238 scs/ha de milho: prescrição de sementes impulsiona produtividade de agricultor do PR

Por Clivonei Roberto em 28/04/2025 20:13:43

Ao participar do Programa Bayer VAlora Milho, produtor Stefano Faccin realiza manejo diferenciado da lavoura, obtendo ganho de produtividade na safra de milho verão 2024/25.

Colheita da safra de milho verão na fazenda de Stefano Faccin

Colheita da safra de milho verão na propriedade de Stefano Faccin.

O milho é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, devendo registrar crescimento de produção na safra 2024/25. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a colheita do grão neste ciclo é estimada em aproximadamente 125 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 9 milhões de toneladas em relação a 2023/24.

O atual patamar de produção de milho no país é muito superior a 25 anos atrás, quando eram colhidos pouco mais de 42 milhões de toneladas. Desempenho que está em sintonia com o salto de produtividade da cultura no período, saindo de 3.260 kg/ha em 2000 para cerca de 5.806 kg/ha na safra 2024/25. 

Mas o que impulsionou a produção brasileira do grão ao longo dos últimos anos? Um dos principais fatores é a incorporação de novas tecnologias pelos agricultores, como híbridos mais produtivos, novas práticas de manejo e a adoção no campo da agricultura de precisão e de tecnologias digitais

Com foco em reunir todos esses avanços tecnológicos, a Bayer desenvolveu para o produtor de milho uma solução completa, o Programa Bayer VAlora Milho, que vem conquistando um número cada vez maior de produtores em diferentes regiões do país.

É o caso do agricultor Stefano Faccin, da cidade de Lapa, a 70 km de Curitiba (PR). Segundo ele, participar do programa possibilitou um aumento significativo da produção de milho na safra verão 2024/25. 

Stefano FaccinStefano Faccin.

“A gente está muito feliz com o resultado e vamos continuar participando do Bayer VAlora”, destaca o produtor, que obteve produtividade média de 238 scs/ha no talhão inscrito no Programa.  

Quer saber como Stefano atingiu esse resultado? Fica com a gente, que vamos mostrar como ele alcançou essa produtividade, além de explicar mais sobre o programa. 

Recomendações agronômicas personalizadas

O Programa Bayer VAlora Milho tem se mostrado efetivo em aumentar o potencial produtivo do milho, fornecendo recomendações personalizadas para o posicionamento e população ideal de sementes por talhão e aplicação customizada de nitrogênio, além de relatórios completos de plantio, colheita e acompanhamento ao longo da safra. 

“Isso é evidenciado pelo aumento médio de 3,7 scs/ha registrado entre os produtores de milho que tiveram retorno positivo na safra de inverno 2023/24", destaca Marlon Denez, líder de soluções digitais para milho da Bayer.

Mesmo com as intempéries climáticas que afetaram produtores em várias regiões, o programa alcançou retorno positivo nas mais de 700 áreas participantes na safrinha do último ano. "Conseguimos bons resultados, o que reforça o potencial do programa mesmo em condições climáticas adversas", ressalta Denez.

Safra de milho verão 2024/25

Participar do Programa Bayer VAlora também é viável para os agricultores que cultivam o cereal na primeira safra de milho, ou safra de verão, que corresponde hoje a cerca de 20% da produção total deste grão no país.

Na safra verão 2024/25, um total de 150 agricultores participaram do programa, inscrevendo cerca de 18 mil hectares. Dentre os produtores inscritos, 84% obtiveram ROI (retorno sobre o investimento) positivo, com incremento médio de produtividade de 6,2 scs/ha.    

O Sul do Brasil é a região que normalmente tem mais produtores inscritos na safra de verão do Programa Bayer VAlora (133 do total de produtores inscritos em 2024/25). 

Um deles é Stefano Faccin, cuja família cultiva grãos na cidade paranaense de Lapa há 25 anos. Na fazenda Farm Sun Valley, ele selecionou uma área de 19 hectares (talhão “Sede”) para inscrever no Bayer VAlora Milho - safra de verão 2024/25. 

Prescrição permitiu otimizar o posicionamento e a população do híbrido

O talhão escolhido por Stefano foi semeado com o híbrido DKB230PRO3 nos dias 7 e 8 de setembro de 2024. Conforme estabelece o Programa, a área foi plantada utilizando a ferramenta de Prescrição de Sementes do FieldView, que é a plataforma de agricultura digital da Bayer.

A prescrição – que é específica para o híbrido selecionado e considera o potencial produtivo e a variabilidade de cada ambiente do talhão – permitiu que o agricultor tivesse em mãos uma recomendação personalizada para fazer o posicionamento e definir a melhor população para a área.

A prescrição indicou 86,4 mil sementes/ha como melhor população média, mas, após alinhar com o time de especialistas do Programa Bayer VAlora, o produtor fez o plantio com população média de 86 mil sementes/ha (a variação da população foi entre 78 mil e 90 mil plantas/ha).

A plataforma consegue ser assertiva ao gerar prescrições como essa porque dispõe dos dados das diferentes marcas de híbrido de milho da Bayer. Trata-se de uma grande base de informações que é fruto de anos de pesquisa científica da companhia com foco no desenvolvimento de materiais para esta cultura.

Como para se inscrever no Programa é necessário plantar híbridos Bayer, a ferramenta de Prescrição de Sementes tem à disposição muitas informações para correlacionar as características dos híbridos com os dados de cada zona de manejo do produtor. Assim, ao buscar a melhor performance do material para aquele ambiente de produção, a plataforma tem condições de definir a população ideal para cada região do talhão.

Prescrição StefanoMapa de Prescrição do talhão "Sede".

Plantio em taxa variável

A operação de plantio no talhão foi realizada em taxa variável. “Importante porque o ambiente de produção varia muito”, pontua Stefano. Ele lembra que a propriedade já contava com a possibilidade de plantar em taxa variável, mas não utilizava a tecnologia. 

Já o Programa Bayer VAlora Milho não apenas trouxe incentivo para aplicar essa ferramenta na lavoura, como otimizou o seu uso a partir do Mapa de Prescrição. “O programa facilitou gerar esse mapa de recomendação. E isso não aumentou o nosso custo com sementes, porque o Programa permite que a gente coloque a semente no lugar certo, na quantidade certa”, reforça Stefano.

Talhão Sede - Plantio-1Talhão Sede - colheita

Mapa de Plantio (acima) e Mapa de Colheita em área do Programa Bayer VAlora - Safra de Verão 2024/25.

Modalidade “sem risco compartilhado”

Ao final da safra de milho verão 2024/25, Stefano verificou aumento da produtividade no talhão inscrito no Bayer VAlora. A produtividade média na área total foi de 238 scs/ha

Segundo ele, em boa medida isso é fruto do compromisso do Bayer VAlora em adaptar o programa à realidade do agricultor. “Com essa adaptação que foi feita, acredito que ficou perfeito para a nossa fazenda”, afirma.

Stefano se refere a uma novidade do Bayer VAlora Milho: a criação da modalidade “sem risco compartilhado”. Desde o início do programa, os produtores já tinham à disposição a modalidade “com risco compartilhado”, na qual os participantes recebiam prescrições FieldView™ para posicionamento e população de plantio, além de recomendações para a aplicação de nitrogênio, visando um ganho real de produtividade em comparação com o manejo padrão da fazenda. 

Eles comparavam os resultados da recomendação da ferramenta com uma faixa testemunha, plantada seguindo o manejo padrão. Em caso de sucesso, o produtor obtinha ganhos superiores ao investimento realizado. Se a performance fosse inferior à da faixa testemunha, a Bayer reembolsava o valor investido nas sementes extras recomendadas. Neste modelo, o programa tem um formato fixo e predefinido, que inclui o compartilhamento de risco.

Na modalidade “sem risco compartilhado”, o agricultor pode contar com as mesmas prescrições avançadas e personalizadas, além do auxílio do time de campo da companhia, para um manejo diferenciado. Isso ajuda no posicionamento e na definição das populações ideais do híbrido no campo, mas com menos exigências operacionais e sem a opção do risco compartilhado.

Considerando como exemplo o talhão que o produtor Stefano Faccin inscreveu no Programa, a prescrição de sementes para o plantio teve sete diferentes faixas de população. Como dentro deste talhão existem diferentes ambientes produtivos, as extensões das áreas plantadas com cada uma dessas faixas variaram bastante.

As operações de plantio e colheita foram mapeadas pelo FieldView e, por isso, foi possível mensurar especificamente a produtividade média em cada faixa de população ao final da safra de verão 2024/25. 

Resultados de produtividade por faixa de população 

Talhão “Sede” – Safra de Verão 2024/25

População

Hectares

Produtividade média

> 90,0 mil sementes/ha

4,6

249

88 a 90 mil sementes/ha

3,4

245

86 a 88 mil sementes/ha

5,0

242

84 a 86 mil sementes/ha

1,5

231

82 a 84 mil sementes/ha

0,7

229

80 a 82 mil sementes/ha

0,4

219

< 80 mil sementes/ha

3,5

218

 

“O programa Bayer VAlora facilita muito a nossa vida na fazenda”

De acordo com Denez, de agora em diante, o agricultor pode escolher o que deseja em sua propriedade, analisando cada talhão de forma individual dentro do Programa Bayer VAlora. “Por exemplo, ele pode optar por uma abordagem com risco compartilhado em um talhão e por uma abordagem flexível, sem compartilhamento de risco, em outro”, afirma. 

“Nosso objetivo é oferecer ao agricultor a melhor experiência possível com nossos híbridos, maximizando tanto a produtividade quanto a rentabilidade. Além disso, ambas as modalidades contam com o suporte do nosso time de campo para aprimorar ainda mais a experiência do cliente”, conclui Denez.  

Essa proposta faz muita diferença para produtores como Stefano. “O que mais me chama a atenção do Programa Bayer VAlora é a facilidade de fazer o plantio, o manejo, a cobertura. Tudo com a prescrição ali na palma da mão. Facilita muito nossa vida na fazenda, agiliza o tempo e fica muito prático”, afirma o produtor paranaense. 

Quer fazer parte do Bayer VAlora Milho? Entenda melhor sobre o Programa e confira os critérios de elegibilidade. 

Saiba mais sobre o Bayer VAlora Milho

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo.

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Prometemos não utilizar suas informações para enviar qualquer tipo de SPAM.

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas