Previsão do tempo na agricultura: soluções tecnológicas para a lavoura

Por Equipe FieldView™ em 09/04/2024 15:39:09

A previsão do tempo na agricultura gera dados meteorológicos personalizados para a fazenda, permitindo que o produtor defina estratégias de manejo com mais segurança e assertividade.

A lavoura em um tempo nubladoLavoura de soja - tempo de chuva

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

A previsão do tempo na agricultura é resultado da análise de dados meteorológicos coletados a partir de ferramentas da agricultura digital e da agricultura de precisão.

Com base nesses dados, o agricultor pode prever condições atmosféricas futuras e obter informações que o ajudam a definir estratégias importantes de manejo. 

Atividades como planejamento agrícola, manejo integrado de pragas e doenças, gestão de recursos hídricos, são influenciadas pelas condições climáticas. 

Essas estratégias devem ser baseadas em dados meteorológicos para que sua aplicação gere bons resultados. Para obter esses dados, o produtor pode utilizar diferentes tecnologias, como radares e estações meteorológicas. 

Além disso, ele precisa de um bom software de gestão agrícola para integrar e analisar essas informações. Dessa forma, elas podem ser convertidas em materiais úteis que auxiliam o produtor a maximizar a produção.

Boa leitura!

+++

A produção agrícola sempre esteve atrelada às condições climáticas. Isso porque fatores como temperatura, umidade, pluviosidade e radiação solar ainda influenciam no desenvolvimento das culturas. Para comprovar isso, basta conferir quais são as condições ideais para o plantio de soja, por exemplo. 

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cultura da soja exige que as temperaturas permaneçam entre 20°C e 30°C. Se a temperatura do solo ficar abaixo desse intervalo, a germinação e emergência da lavoura podem ser comprometidas.

Esse é apenas um exemplo de como um fator meteorológico, a temperatura, interfere no desenvolvimento de uma cultura. Com base nesse exemplo, é mais fácil entender que as decisões relacionadas ao manejo e as operações da fazenda são influenciadas pelo clima.

Portanto, saber antecipadamente o que pode ajudar ou atrapalhar o início do plantio e seu desenvolvimento é fundamental para o produtor gerenciar sua fazenda e maximize sua produção. E essas informações só podem ser obtidas com a ajuda da previsão do tempo na agricultura. 

Neste artigo, explicaremos como essa previsão funciona, por que ela é importante e como usar os dados meteorológicos para melhorar os resultados da lavoura.

O que é previsão de tempo na agricultura?

A previsão do tempo é resultado da análise de dados meteorológicos coletados a partir de instrumentos específicos, como estações meteorológicas, radares, radiossondas e satélites. 

Combinando esses dados com o processamento de equações matemáticas, facilitado por supercomputadores, é possível prever as condições atmosféricas de uma determinada região. 

O resultado dessa avaliação é utilizado na elaboração dos chamados boletins meteorológicos, divulgados para o público.

A previsão do tempo na agricultura segue essa mesma lógica. Os agricultores acompanham os dados meteorológicos para obter informações sobre variáveis como temperatura, umidade, vento, precipitação, radiação solar e outros fatores relevantes para o cultivo de plantas. 

Esses dados podem ser obtidos pelos boletins meteorológicos, divulgados por instituições como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 

Além desses boletins, os produtores também podem utilizar ferramentas da agricultura digital e da agricultura de precisão para acompanhar as condições meteorológicas apenas na região da fazenda. 

Na prática, esses recursos permitem o acesso a uma previsão do tempo personalizada, com informações mais detalhadas e precisas sobre as condições atmosféricas na região da lavoura. Esses dados auxiliam o agricultor a fazer um planejamento da lavoura mais assertivo e tomar decisões estratégicas de manejo com mais segurança.

Qual a importância da previsão do tempo na agricultura?

Lavoura de milho com o nascer do sol ao fundoRadiação solar é um dos fatores meteorológicos -  lavoura milho

As tecnologias agrícolas e inovações no campo têm transformado a produção da lavoura. Embora o avanço nessas áreas auxilie o agricultor a aumentar a produtividade da safra, alguns fatores que influenciam no desenvolvimento das plantas ainda não podem ser mudados. 

Esse é o caso das condições atmosféricas. Temperatura, volume de chuvas, nível de radiação solar, umidade, entre outros parâmetros meteorológicos continuam sendo determinantes nos resultados da lavoura. 

Um grande volume de chuvas, por exemplo, pode prejudicar o desenvolvimento de culturas como soja e milho. E em condições de estiagem ou geada, o produtor pode perder toda a lavoura, independente da variedade cultivada.

Até o ciclo de vida de pragas agrícolas e a incidência de doenças fúngicas que afetam a plantação são influenciados por esses fatores climáticos.

Para evitar esses problemas, o produtor precisa acompanhar os dados meteorológicos sobre a sua fazenda. Esse monitoramento é essencial para o agricultor entender quais fatores meteorológicos futuros poderão impactar a lavoura. 

Assim, ele pode tomar decisões informadas para otimizar o planejamento agrícola, entre outras estratégias de manejo necessárias para maximizar a produtividade.

Vale lembrar que a meteorologia agrícola também revela dados que ajudam o produtor a se preparar para minimizar os problemas causados por eventos climáticos extremos, como tempestades, geadas, secas e ondas de calor. 

Esses dados são ainda mais relevantes em períodos em que fenômenos como o El Niño e o La Niña estão em vigor, causando problemas que devem se agravar em função das mudanças climáticas.

Quais as tecnologias disponíveis para previsão do tempo na agricultura?

Essas são apenas algumas das ferramentas e tecnologias disponíveis para previsão do tempo na agricultura. 

Ao combinar várias fontes de dados e tecnologias, os agricultores podem obter previsões mais precisas e tomar decisões mais informadas para gerenciar suas operações agrícolas eficientemente. As ferramentas mais utilizadas para essa finalidade são:

  • Estações meteorológicas;
  • Radares meteorológicos;
  • Sistemas de informações geográficas (SIG);
  • Modelos de previsão do tempo, também conhecidos como modelos numéricos de previsão do tempo;
  • Equipamentos para medir a umidade do solo, como higrômetros, tensiômetros e sensores de condutividade elétrica;
  • Instrumentos para medir a radiação solar, como piranômetro e pireliômetro;
  • Softwares de gestão agrícola.

Quais estratégias de manejo agrícola são baseadas na previsão do tempo?

Ao utilizar as informações fornecidas pela previsão do tempo de forma eficaz, os agricultores podem tomar decisões mais seguras e melhorar a produtividade e a sustentabilidade de suas operações agrícolas.

Isso é possível porque essas informações podem ser utilizadas para orientar diferentes estratégias de manejo, tais como:

  • Escolha de cultivares resistentes às condições meteorológicas previstas para a região da fazenda;
  • Definição do momento ideal para o plantio e a colheita da lavoura;
  • Manejo dos sistemas de irrigação, que devem ser ajustados com a previsão de chuva, umidade do solo e demanda hídrica das culturas;
  • Planejamento da pulverização de defensivos, como fertilizantes e pesticidas, de acordo com as condições climáticas;
  • Estimativas de produtividade e da qualidade da safra;
  • Manejo integrado de pragas e doenças.

Como usar os dados meteorológicos na tomada de decisões agrícolas?

Mapa com as atualiações meterológicas Monitoramento climático - ferramenta de Radar Meteorológico

Não basta coletar as informações meteorológicas. Mais do que obter esses dados, o produtor deve ser capaz de processá-los e interpretá-los corretamente. 

Para fazer essa interpretação, o primeiro passo é integrar esses dados. Essa integração pode ser feita por meio de ferramentas como o Climate FieldView™, a plataforma de agricultura digital da Bayer. 

A plataforma utiliza ciências de dados e inteligência artificial para otimizar várias atividades que impactam na gestão da lavoura. Uma dessas atividades é a centralização e o armazenamento de dados agronômicos. 

Ao integrar essas informações em uma plataforma que permite o processamento dessas informações, os dados são convertidos em materiais ricos que orientam o produtor nas tomadas de decisões. 

Na plataforma FieldView™, esse processo pode ser feito com o auxílio do Diagnóstico FieldView™. Esse recurso permite a geração de mapas agrícolas de alta qualidade e precisão, que facilitam o monitoramento da fazenda e a identificação de problemas.

Além disso, a plataforma também oferece o Radar Meteorológico Fieldview™, que utiliza um algoritmo baseado em modelagem de dados estatísticos da IBM/Weather Company

Por isso, ele permite que o produtor acompanhe as previsões climáticas na área da fazenda para as próximas 6h, entre outras facilidades.

Combinando os dados do Radar Meteorológico com outras informações da lavoura, o produtor aumenta sua capacidade preditiva. Isso significa que ele tem acesso a informações mais precisas sobre fatores e eventos que influenciam no desenvolvimento da lavoura, inclusive o clima. 

Dessa forma, ele consegue saber com antecedência como as questões meteorológicas devem impactar a plantação e o que fazer para minimizar os riscos relacionados ao clima e otimizar a produtividade de suas operações agrícolas.

Quer obter dados meteorológicos mais precisos para melhorar o manejo da lavoura? Veja como Climate FieldView™ pode te ajudar nessa tarefa!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas