida na embalagem do defensivo. Em seguida, é só aplicar esses dados na seguinte equação:

Volume de defensivo (L) = (Dose por hectare/ Volume de calda) x Taxa de aplicação desejada

calibracao-pulverizador (1)Drone pulverizando milho.

Tecnologia é aliada na calibração do pulverizador

Para tornar o processo de calibração mais fácil, hoje em dia, o produtor já pode utilizar aplicativos e softwares que auxiliam em todas as etapas de uso do pulverizador. 

Além disso, é importante que o produtor invista em recursos da Agricultura de Precisão e da Agricultura Digital para garantir que a aplicação de defensivos agrícolas seja feita com eficiência.

Com a Climate FieldView™, plataforma digital da Bayer, por exemplo, o agricultor consegue registrar todas as aplicações, gerar mapas de pulverizações e obter outros dados relevantes para aumentar a eficácia desse processo. 

Assim, é possível evitar falhas, melhorar a escolha dos defensivos e tornar as aplicações ainda mais eficientes. Acesse o site para conferir os detalhes de como essa solução pode ajudar na sua lavoura!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas