A gestão da fazenda pode ser mais assertiva com plataformas de agricultura digital
Dados concretos sempre fazem diferença na hora de tomar decisões mais assertivas na gestão da fazenda. Com o apoio da agricultura digital, Patrícia Faria, gerente técnica da Sementes Vitória, pôde constatar o local exato e o tamanho da infestação de buva nos seus talhões.
Após mapear a aplicação de herbicidas, coletar dados de seus pulverizadores e estar com todos os dados em mãos, Patricia descobriu o tamanho da infestação em seu talhão e mais do que isso, conseguiu identificar 2 pontos que foram fundamentais para sua tomada de decisão em continuar utilizando ferramentas digitais em seus campos: a economia de insumos e recursos.
Se quiser saber qual plataforma ela usou e como esse resultado foi possível, dá uma espiadinha no texto completo.
Boa leitura!
+++
Se você já sofreu com a infestação de buva (Conyza spp) em alguma parte do talhão, sabe que essa planta daninha só traz dores de cabeça e prejuízos. Na lavoura de soja, a presença de 2,7 plantas/m² pode significar a perda de até 50% da produtividade, de acordo com a Embrapa!
Mas você sabe como a agricultura digital pode te auxiliar no manejo dessa planta daninha e na gestão da fazenda? Você pode descobrir na história de sucesso de Patrícia Faria, engenheira agrônoma em Rio Verde, Goiás.
+ LEIA MAIS: 90 sacas/ha: soja produz mais após manejo assertivo de nematóides
Infestação de buva pode causar 50% de perda na produtividade da soja.(Créditos: Embrapa)
Sendo um problema recorrente, um dos talhões de grande importância do Grupo Sementes Vitória em Rio Verde - GO, estava infestado de buva.
O grupo decidiu então testar um sistema de monitoramento do mercado que identifica a quantidade e a localização exata de plantas daninhas no talhão e com base nisso, gera uma prescrição de aplicação.
Como o sistema que Patrícia queria testar era novo, ela optou por utilizar a plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView™, para mapear a pulverização e verificar a eficiência da aplicação do herbicida, de acordo com a prescrição recomendada, podendo mensurar posteriormente os resultados.
Mapa da pulverização da buva feita com o FieldView™
Com o FieldView™ Drive acoplado ao pulverizador, foi possível verificar onde a aplicação de herbicidas foi feita (do contrário só teriam o mapa de prescrição, não o mapa da aplicação em si), qual a quantidade de produto foi utilizada e comparar com o que eles teriam gasto sem esse novo sistema de monitoramento.
O mapa de prescrição indicou onde houve aplicação e, por meio do relatório de pulverização gerado pelo FieldView™, observou-se que apenas ⅓ da área do pivô precisou receber o produto.
Na prática, isso representou uma economia de 68,2% de herbicidas, além de combustível, dado que a máquina não precisou entrar tantas vezes para aplicar, e ainda de ser uma prática muito mais sustentável por reduzir em 31,8% na quantidade de água usada por hectare durante a operação.
Relatórios de pulverização gerados pelo FieldView™
Patrícia ainda afirmou que "o FieldView™ melhorou muito a qualidade da operação na fazenda, ele me dá uma segurança de saber o que está acontecendo no campo e avaliar meus investimentos. Não adianta você ter o melhor produto e não atingir o alvo: o investimento foi errado, vai deixar parte da área ser descoberta e a planta vai ficar desprotegida"
+ ASSISTA: Histórias de Sucesso - Ep. 2 | Economia de Insumos com os dados FieldView™️
Gostou de saber como o FieldView™ é um importante aliado na economia de produtos e recursos financeiros? Neste caso, podemos observar que, com a agricultura digital, foi possível realizar um manejo mais sustentável e dados que comprovam a assertividade da decisão!
Para otimizar seus resultados, você pode até utilizar a ferramenta de prescrições de taxa variável de sementes. Conheça mais!
Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?