Uma boa gestão rural previne problemas, controla os custos e monitora melhor a produção; para otimizar esses processos, o produtor pode contar com o apoio da agricultura digital |
Aperfeiçoar a gestão agrícola para melhorar o processo de cultivo e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da lavoura, é uma prática que vem sendo feita há anos. A sociedade passou por diversas evoluções e, com o crescimento populacional, se tornou necessário o aumento na produção de alimentos.
Uma das atividades mais antigas desenvolvidas pela humanidade para suprir suas necessidades, é a agricultura. Cerca de 20.000 a.C, os primeiros grãos começaram a ser cultivados. Assim como essa evolução da agricultura na sociedade aconteceu, a gestão do agronegócio se tornou necessária para que os objetivos de produção sejam bem definidos e executados.
Cerca de 20.000 a.C, os primeiros grãos começaram a ser cultivados. Assim como essa evolução da agricultura na sociedade aconteceu, a gestão de negócios se tornou necessária para que os objetivos sejam bem definidos e executados.
A gestão agrícola é o processo de administrar uma propriedade rural visando otimizar todo o planejamento da produção agrícola. São métodos e estratégias para o negócio rural que envolvem desde o preparo do solo à colheita, gestão orçamentária, controle da frota e estoque, até a venda dos produtos.
Quando falamos em gestão agrícola, gerenciamento de fazenda ou gestão do agronegócio, tratamos da logística e das etapas do processo da produção rural até ao consumidor final.
Ela é diferente da administração, já que é focada em uma ótica ampla do negócio. O Brasil tem se tornado o principal produtor agrícola, e isso demanda processos bem estruturados e definidos através da gestão do negócio.
+ SAIBA MAIS: 03 pilares para uma gestão rural de sucesso
Atualmente, o país conta com diversas regiões que são compostas por fazendas de agricultura familiar. Mesmo os pequenos negócios, hoje, precisam de uma gestão de fazenda que auxilie em todas as etapas do processo de produção.
A função da gestão agrícola é controlar a produção, o fluxo de caixa, o estoque e a base de custos. Seguindo esses termos, você tem em mãos tudo o que precisa para que seu negócio seja lucrativo.
Além da lucratividade, um ponto essencial é a prevenção de problemas, bem como a sua resolução. Com isso, você vai evitar os riscos que tanto assustam os produtores. Entenda um pouco sobre cada etapa da gestão agrícola.
+ VEJA TAMBÉM: Qual é a participação do agronegócio no PIB brasileiro
Quando falamos em gestão, logo pensamos em como controlar de forma correta o fluxo de caixa. É necessário saber administrar esse setor, porque, com ele, é possível reduzir gastos desnecessários e tomar decisões seguras.
Aqui, você pode montar um fluxo no excel mesmo. Coloque em uma planilha tudo o que entra na fazenda e em outra tudo o que sai. Crie uma fórmula somatória para cada uma das colunas. Assim, você consegue ver quanto sobra ou quanto falta para fechar a conta.
Isso já vai ter dar uma boa noção de tudo o que você precisa ou economizar, ou investir mais… e por aí vai.
Em uma gestão de processos agrícolas, é preciso conhecer todos os custos que envolvem a produção agropecuária, saber tudo que entra e o que sai. Para ter um parâmetro sólido da somatória de despesas e o lucro obtido na produção.
As etapas da produção agrícola precisam ser bem estruturadas e definidas. É nessa hora que entra o gerenciamento de controle de produção. É preciso um planejamento em unanimidade de produção, análise de longo prazo e identificação de oportunidades na safra.
Diferentes tecnologias, como os drones, passaram a fazer parte da rotina do produtor rural
Para um excelente gerenciamento de fazenda são recomendados equipamentos e softwares de gestão agrícola qualificados para um melhor planejamento. Essas tecnologias como sensoriamento remoto e plataformas de gestão são essenciais para o agricultor aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Um eficiente controle de estoque, é necessário para ter conhecimento dos insumos precisos para a safra. Quais insumos têm, quais precisam comprar, validade dos produtos, quantidade, entre outros.
Todo insumo que envolve a produção agrícola deve estar cadastrado em estoque, para um maior controle. Esses materiais precisam ser armazenados com base nas necessidades de produção.
Além disso, compras desnecessárias com insumos que não serão utilizados na safra resultam na perda financeira.
Tudo isso é fundamental para se ter um controle melhor das operações e desenvolver estratégias para aperfeiçoar o desempenho da lavoura, de modo a gerenciar melhor cada etapa do processo produtivo, desde o plantio até a venda dos produtos.
Com uma boa gestão agrícola, você conseguirá ter uma dimensão de suas metas e como fazer para alcançar cada objetivo. Sem ela, as chances de sucesso podem cair.
Nos últimos anos, o Brasil se tornou o segundo maior exportador agrícola do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Por isso, colocar em prática a gestão agrícola é essencial para se manter no mercado.
Afinal, o setor agrícola tem crescido e está se tornando, cada vez, mais exigente em relação a produtos e processos.
CONFIRA TAMBÉM: 6 passos para o planejamento da safra e como a agricultura digital pode contribuir
Um bom planejamento evita que haja perda de dinheiro, pois haverá um melhor controle financeiro. Comece determinando com qual tipo de cultivo você deseja trabalhar, o tamanho da sua área de plantio e investimento necessário para cada etapa da produção.
Pesquise qual a porcentagem de retorno você terá vendendo esse produto. É fundamental ter metas bem elaboradas, para ser possível identificar se o que foi implementado atingiu as expectativas.
Isso gera mais liberdade para montar novas estratégias e impulsiona cada vez mais a empresa. Climate FieldViewTM é a tecnologia que auxilia o agricultor a produzir com maior qualidade e com mais produtividade. Ele te ajuda a tomar decisões mais assertivas, de modo que a produção seja maior por cada talhão.
FIQUE POR DENTRO: Como a agricultura digital ajuda na produtividade da lavoura
Uma das maiores questões a se atentar é com o cuidado ambiental. Além disso, produzir mais, na mesma área, utilizando menos recursos naturais e menos insumos, aplicar defensivos apenas onde é necessário
Isso implica em conhecer quais biológicos usar, produzir um plano de reflorestamento, garantir o maior aproveitamento possível de cada safra. Além disso, atentar para a alternância de plantio de diferentes espécies por talhão, fontes de energia renováveis, uso da tecnologia, entre outras ações que garantem a sustentabilidade a cada agronegócio.
Como explorar o potencial dos talhões através da análise de dados
Segundo dados do Sebrae, os avanços tecnológicos têm impactado de forma direta o agronegócio, de 2000 a 2017, anos em que a tecnologia agropecuária passou por diversas transformações; o crescimento da exportação foi de 244%.
Como consequência, ela trouxe vários benefícios aos produtores rurais. As ferramentas tecnológicas de gestão agrícola oferecem oportunidades para aumentar a produtividade e reduzir custos.
Com elas, é possível controlar os processos por meio de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrônicos e computadores. Os dados analíticos apresentam quais insumos comprar, a quantidade específica de cada um e ajudam a verificar a melhor opção de fornecedores.
Eles também servem para saber se o solo é propício para o plantio e qual é a melhor época de venda. Com isso, é possível aproveitar as ofertas do mercado, obter maiores lucros e diminuir a taxa de desperdício.
+ ENTENDA: Como Big Data é utilizado na agricultura?
FieldViewTM é a plataforma de agricultura digital da Bayer. Composta por serviços e soluções inovadoras baseadas em ciência de dados.
Apoia o produtor na integração de diferentes informações agronômicas e no gerenciamento de suas operações com mais eficiência durante toda a safra, permitindo agilidade e assertividade na tomada de decisão sobre seu manejo, otimizando seus resultados.
Hoje em dia, é essencial a utilização desse meio para se ter um melhor desempenho na produção. Com ele, é possível ter informações em tempo real e facilitar a garantia de excelência na tomada de decisões.
+ SAIBA MAIS: Confira como o Plano de Entrada do FieldViewTM pode contribuir com a sua lavoura
O produtor pode, por exemplo, acompanhar se a velocidade de plantio é a ideal para a população de sementes recomendada. Se houver falha, é possível parar o equipamento para ajustar
Esse time consegue te suportar mesmo remotamente e atende inclusive por WhatsApp, bem rápido e prático.
GOSTOU DOS NOSSOS BENEFÍCIOS? Adquira já o Plano Plus do FieldViewTM
O agronegócio necessita a cada dia mais de uma administração bem estruturada e fundada nos pilares da gestão de processos agrícolas.
Segundo dados da FAO, a estimativa é que em 2050 o Brasil seja o maior exportador rural do mundo, a fim de atender a demanda mundial por alimentação. Esse avanço acontece, principalmente, por conta da inserção da tecnologia digital no meio.
Os melhores resultados e produtividade asseguram o progresso. Toda essa evolução no agronegócio brasileiro demanda que os gestores rurais, cada dia mais, estejam antenados nas transformações que o setor vem passando.
Agora que já sabe um pouco mais sobre a gestão agrícola, dê o primeiro passo para o sucesso. Coloque-a em prática na sua lavoura e escolha os melhores parceiros para que seu negócio se torne ainda mais rentável!
Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você ?