Teste de plantio: como garantir o sucesso das suas culturas

Por Equipe FieldView™ em 28/02/2024 11:38:14

O teste de plantio fornece informações mais precisas e detalhadas sobre os fatores que afetam a semeadura, auxiliando o produtor a promover melhorias na produtividade agrícola.

Uma pessoa segurando a terra em sua mãoAnálise da fertilidade do solo é fundamental para estabelecer as zonas de manejo da fazenda

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

O teste de plantio é uma ferramenta que ajuda o produtor a maximizar a eficiência agrícola da lavoura e aumentar as chances de sucesso da semeadura

Ao realizar esse tipo de teste, ele obtém dados precisos que facilitam a identificação dos melhores cultivares, tratamentos e métodos de manejo, entre outras vantagens. 

Com base nos resultados dessas análises, o produtor pode tomar decisões baseadas em dados. Isso facilita a definição de estratégias que favorecem o aumento da produtividade e da rentabilidade da safra.

O ideal é priorizar a realização de testes que podem ser otimizados com o apoio da agricultura digital, como testes de materiais, de densidade, de solo, de qualidade de semente, entre outros. 

Os resultados dessas avaliações também podem ser analisados com o auxílio de softwares agrícolas e de um agrônomo que sabe utilizar as tecnologias do campo.

Boa leitura!

+++

O sucesso da semeadura é determinante no resultado da safra. Afinal, o plantio influencia no estabelecimento e desenvolvimento saudável da plantação, bem como na execução de outras operações na lavoura. 

Devido a sua importância, o produtor precisa tomar as melhores decisões para orientar a realização dessa fase. E a melhor forma de fazer isso é com o apoio de dados precisos e concretos. 

Esses dados podem ser coletados por meio dos chamados testes de plantio, ferramentas analíticas que podem ser maximizadas com o apoio de tecnologias agrícolas

Neste artigo, explicaremos os benefícios de investir nesse tipo de análise e ainda compartilharemos 6 testes de plantio que podem ser realizados com o apoio da agricultura digital.

O que é teste de plantio?

Dois mapas comparando o plantio Comparação de mapas traçados durante o plantio

O teste de plantio é uma ferramenta que oferece dados concretos e precisos para orientar o produtor a tomar decisões mais assertivas em relação ao processo de semeadura. 

Esse tipo de teste permite desde a avaliação da qualidade da semente até a caracterização do solo, fatores que influenciam no estabelecimento da lavoura e no seu crescimento saudável. 

Em outras palavras, esses exames auxiliam na otimização do plantio, fornecendo dados relevantes para orientar o processo de semeadura e manejo da lavoura.

Quais os benefícios do teste de plantio para a produção agrícola?

Investir em testes de plantio ajuda o produtor a adotar boas práticas agrícolas que maximizam a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade da fazenda. 

Isso porque esses testes permitem que o agricultor aproveite os seguintes benefícios: 

  • Facilita a identificação do cultivar com maior potencial produtividade e adaptabilidade às suas condições ambientais da fazenda;
  • Favorece o aumento da produtividade e da qualidade da safra;
  • Otimiza a densidade de plantio, garantindo que as plantas recebam a luminosidade, nutrientes e água em níveis adequados para o seu desenvolvimento saudável;
  • Permite a identificação dos tipos de sementes mais resistentes, que exigem menos insumos e que são economicamente viáveis;
  • Auxilia no manejo eficiente de pragas e doenças agrícolas, uma vez que o agricultor entender as características da semente que decide cultivar;
  • Permite que o agricultor tome decisões mais seguras, baseadas em dados, reduzindo o risco de erros e perdas;
  • Reduz o uso de defensivos e o desperdício de insumos agrícolas;
  • Viabiliza o manejo eficiente da irrigação e fertilização, evitando o desperdício ou escassez de recursos.

6 testes de plantio para implementar com ajuda da agricultura digital

Um maquinário fazendo o plantio de sojaPlantio de soja 

Existem vários testes de plantio que podem ser realizados antes do início da semeadura. 

Alguns deles merecem destaque porque podem ser otimizados com o apoio de ferramentas da agricultura digital, que facilitam a avaliação e interpretação dos seus resultados.

Confira a seguir os principais testes que podem ser aplicados com o apoio dessa tecnologia:

1. Testes de materiais 

Definir os híbridos e as variedades que serão utilizados em cada talhão é uma das decisões que mais têm influência no resultado da colheita. Por isso, é importante identificar quais deles têm o melhor desempenho em cada região da lavoura.

Para fazer essa avaliação, o produtor pode fazer testes de materiais. Esses testes consistem no plantio de diferentes materiais em um mesmo talhão, que deve ser submetido às mesmas condições de controle. 

Como os talhões podem ter áreas com diferentes potenciais produtivos, é importante que os materiais a serem testados sejam plantados em áreas semelhantes ou que sigam a mesma variabilidade apresentada na área de plantio. 

2. Teste de densidade de semeadura

O produtor pode testar diferentes densidades de plantio para avaliar qual deles permite o aumento da produtividade e a otimização do investimento na lavoura. 

Esse tipo de avaliação é realizado por meio do teste de densidade de semeadura e pode ser feito com o apoio de uma plataforma de agricultura digital

3. Teste de velocidade

A velocidade de plantio é um parâmetro que influencia na eficiência do trabalho. Velocidades muito baixas atrasam a operação, aumentam os custos e podem fazer ultrapassar a janela de plantio ideal para uma determinada cultura. 

Por outro lado, as velocidades altas afetam a distribuição correta das sementes. Com o apoio da agricultura digital, é possível fazer testes de velocidade de plantio para verificar como configurar a plantadeira para maximizar os resultados da semeadura

4. Teste de tratamentos de sementes 

O tratamento de sementes visa proteger seu potencial genético contra pragas e doenças, além de contribuir para garantir a maior uniformidade na germinação. 

Por isso, é importante testar diferentes produtos para verificar a efetividade dos tratamentos. Dessa forma, é possível identificar qual deles oferece o melhor resultado e custo-benefício, contribuindo para a rentabilidade do produtor.

Para fazer esse tipo de análise, o produtor deve testar o tratamento com defensivos no mesmo material, ou seja, nas mesmas sementes. Em seguida, basta plantar cada parte do talhão com sementes tratadas de forma diferente.

5. Testes de solo

Os testes de solo são importantes por permitirem a caracterização química, física e biológica da área de plantio. Esses testes são realizados por meio da análise do solo, que possibilita a avaliação do pH, estrutura e fertilidade do solo.  

Dessa forma, o produtor consegue identificar as necessidades específicas de fertilização para cada cultivar, se é necessário ajustar a acidez ou alcalinidade do solo e se é preciso investir em correções para melhorar a drenagem, aeração e infiltração de água.

6. Testes de qualidade de sementes 

Os testes de qualidade de sementes envolvem um conjunto de avaliações que visam identificar a capacidade do cultivar se desenvolver de forma saudável. 

Esses testes podem ser realizados a fim de identificar a viabilidade das sementes e o potencial de germinação (teste de germinação) e a capacidade das sementes de germinar e crescer em condições adversas (teste de vigor). 

Além disso, o produtor pode fazer testes para avaliar a uniformidade das sementes (teste de uniformidade) e até a sanidade do material, ou seja, se elas estão livres de patógenos que podem comprometer a saúde das plantas e causar perdas na produção (teste de sanidade).

Como analisar os resultados dos testes de plantio e implementar melhorias?

Um mapa analisando o solo e plantioMapa de Análise do solo - Ibra

Não basta fazer testes de plantio. É preciso saber avaliar seus resultados, identificar pontos de melhorias e adotar as medidas necessárias para corrigir as falhas. 

Dessa forma, é possível identificar padrões e tendências nos dados, facilitando a compreensão do comportamento das cultivares e o impacto das diferentes variáveis.

Por se tratar de uma análise complexa, o ideal é que o produtor conte com o apoio de uma plataforma de agricultura digital, como o Climate FieldViewTM

Com esse software, o produtor pode comparar imagens históricas de satélite registradas pela funcionalidade Diagnóstico FieldViewTM e utilizar a função de Prescrição em Taxa Variável de Sementes para ajustar a densidade de plantio para cada ambiente.  

Além disso, ele pode usar o FieldViewTM Drive para gerar dados de velocidade de plantio e de população durante a operação. Com esses dados em mãos, basta relacioná-los para identificar qual a velocidade que deve ser usada no maquinário.

Os resultados dos testes de solo, qualidade de sementes, entre outras análises, também podem ser integrados à sua plataforma digital. 

Assim, os resultados podem ser comparados com o histórico de mapas de satélite, entre outros parâmetros, facilitando o monitoramento agrícola e a identificação de pontos de melhoria.

O ideal é que essas informações sejam compartilhadas com um agrônomo capacitado para interpretar os dados e ajudar o produtor a definir quais as melhores estratégias para maximizar o sucesso da semeadura e, por consequência, da safra.

Quer saber como a Climate FieldView pode te ajudar a obter esse resultado? Veja como essa solução funciona na prática!

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas