Agrishow 2022: FieldView apresenta inovações e novos modelos de negócios

Por Equipe FieldView™

May 04, 2022

Com estande sempre lotado, plataforma de agricultura digital divulga conhecimento, melhora a experiência do visitante e lança programas focados em uma agricultura mais sustentável, eficiente e rentável

Fachada do estande da Climate FieldViewTM na Agrishow 2022Fachada do estande da Climate FieldViewTM na Agrishow 2022

 

+ Sem tempo de ler o texto todo? Confira os principais destaques!

Uma das maiores feiras agrícolas do mundo, a Agrishow 2022 contou com a presença da Climate FieldViewTM, que recebeu inúmeros visitantes do Brasil e do exterior durante os cinco dias do evento.

Um dos destaques da empresa na feira foi o pré-lançamento do Programa Bayer Valora, que é um modelo de negócio pioneiro, que faz prescrições de densidade populacional de milho visando maior produtividade.

Também lançou a iniciativa Pro Carbono, que é uma proposta de negócio focada na adoção de práticas sustentáveis de manejo, com o objetivo de sequestrar carbono e melhorar os resultados da lavoura.

O estande na feira foi o primeiro em que o FieldViewTM montou uma loja física ao produtor. Com o FieldView Shop, a compra de equipamentos ficou mais fácil. Além disso, os visitantes puderam assistir 11 aulas sobre agricultura digital promovidas pela Universidade FieldViewTM.

Boa leitura!

+++

 

A Agrishow, maior feira agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, voltou a abrir os portões depois de dois anos de interrupção, recebendo produtores rurais e fabricantes de máquinas e equipamentos do país e de toda a América Latina.

Esta foi a 27ª edição do evento, que apresentou tecnologias de ponta em diferentes áreas, como mecanização, transporte, irrigação e implementos. Outro setor com destaque crescente na feira é de agricultura digital, reunindo empresas que oferecem tecnologias focadas na digitalização do campo.

Dentre as companhias expositoras, a Agrishow 2022 contou com a presença da Climate FieldViewTM, a plataforma de agricultura digital da Bayer, que levou ao público inovações, novos modelos de negócios e aulas sobre o uso das tecnologias digitais no campo.

A feira foi oportunidade de o nosso time apresentar aos visitantes como a agricultura digital se insere no dia a dia da lavoura e pode beneficiar a jornada do produtor. Fica com a gente para saber mais sobre a participação do FieldViewTM na Agrishow 2022!

 

+ ASSISTA VÍDEO DO EVENTO: Confira destaques do FieldView™ e a energia do nosso time na maior feira agrícola do país

 

O que é a Agrishow?

Promovida em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio do Brasil, reunindo 800 expositores nacionais e internacionais de diferentes segmentos.

Na edição de 2022, realizada entre 25 e 29 de abril, a feira alcançou recorde na realização de negócios. O valor foi de R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.

A feira recebeu um total de 193 mil pessoas, em sua maioria produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades. A próxima Agrishow será de 1º a 5 de maio de 2023.

 

O FieldView™ na Agrishow 2022 recebeu muitos visitantesO FieldView™ na Agrishow 2022 recebeu muitos visitantes: um público altamente qualificado de vários estados do Brasil e também do exterior

 

FieldViewTM na Agrishow 2022

Em uma área de 220 m2, o estande da Climate FieldViewTM na Agrishow ficou lotado durante a feira, recebendo clientes, produtores interessados em tecnologias digitais, parceiros, estudantes, pesquisadores e fabricantes de equipamentos, tanto do Brasil como do exterior.

O evento foi oportunidade de demonstrar o quanto o uso de tecnologias e inovações disruptivas na agricultura avançou nos últimos dois anos, segundo Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView™ para a América Latina.

“Temos atravessado, desde 2020, um cenário desafiador. Ainda assim, conseguimos permanecer conectados aos nossos clientes, trazendo ainda mais soluções que contribuíssem para melhorar performance e obter bons resultados", destacou Novaes.

"E na Agrishow tivemos a oportunidade de mostrar como entregamos inovação para permitir que a agricultura brasileira seja mais produtiva, rentável e sustentável, potencializando ganhos e otimizando o uso de recursos naturais e insumos."

 

Na Agrishow 2022, o FieldViewTM apresentou novos modelos de negócios, como o Bayer Valora e o Pro Carbono

Na Agrishow 2022, o FieldViewTM apresentou novos modelos de negócios, como o Bayer Valora e o Pro Carbono

 

Novos modelos de negócios na agricultura

Um dos principais propósitos do FieldViewTM na Agrishow deste ano foi mostrar ao produtor rural a possibilidade de adotar novos modelos de negócios no dia a dia da fazenda, concebidos a partir de práticas e tecnologias inovadoras.

Em linha com esse novo olhar para a produção agrícola, dois programas foram apresentados para o público que visitou o estande durante a feira: o Bayer Valora e o Pro Carbono.

 

* Bayer Valora

Modelo de negócio inédito na agricultura, o Programa Bayer Valora é uma iniciativa inovadora de risco compartilhado, ainda em fase pré-comercial, que fornece recomendações de densidade populacional de milho customizadas aos produtores.

Por meio de dados e prescrições gerados pelo FieldView™, os participantes do programa recebem indicação da população ideal para o plantio de cada talhão. O objetivo é buscar ganho real de produtividade em relação ao manejo que já é adotado na propriedade.

Mas se o resultado da produção ficar abaixo do projetado pelo programa e pelo agricultor? Neste caso, o produtor recebe de volta o valor da quantidade adicional de sementes investida para implementar a recomendação Bayer.

"Esse tipo de inovação transforma a maneira como os negócios são conduzidos no agro, o que só é possível devido a soluções como o FieldView™, que permite acompanhar digitalmente o plantio da população recomendada e aferir os resultados da safra", afirmou Novaes.

 

+ LEIA TAMBÉM: Por que o sequestro de carbono pode ser bom negócio para a agricultura brasileira?

 

* Pro Carbono

Os visitantes do estande também conheceram o Programa Pro Carbono, que é uma proposta de negócio focada na adoção pelo produtor de práticas sustentáveis de manejo. O objetivo é sequestrar carbono, melhorar os resultados da lavoura e aumentar a rentabilidade.

Segundo Mateus Barros, head de Digital Farm Solutions da Bayer, esse programa está entrando na segunda fase, com a participação de 1.800 produtores, que cultivam, ao todo, uma área equivalente a cerca de 100 mil hectares.

“A partir desse trabalho, nosso objetivo é mostrar que, fazendo uma agricultura bem-feita, com plantio direito, rotação de cultura, cultura de cobertura etc, é possível sequestrar carbono da atmosfera e aumentar a produtividade. Temos dados que comprovam isso”, disse Barros.

“Esse programa traz a mensagem de que o papel da agricultura é ser solução para o problema do aquecimento global, permitindo ainda ao produtor melhorar a sua rentabilidade, podendo ainda participar, no futuro, de um mercado de crédito de carbono”, pontuou.

 

Nova call to action

 

Agrishow: importante vitrine para a agricultura digital

 

Maurício Rodrigues, presidente da Bayer Crop Science para a América Latina

Revolução na agricultura

 “Nesse retorno dos eventos presenciais, na Agrishow vimos de perto  a revolução da agricultura digital e a materialização do que temos trabalhado e cocriado com nossos clientes.”

Maurício Rodrigues, presidente da Bayer Crop Science para a América Latina

 

Mateus Barros, head de Digital Farm Solutions na BayerFoco na produtividade e sustentabilidade

"Voltamos a olhar no olho dos parceiros e agricultores, podendo mostrar tudo o que oferecemos para beneficiar a sociedade e a agricultura, com foco em aumentar a produtividade e a sustentabilidade no campo."

Mateus Barros, head de Digital Farm Solutions na Bayer

 

 

Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView™ para a América LatinaInovações disruptivas

"A Agrishow foi uma oportunidade para demonstrar o quanto o uso de tecnologias e de inovações disruptivas avançou nos últimos 2 anos."

Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView™ para a América Latina

 

 

 

 

Everson Zin, diretor Comercial da Climate FieldViewTMDados são oportunidade

“FieldViewTM tem o papel de gerar dados para o produtor rural. Porém, mostramos aqui na feira que é possível também transformar esses dados em oportunidade de negócios, melhorando a performance do negócio.”

Everson Zin, diretor Comercial da Climate FieldViewTM

 

 

Thiago Bortoli, head de Marketing Latam da Climate FieldViewTMBalanço positivo

“Encerramos a feira com um balanço altamente positivo. Nosso time fez um excelente trabalho ao demonstrar como a agricultura digital pode beneficiar o dia a dia do produtor.”

Thiago Bortoli, head de Marketing Latam da Climate FieldViewTM

 

 

 

FieldView™ Shop: loja física melhorou a jornada de compra do produtor

Um dos destaques do estande na feira foi o FieldView™ Shop, uma loja física da empresa na qual clientes puderam obter mais informações, assistir a demonstrações, adquirir e retirar produtos.

“Nosso objetivo foi fornecer a melhor experiência e mostrar como é fundamental estar inserido no universo da agricultura digital para aproveitar as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem", disse Thiago Bortoli, diretor de marketing da Climate FieldView™ para a América Latina.

 

Melissa Hara e Tatiana Ré destacaram a experiência completa proporcionada ao cliente pelo FieldViewTM ShopMelissa Hara e Tatiana Ré destacaram a experiência completa proporcionada ao cliente pelo FieldViewTM Shop

 

O estande da empresa na Agrishow é pioneiro, uma vez que foi o primeiro no qual a companhia ofereceu uma loja física ao produtor.

“Assim, o cliente teve a experiência completa do produto: ele pôde resgatar pontos pelo Orbia, ver o equipamento ao vivo, configurá-lo e tirar dúvidas. Com o contato pessoal, levamos encantamento ao produtor”, disse Tatiana Ré, Customer Operation Manager do FieldViewTM.

“Com essa proposta, trouxemos literalmente o conceito do olhei, gostei e levei. O agricultor saiu da feira com tudo pronto para usar o equipamento na lavoura”, salientou Melissa Hara, head de Business Operations Latam na Climate Corporation.

Os produtores Rodrigo e Fabíola gostaram desta novidade. Na loja eles participaram de uma Entrega Técnica, em que um especialista configurou o produto que adquiriram. Assim, já levaram para a fazenda, no Mato Grosso, o equipamento pronto para ser utilizado na lavoura.

Produtores Rodrigo e Fabíola não só compraram o equipamento no FieldViewShop, como já o levaram para a fazenda configurado e pronto para ser colocado em usoProdutores Rodrigo e Fabíola não só compraram o equipamento no FieldViewShop, como já o levaram para a fazenda configurado e pronto para ser colocado em uso

 

Universidade FieldViewTM: aulas levam conhecimento sobre agricultura digital

Os visitantes que passaram pelo estande também acompanharam aulas ao vivo da Universidade FieldView™, braço de capacitação da companhia que ministra cursos para distribuidores, profissionais de venda, agricultores e estudantes interessados na área.

Produtores rurais acompanham aula promovida pela Universidade FieldViewTM na AgrishowProdutores rurais acompanham aula promovida pela Universidade FieldViewTM na Agrishow

 

Ao todo, foram realizadas 11 aulas, que foram conduzidas por diferentes especialistas. Entre essas sessões de troca de conhecimento, houve uma ação para agricultoras organizada pelo "Conexão Mulheres" - iniciativa da Bayer que impulsiona a diversidade de gênero no campo.

Elas assistiram uma aula sobre agricultura digital, ministrada pelo professor Antônio Santi, da UFSM. "As fazendas com mulheres na liderança estão entre as mais inovadoras e sustentáveis do agronegócio brasileiro", afirmou Santi.

Professor Santi ministra aula para produtores que participam do projeto Conexão MulheresProfessor Santi ministra aula para produtores que participam do projeto Conexão Mulheres

 

Participar da Agrishow é importante estratégia para o avanço da agricultura digital no país

Outras ações que chamaram bastante atenção dos visitantes no estande foram a interação com uma mesa robótica, a possibilidade de testar as funcionalidades da plataforma nos iPads disponíveis e conhecer soluções de parceiros.

“Participar desta feira é importante para a nossa estratégia de avançar com a agricultura digital no país”, disse Mateus Barros.

Para o time do FieldViewTM, a Agrishow 2022 foi uma experiência única, em que foi possível ter a satisfação de voltar a “olhar nos olhos” do cliente e constatar que o agricultor está cada vez mais digitalizado.

 

Acompanhe mais sobre este assunto nos artigos:

Dados agronômicos: como o Big Data é usado no agronegócio?

Por que compatibilizar máquinas agrícolas com plataformas de agricultura digital?

 

Quer ficar por dentro do que a agricultura digital pode fazer por você?

Nova call to action

Compartilhar:
Curtiu nosso conteúdo?