Ferramentas digitais como o Diagnóstico FieldView™ maximizam a capacidade do produtor de analisar a realidade de cada região da lavoura.
Família Ruthes utiliza as imagens de satélite para acompanhar o desenvolvimento de todos os cultivos da fazenda, como dos talhões com feijão
Em Rio Negro, no interior do Paraná, a Agropecuária Ruthes está utilizando a agricultura digital para melhorar a produtividade de cada região da fazenda.
Segundo o engenheiro agrônomo Alisson Ruthes, responsável pela digitalização da propriedade, as ferramentas da plataforma Climate FieldView™ têm sido fundamentais nesse processo.
Uma das funcionalidades digitais mais utilizadas por Alisson são os mapas do Diagnóstico FieldView™. “A partir das imagens de NDVI geradas por esta ferramenta, consigo acompanhar de perto o desenvolvimento dos meus talhões.”
Alisson cita um exemplo recente: “essas imagens permitiram identificar uma mancha de solo pedregoso em um dos nossos talhões”.
Fica com a gente que vamos te contar mais detalhes sobre essa história.
Alisson Ruthes queria aumentar a performance de um talhão da lavoura de soja, que apresentava média de produtividade de 87,6 scs/ha.
Mas esse era o patamar de produção de toda área ou havia oscilações dentro do próprio talhão?
Para responder essa pergunta, ele analisou os mapas de NDVI geradas a partir de imagens de satélite do Diagnóstico FieldView™ (Mapa de Monitoramento). Assim, pôde avaliar em detalhes o desenvolvimento vegetativo do talhão.
Alisson conseguiu identificar nas imagens uma mancha com produtividade menor, que derrubava a produtividade média da área.
A partir de uma análise de solo, verificou que essa mancha corresponde a um solo bastante pedregoso, que tinha produtividade de 68,4 scs/ha (bem inferior à parte do talhão sem problema com pedra, onde a produtividade chega a 93,9 scs/ha).
Com a ferramenta Tela Dividida, produtor comparou o Mapa de Monitoramento (Diagnóstico FieldView™) com o Mapa de Produtividade da área; desta forma, ficou claro que a área em vermelho no Mapa de Monitoramento teve baixa produtividade após a colheita
A partir deste diagnóstico, estava lançado o desafio: como elevar a produção da lavoura onde o solo é pedregoso, tornando mais homogênea a produtividade em todo o talhão?
No entanto, a ocorrência de mancha de solo com pedra não permite muitas alternativas para melhorar a produtividade. “A solução que encontramos para amenizar o problema foi aumentar um pouco a população na área com mancha”, diz Alisson.
Para Alisson, o mapa de monitoramento do Diagnóstico FieldView™ é bastante assertivo por permitir, com bastante clareza, visualizar a “realidade” de uma determinada região da lavoura.
“Isso quer dizer que, com o apoio da agricultura digital, eu tenho melhor entendimento sobre as características do meu talhão e tenho dados precisos para tomar decisões mais precisas para determinada área”, completa o produtor.
Além do Diagnóstico FieldView™, outras ferramentas digitais também são importantes para ampliar a compreensão de um talhão, como a Tela Dividida. Com essa funcionalidade, é possível comparar duas imagens com mais facilidade, colocando-as uma ao lado da outra.
👉 Quer conhecer melhor todas as ferramentas da plataforma Climate FieldView™, como o Diagnóstico FieldView™ e a Tela Dividida?
Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita! Você também pode aproveitar para tirar dúvidas e entender melhor os benefícios que o FieldView™ leva para o produtor.