Conheça aplicativos para monitoramento de pragas e saiba por que você deve utilizar em sua lavoura

Por Equipe FieldView™ em 03/01/2022 15:28:06

Se o produtor não estiver atento, as pragas podem devorar a produtividade da lavoura desde as fases iniciais da cultura. Na agricultura moderna, a integração de plataformas de agricultura digital possibilita o monitoramento de pragas mais simples e ágil de cada talhão


Produtor usa tablet para fazer monitoramento de pragas na soja

Com dados acessados pelo tablet, produtor identifica infestação de praga na lavoura de soja

 

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Na agricultura moderna, os aplicativos para monitoramento de pragas, tornaram-se grandes aliados para o agricultor, uma vez que podem potencializar as boas práticas agrícolas realizadas no MIP (Manejo Integrado de Pragas), permitindo verificar com facilidade áreas mais suscetíveis às infestações e apoiar na tomada de decisão.

As análises são feitas por uma inteligência artificial, que compara dados dos talhões, como população expressiva de insetos; plantas com baixa densidade foliar; danos em diferentes partes da planta; e áreas de menor desenvolvimento.

Com o uso dos aplicativos na lavoura, o produtor pode minimizar o risco de perda da produtividade por conta da infestação de pragas, além de reduzir custos na pulverização e planejar melhor a aplicação de insumos.

Boa leitura!

+++

 

Cada vez mais, são descobertas novas maneiras de otimizar os processos da fazenda. Com a chegada da agricultura 5.0, as análises passaram a ser mais detalhadas, possibilitando transformar simples imagens de satélites em um poço de informações.

Você já ouviu falar em aplicativos para monitoramento de pragas? Eles vêm trazendo grandes resultados para as lavouras brasileiras. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo, e veja como essa tecnologia se destaca no agronegócio!

+ ESCUTE NOSSO PODCAST: Como a integração de plataformas digitais potencializa a produtividade no campo?

 

O que são pragas agrícolas?

Pragas agrícolas são organismos vivos invasores de lavouras que causam sérios danos à produção. Efetuar um bom manejo dessas infestações é um ponto crucial para manter um campo saudável. 

 

Aplicativos para monitoramento de pragas

Os aplicativos para monitoramento de pragas são grandes aliados do MIP (Manejo Integrado de Pragas) na agricultura moderna

Com eles, você facilmente mapeia as áreas mais suscetíveis às infestações, auxiliando-o nas tomadas de decisão.

As análises são feitas por uma inteligência artificial, que compara diferentes resultados, como:

  • População expressiva de insetos;
  • Plantas com baixa densidade foliar;
  • Danos em diferentes partes da planta;
  • Áreas de menor desenvolvimento.

Baseado na análise de dados, o aplicativo consegue apontar os verdadeiros focos de infestação e qual será a melhor tratativa para cada talhão.

Com importância cada vez maior na agricultura brasileira, as tecnologias digitais no campo ganham apoio inclusive de órgãos públicos. Em 2021, o diretor de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, afirmou que o MAPA pretende criar um aplicativo específico para monitoramento de pragas.

Este anúncio reforça o bom desempenho dos softwares para agricultura na gestão das fazendas, inclusive no manejo das pragas - um problema que, se não for enfrentado com eficácia, pode trazer muitos prejuízos a qualquer lavoura.

+ LEIA: A qualidade dos mapas de satélite aprimorada pelo uso da inteligência artificial



Lagarta Spodoptera frugiperda devora a planta de milho

Lagarta Spodoptera frugiperda devora a planta de milho: com o apoio de diferentes aplicativos, é possível apontar focos de infestação e tomar medidas de controle

 

Como funciona o aplicativo para monitoramento de pragas?

Caminhando pelos talhões, com o uso de um aplicativo para monitoramento de pragas, o profissional consegue registrar apontamentos e informações relevantes sobre a cultura, gerando dados para análises. É possível também tirar fotos das pragas presentes na lavoura para fornecer maiores detalhes.

O agricultor pode utilizar, por exemplo, o Farmbox, que é um aplicativo da Checkplant, que faz gratuitamente o monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas de forma georreferenciada, por meio de celulares. 

Com isso, o app gera um mapa de calor da infestação para cada talhão, facilitando as visitas ao campo e a análise de dados dos monitoramentos. Além disso, o Farmbox se integra à plataforma Climate FieldView™. Tudo em uma experiência bastante intuitiva para o produtor rural.

+ CONHEÇA: parceiros de plataforma que potencializarão sua gestão no campo

 

Qual a importância do uso de aplicativos na lavoura?

Minimizar o risco de perda de produtividade

Com os aplicativos de monitoramento de pragas é possível contatar as infestações em tempo hábil. Diminuindo o tempo de ação dos insetos, evitando maiores perdas na produção. 

Reduzir custos na pulverização

Aplicar os produtos certos na área infestada evita com que o produtor tenha que pulverizar na lavoura toda. Isso faz com que os custos da aplicação diminuam, tornando a pulverização ainda mais viável economicamente. 

Planejamento de gastos com insumos

De acordo com os dados obtidos na lavoura, planeje os gastos para a aplicação de defensivos agrícolas em cada talhão. Esta medida proporciona uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.

 

Nova call to action

 

O que considerar ao escolher um aplicativo para monitoramento de pragas?

 

Imagens via satélite

As imagens via satélite são quase que obrigatórias hoje em dia, um aplicativo que te força andar a lavoura toda para acumular dados não é mais a melhor opção. Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial aponta os locais que constatam uma possível infestação a combater. 

Análise de biomassa

Um bom aplicativo para monitoramento de pragas deve também observar o índice vegetativo de cada talhão. Assim, coletando vários dados diferentes sobre a lavoura e apontando as áreas de desenvolvimento maior ou menor.

 

Agricultor usa o celular para monitorar o milharal

Agricultor usa o celular para monitorar o milharal: o software identifica áreas de baixo desenvolvimento vegetativo, o que pode ser indicativo da presença de pragas nos talhões

 

Alerta de novos indícios

A cada novo indício de baixo índice vegetativo, o aplicativo para monitoramento de pragas emite um alerta ao seu dispositivo em tempo real. Com isso, você analisa os problemas o mais rápido possível, acelerando a tomada de decisão.

Softwares inteligentes vieram para ajudar os humanos diretamente com a otimização da lavoura. Quem não recorre a esta tecnologia está desperdiçando potenciais lucros.

Você está buscando precisão e assertividade nas decisões de sua lavoura? Conheça o  aplicativo FieldView™ e otimize seus processos!

Aprenda como fazer Marcações Georreferenciadas no FieldView™

 

+ Acompanhe mais sobre este assunto nos artigos:

* Dados agronômicos: como o Big Data é usado no agronegócio?

* Como as tecnologias sustentáveis na agricultura devem mudar a vida no campo

* Nova Revolução Agrícola está em curso: a digitalização do campo

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas