Previsão do tempo na agricultura: soluções tecnológicas para a lavoura

Por Equipe FieldView™ em 12/07/2021 17:10:27

Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada na hora de avaliar de que forma as condições climáticas podem interferir na sua lavoura

 

Previsão do tempo para agriculturaO clima impacta diretamente na lavoura, por isso a previsão do tempo é importante na agricultura

 

Antes de esperar que uma safra seja produtiva, é preciso estar atento aos fatores que podem criar as condições favoráveis para o desenvolvimento pleno da lavoura.

Durante o desenvolvimento da cultura, existem algumas observações que o produtor deve considerar em relação às condições climáticas. Uma das principais é o clima. Você sabe qual a importância da previsão do tempo na agricultura? É sobre isso que vamos falar agora.

 

+ Saiba Mais: Como são geradas as imagens de satélite, veja a tecnologia que ajuda sua lavoura

 

Previsão do tempo para agricultura no app

As novas técnicas para prever as condições climáticas ajudam na produtividade das lavouras

 

A produção agrícola sempre esteve atrelada às condições climáticas. A humanidade aprendeu há muito tempo que existe tempo certo para plantar e para colher. Foi observando os padrões da natureza e do tempo que se tornou possível a prática da agricultura.

As estações do ano, os períodos de chuva e estiagem, as sementes adaptadas a cada clima, tudo isso foi se aperfeiçoando para que a produção garantisse bons resultados.

E, à medida que novas técnicas foram desenvolvidas, foi possível adequar as safras às condições ideais para o cultivo em diferentes regiões do mundo.

Foi dessa forma que se percebeu qual o lugar e momento ideal para o cultivo de determinados produtos. Mas, com os recursos certos, também se tornou possível criar as condições propícias por um período mais prolongado e em áreas inicialmente pouco adequadas.

Sabendo antecipadamente o que pode ajudar ou atrapalhar o início do plantio e seu desenvolvimento, o produtor rural pode modificar os planos e se adequar às novas informações. Dessa forma as chances de sucesso da colheita aumentam.

 

 

Nova call to action

 

Como a mudança climática afeta a lavoura?

Para quem trabalha com agricultura sabe que a lavoura está sujeita a sofrer com inúmeros desafios e que, se não bem manejados, acarretam em altas perdas de produtividade.

Alguns dos fatores que desafiam o homem do campo podem ser minimizados com o uso de ferramentas como defensivos agrícolas, que visam controlar a presença de plantas daninhas e pragas, já a adubação auxilia a tratar a baixa fertilidade do solo, por exemplo.

Contudo, alguns fatores não podem ser controlados, como no caso do clima, que exige muita resiliência para quem escolheu cultivar.

Veja também: Conheça 4 vantagens do uso de imagens de satélite na agricultura

 

Porque a previsão do tempo é importante

Conhecer as condições climáticas, inclusive diárias, é tarefa indispensável para um produtor que visa minimizar riscos em sua produção.

Ver se vai chover? Não vai? Choveu demais! Seca! Hmmm, geou! Para o agricultor é quase uma loteria. Saber a importância da previsão do tempo e ter a segurança de que o clima estará propício para realizar seu plantio, aplicar defensivos e colher, é um ponto que tinha o sono do produtor há séculos.

Mas com o avanço da tecnologia digital para a agricultura, não é mais preciso contar apenas com a sorte ou intuição.

 

+ Veja mais: Monitoramento de doenças na lavoura: como a tecnologia pode ajudar

 

Resumo geral do Diagnóstico Fieldview

Hoje em dia são usados aplicativos e ferramentas para ajudar na previsão do tempo para a agricultura

 

Importância do uso de aplicativos de previsão do tempo na/para agricultura

Com o advento da agricultura digital/agricultura 4.0/agricultura moderna (escolher), é possível utilizar ferramentas/recursos/softwares agrícolas (escolher) que auxiliam o produtor a ter maior precisão na hora de verificar as condições climáticas dos seus talhões.

Para quem espera bons e grandes resultados, não é suficiente contar apenas com a observação como se fazia tempos atrás. Já é possível utilizar ferramentas modernas que vão garantir precisão na hora de determinar as condições climáticas de cada lugar.

 

+ Confira: 150 sacas a mais! Agricultura Digital auxilia na produtividade do milho

 

Previsão do tempo no radar fieldviewCom a ferramenta certa, suas lavouras não passarão por apuros

 

Qual a importância do Radar Meteorológico?

Nos dois planos da Climate FieldView™ é possível encontrar uma funcionalidade chave para que o produtor não passe por apuros por conta do clima.

O Radar Meteorológico é um item chave na vida de qualquer agricultor, uma vez que disponibiliza a previsão de chuva para as próximas 6h e também indica o acumulado da precipitação das últimas 24h em sua região.

Nele é utilizado um algoritmo baseado em modelagem de dados estatísticos, fornecidos pela IBM/Weather Company. Suas atualizações são feitas a cada 15 minutos, para que o acompanhamento aconteça em tempo real.

Tudo isso pode ser visto através do aplicativo "Climate FieldView™", disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Tudo muito rápido, de forma simples e ao alcance da sua mão.

Com esses recursos à disposição, a previsão meteorológica mais assertiva para agricultura se torna uma aliada para a melhor tomada de decisão e definição das estratégias mais eficazes a serem realizadas, decidindo qual o melhor momento para trabalhar em cada área.

Para mais informações sobre como utilizar a agricultura digital a seu favor e aproveitar os ao máximo seus recursos, visite o site da Climate FieldView™ e entenda como mais dados geram melhores resultados.

 

Nova call to action

 

Compartilhar:
 
Curtiu nosso conteúdo?
 

SOMOS HISTÓRIAS DE
SUCESSO

Confira casos reais de lavoura que estão conquistando resultados extraordinários contadas por quem entende melhor do que ninguém: você.
Ver todas