Produção 30% maior: produtor de milho ganha mais ao utilizar a prescrição de insumos

Por Equipe FieldView™ em 25/03/2021 17:04:34

Isso é possível porque a agricultura digital permite prescrever o uso de sementes, fertilizantes e defensivos de acordo com as características de cada talhão. Saiba como essa tecnologia pode beneficiar a sua lavoura!

 

Plantação de milho ainda pequeno

Ao prescrever o uso de insumos, o produtor pode maximizar o consumo de sementes, defensivos e fertilizantes na lavoura

 

Como temos falado em nosso blog, a agricultura 4.0 viabiliza um “olhar” muito mais detalhado sobre as características e as demandas da lavoura. Nessa linha, o produtor rural pode e deve usar de tecnologias digitais para maximizar o uso dos insumos utilizados em cada parte do talhão.

Com esse objetivo, inúmeros agricultores já têm usado essas ferramentas para potencializar a produção agrícola, reduzir custos e melhorar a rentabilidade do negócio.

Você viu que no post anterior falamos sobre como as Prescrições FieldViewTM funcionam. Já nesta publicação, apresentamos os benefícios que essa funcionalidade proporciona e também histórias de sucesso de produtores que otimizaram o resultado da lavoura ao usarem o digital no campo. Confira!

 

ENTENDA MELHOR A FUNCIONALIDADE: Saiba como prescrições de insumos podem aumentar a produtividade da lavoura

 

Prescrições de Sementes FieldViewTM potencializam a produtividade de lavoura de milho

Na fazenda do Grupo Terra Boa, em Primavera do Leste (MT), a funcionalidade Prescrições FieldView™️ trouxe bons resultados.

Realizando um teste de prescrições em um de seus tahões, o grupo verificou que a taxa de semeadura recomendada pela ferramenta foi de 70.869 sementes/ha, para uma área de 121,5 hectares.

A princípio, o agricultor da fazenda, Mychel Bravin, acreditava que a população de híbridos era muito alta. Porém, resolveu apostar na recomendação automatizada e após a colheita, percebeu que a população recomendada foi assertiva.

A produtividade histórica média do talhão era de ~120 scs/ha, mas com o uso da ferramenta da Climate FieldView™, aliado a um manejo adequado para o híbrido escolhido, o produtor conseguiu um incremento de cerca de 30% na produção em comparação com o manejo padrão utilizado na área testemunha.  

 

mapa do FieldView mostra a eficiência das prescriçõesAs faixas vermelhas no mapa da esquerda (mapa de população) indicam a área em que o plantio ocorreu com a taxa recomendada pela funcionalidade.

À direita (mapa de produtividade), no mesmo local em que víamos as faixas vermelhas, nota-se uma coloração verde escura, ou seja, áreas que atingiram maior desenvolvimento  e produtividade, mesmo sendo um talhão mais problemático (área vermelha).

 

Aplicação mais assertiva de defensivos no talhão controla a infestação de percevejos 

O Grupo Terra Boa verificou outro benefício por utilizar Climate FieldViewTM na área em que o teste de prescrições foi realizado. Vale a pena contar o que aconteceu!

O talhão em que a ferramenta foi testada tem o histórico de incidência de percevejos. Por isso, o produtor utilizou a funcionalidade de Prescrições Manuais de Defensivos para prescrever a taxa/dosagem do inseticida que deveria ser aplicado logo após a semeadura. Porém, em uma parte da área o defensivo não foi pulverizado, porque o milho já estava brotando.

A colheita deste talhão foi mapeada com o uso do FieldViewTM Drive, onde ao analisar em tempo real o resultado da produção, Mychel pode perceber uma diferença entre as duas áreas: 

  • A parte  do talhão que não recebeu o defensivo produziu cerca de 130 scs/ha
  • Já algumas partes do restante do talhão, em que o tratamento para a praga foi realizado, a produção atingiu picos de 190 scs/ha

Neste teste, a funcionalidade de Prescrições foi assertiva na recomendação de defensivos para a área infestada por percevejos. 

Esse benefício foi constatado pelo produtor ao comparar, com o apoio dos relatórios de mapas de produtividade gerados pela plataforma, a produtividade entre a parte do talhão que foi pulverizada e a que não foi. 

 

SAIBA MAIS: Como funcionam as prescrições em taxa variável do FieldViewTM?

 

Ferramenta Prescrição de Sementes possibilitou ganho de 10% na produtividade

Quem também contabilizou ganhos com a funcionalidade prescrições é o engenheiro agrônomo e agricultor Cássio Kossatz, de Ponta Grossa (PR). 

Além de utilizar a função Prescrições Manuais em taxa variável, para aplicação de calcário, potássio e fósforo, Kossatz também está entre os primeiros produtores que utilizaram a funcionalidade ainda em versão beta, de Prescrição de Sementes FieldViewTM no Brasil

“Ficamos surpresos com a facilidade de usar essa funcionalidade”, diz. 

 

CONFIRA TAMBÉM:  Prescrições Manuais de Sementes e Fertilizantes – Otimizar os insumos da fazenda nunca foi tão fácil!

 

Para ele, a funcionalidade cai como uma luva nas demandas do no dia a dia do produtor. “Aqui no Sul do Brasil há muita variabilidade de solo. Por isso, essa tecnologia faz muito sentido”, salienta. 

“Quando iniciamos com essa funcionalidade aqui na fazenda, ela veio somar com as técnicas que já usávamos. Isso nos permitiu obter ganho de 10% na produtividade do milho”, frisa o agricultor paranaense.

Para Kossatz, as prescrições chegaram para ajudar a organizar o imenso banco de dados que o agricultor tem da safra. “Elas nos permitem utilizar o máximo proveito dessas informações e, consequentemente, potencializar a nossa produtividade”, conclui.

 

GOSTOU DA FUNCIONALIDADE DE PRESCRIÇÕES? Adquira já o Plano Plus do FieldViewTM

 

Nova call to action

 

Confira os benefícios das Prescrições FieldViewTM para o produtor

Pelos ganhos que proporciona para o dia a dia da propriedade, a funcionalidade de Prescrições, tanto na versão manual, quanto na automatizada, pode ser uma grande aliada do agricultor. Veja só o porquê essa ferramenta pode ajudá-lo a realizar operações mais assertivas.

  • Economia de insumos e menor impacto ambiental

O produtor não precisa mais utilizar seus insumos numa taxa fixa na lavoura. Como a agricultura digital apoia na análise mais detalhada da área, evita desperdício de insumos e proporciona menor impacto ambiental e financeiro. 

Assim, o produtor ganha eficiência no investimento realizado, o que pode resultar em retorno financeiro maior, já que será possível produzir mais em uma mesma área.

 

 Digital Farm MilhoCom as prescrições, as operações são realizadas de acordo com as características de cada ponto da lavoura

 

  • Uso mais eficiente de insumos, permitindo maior produtividade

A tecnologia digital permite entender melhor as demandas do talhão e utilizamos o tipo certo e a quantidade ideal de sementes, de fertilizantes e de defensivos em cada canto da lavoura, resultando em aumento de produtividade. 

“Pode ser que a funcionalidade até defina, por exemplo, o uso da mesma quantidade de sementes num talhão. Mas a semeadura ocorre em taxa variável de população (densidade) de sementes, de acordo com as características de cada ponto da lavoura”, ressalta Salvador.

Dessa forma, a tecnologia propicia uma aplicação otimizada do insumo e o melhor aproveitamento do potencial produtivo das regiões da fazenda.

 

  • Aumento de rentabilidade 

O uso das Prescrições possibilita a sustentabilidade e a rentabilidade do negócio, à medida que reduz custos e aumenta a produtividade.

 

Melhor uso de insumos em cada ponto da lavoura

Prescrever sementes, fertilizantes e defensivos de acordo com as necessidades de cada ponto da lavoura está perfeitamente em sintonia com o propósito do produtor de aumentar a produtividade de modo sustentável

A funcionalidade Prescrição FieldViewTM  possibilita o uso mais consciente dos insumos, e um aproveitamento maior de cada ambiente produtivo do talhão, explorando melhor as áreas mais produtivas, e alocando menos produtos nas que são mais desafiadoras.

Aprenda como criar uma Prescrição de Sementes personalizada no FieldView™

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você? 

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas