Como funcionam as Prescrições em taxa variável do FieldView™️?

Por Equipe FieldView™ em 23/03/2021 18:15:05

Análise de imagens de satélite, algoritmos e definição de parâmetros para as operações da lavoura são algumas das ações que a ferramenta proporciona ao produtor

 

Pulverização soja

As Prescrições Manuais FieldViewTM permitem aplicar defensivos com maior assertividade na lavoura

 

Com o avanço da agricultura moderna, novas ferramentas começaram a surgir e apresentaram ao agricultor uma diversidade em opções para o gerenciamento dos seus insumos.

Esse é um dos benefícios da agricultura digital, que ajuda o agricultor a tomar decisões mais assertivas na gestão das operações da lavoura, possibilitando aumento de produtividade e, consequentemente, de rentabilidade.

Foi com esse objetivo que a Climate FieldViewTM - plataforma de agricultura digital da Bayer - desenvolveu a funcionalidade Prescrições FieldViewTM

Conheça, nesse artigo, como essa ferramenta otimiza os resultados do campo durante o plantio, a pulverização e a adubação e os dois tipos de prescrições disponibilizadas ao produtor: manuais e automatizadas.

 

ASSISTA A NOSSA LIVE NO YOUTUBE: Prescrições FieldView™

 

Tecnologia digital prescreve a quantidade ideal de insumos para cada parte do talhão

Antes de mais nada, é importante destacar que a funcionalidade Prescrições FieldViewTM possibilita ao agricultor considerar cada ponto de sua lavoura de modo único e de acordo com as suas especificidades. 

Isso porque cada talhão pode apresentar:

  • diferenças de relevo, 
  • tipo de solo, 
  • nível de fertilidade, 
  • manchas de compactação, 
  • dentre outros fatores. 

“E nem sempre é possível atuar sobre todos eles para conseguir uma produtividade homogênea”, destaca Matheus Salvador, gerente de Marketing de Produto para a América Latina da Climate FieldViewTM.

Por isso, considerar a variabilidade de cada área, usando insumos em taxas variáveis, pode ajudar a potencializar o retorno do produtor em relação aos investimentos realizados. 

 

Operação de pulverização no campoManualmente ou automaticamente, as Prescrições criam recomendações técnicas para diferentes operações da máquina 

 

Salvador explica que, com a funcionalidade Prescrições, é possível escolher as taxas de sementes, fertilizantes e defensivos que devem ser utilizadas no talhão, permitindo gerar uma prescrição de forma fácil e rápida. 

“As Prescrições são uma forma de o produtor, manualmente ou automaticamente, criar recomendações técnicas para a máquina (semeadora, pulverizador) realizar uma operação na lavoura.”

Dentro dessa funcionalidade, existem dois modelos de recomendação: Prescrições Manuais e Prescrições de Sementes FieldView™.

 

CONFIRA: Como a taxa variável revolucionou o conceito da aplicação de insumos nas lavouras brasileiras

 

Entenda a funcionalidade Prescrições Manuais de Defensivos e Fertilizantes 

As Prescrições Manuais de Defensivos e Fertilizantes oferecem recomendações para produtores de milho e soja

Nessa versão, fica a critério do agricultor inserir, manualmente, a dosagem e a quantidade de insumos que vai colocar em cada talhão. 

Mas a Climate FieldViewTM apoia na definição de parâmetros. Para isso, a plataforma usa como base diferentes dados agronômicos referentes às operações de sua propriedade, como de plantio, pulverização e colheita. 

 

Por do sol no campo

Ao analisar as camadas de dados da plataforma, é possível  definir, para cada ponto da lavoura, onde vale a pena prescrever mais ou menos insumos 

 

Nas Prescrições Manuais, o agricultor também pode utilizar as imagens de satélite do Diagnóstico FieldViewTM, que contribuem para o acompanhamento da performance dos talhões da fazenda, seja do ponto de vista de tendência produtiva e/ou desenvolvimento vegetativo.

“O produtor consegue, a partir de todas essas camadas de dados da plataforma, compreender as particularidades da área. Assim, tem condições de definir, para cada ponto, onde vale a pena investir mais ou menos insumos”, relata.

 

SAIBA MAIS: Plantio em taxa variável: é uma boa estratégia?

 

Conheça as Prescrições de Sementes FieldViewTM

A Climate FieldViewTM lançou no Brasil e na Argentina, em 2020, a versão beta das Prescrições de Sementes FieldViewTM, que é uma evolução da funcionalidade, mas é focada exclusivamente no plantio de híbridos de milho

“Elas são um estágio mais avançado das prescrições manuais”, destaca o gerente de Marketing de Produto. 

Nas Prescrições de Sementes FieldViewTM, também são usadas as camadas de dados disponíveis na plataforma, geradas nos diferentes manejos realizados ao longo da safra, como plantio, pulverização e colheita. 

Mas há uma diferença em relação à funcionalidade de Prescrições Manuais: é o algoritmo do FieldViewTM que analisa o potencial produtivo de cada parte do talhão e faz a recomendação.

 

CONFIRA TAMBÉM: Saiba como prescrições de insumos podem aumentar a produtividade da lavoura

 

Assim, ao invés de o agricultor escolher e colocar manualmente a quantidade de insumos, a própria plataforma faz isso por ele (processo automatizado), economizando tempo e ganhando em assertividade.

Essa funcionalidade é voltada, por enquanto, apenas para prescrições de sementes de milho, a partir de uma lista de híbridos da Bayer.

“O produtor insere o híbrido que vai plantar, bem como uma expectativa (target) de produtividade, e a ferramenta recomenda a quantidade ótima de sementes a serem plantadas nas diferentes regiões do talhão, explorando o máximo potencial produtivo do talhão e dos híbridos”, reforça Salvador.

 Milharal

A funcionalidade de Prescrições de Sementes é focada no produtor de milho 

 

GOSTOU DA FUNCIONALIDADE DE PRESCRIÇÕES? Adquira já o Plano Plus do FieldViewTM

 

Nova call to action

 

As prescrições permitem o uso mais consciente dos insumos

Com a funcionalidade Prescrições Fieldview™, o produtor consegue identificar e definir estratégias e tomadas de decisões em operações que são fundamentais para a condução da lavoura.

E cada vez mais ele entende o quanto ferramentas digitais como essa fazem a diferença para o aumento da produtividade e da rentabilidade no campo

“Os produtores têm percebido resultados positivos dessa funcionalidade, principalmente para as prescrições ajudam a fazer uso mais consciente de defensivos, que são insumos que influenciam muito na conta final da lavoura”, pontua Salvador.

No próximo post, confira mais sobre os benefícios que a funcionalidade de Prescrições pode proporcionar na gestão da lavoura e conheça algumas histórias bem-sucedidas de aplicação das prescrições.

Aprenda como criar uma Prescrição de Sementes personalizada no FieldView™

 

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas