Entenda a importância das manutenções preventivas em máquinas agrícolas, suas vantagens e métodos de organização
As máquinas agrícolas aumentam muito a velocidade de execução e eficiência de processos. Uma agricultura de larga escala já não é mais viável sem o uso de maquinário.
Para executarem seu trabalho de maneira mais eficiente, o maquinário deve estar em condições de operação ideais. Para isso, manutenções em diversas peças e sistemas são necessárias.
Isso evitará desgaste desnecessário, perda de valor e atrasos na execução das atividades.
As diferentes manutenções ocorrem em momentos distintos e têm características diferentes quanto ao tempo de execução e urgência.
Nesse artigo, que escrevemos em parceria com a Aegro, traremos informações sobre a manutenção preventiva de máquinas agrícolas, sua importância, a comparação com outros métodos e como planejá-la.
O que é a manutenção preventiva de máquinas?
A manutenção preventiva é feita visando evitar (ou prevenir) uma falha na máquina. Dessa forma, ela deve ser feita antes que um problema aconteça e para diminuir e atrasar a depreciação de máquinas.
A manutenção preventiva é como um check-up da máquina. Nele, as condições de peças e sistemas são avaliadas, trazendo ao produtor uma ideia mais precisa da situação atual e da chance de ocorrerem falhas durante a operação.
A principal importância da manutenção preventiva é a de diminuir ao máximo as chances de problemas na operação da máquina. Isso evitará a necessidade de manutenções corretivas.
Além disso, a manutenção preventiva aumenta o tempo em que a máquina está disponível para operação. Ela também encurta o tempo de execução de tarefas, aumentando a eficiência dos processos e diminuindo as possíveis perdas no campo.
Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?
As manutenções preventiva e corretiva são diferentes em vários conceitos como: época de ocorrência, objetivos, tempo de execução, dentre outros. Quanto melhor executada a manutenção preventiva, menor a probabilidade de necessidade de manutenção corretiva.
Por exemplo, ao se notar o desgaste de uma peça do motor de uma máquina, ela pode ser trocada ainda antes do início da execução. Isso evita que tenha que esse motor deva ser trocado com a máquina já no campo, quando ocorrer a quebra.
A manutenção preventiva é normalmente feita antes da época de maior uso da máquina. Por exemplo, na entressafra. A manutenção corretiva só acontece durante a operação.
Além disso, a manutenção preventiva pode ser executada com maior tempo hábil, enquanto a manutenção corretiva deve ser o mais rápida possível. Isso irá diminuir o tempo de atraso no serviço e possíveis danos à lavoura.
É claro que podem ocorrer problemas operacionais nas máquinas durante a operação, mesmo com uma manutenção preventiva bem-feita. Porém, as que podem ser evitadas, terão menor chance de ocorrerem.
Principais benefícios da manutenção preventiva
Os principais benefícios da manutenção preventiva são:
Quais os tipos de manutenção de máquinas agrícolas?
Existem diversos tipos de máquinas agrícolas, e as manutenções são específicas de cada uma delas. Elas variam de acordo com o seu tipo de propulsão, rodado, plataformas específicas para a tarefa, tamanho, potência, dentre outras.
Porém, as manutenções mais comuns podem ser listadas como:
Qual a época ideal para realizar a manutenção preventiva?
A demanda pelo uso de maquinários agrícolas é bastante variável ao longo do ano agrícola, de acordo com sua função. Assim, as manutenções preventivas podem ser planejadas para períodos em que a máquina não está em uso.
Normalmente, esses períodos acontecem pouco antes de sua entrada no campo. Por exemplo, semeadoras são usadas no início da safra e da segunda safra. As colhedeiras são usadas ao final do ciclo de cada cultura no campo.
O importante é planejar a manutenção com tempo hábil para execução de uma manutenção cuidadosa e da compra de possíveis peças que necessitem troca. Outra opção é ter algumas peças que são mais frequentemente trocadas em um estoque na propriedade.
Como fazer um plano de manutenção preventiva?
Cada máquina agrícola tem sua especificidade e algumas características da manutenção podem ser diferentes, como:
Dessa forma, considere todas essas etapas para fazer um bom planejamento e conseguir economizar com a manutenção das máquinas. O planejamento consiste principalmente em:
Esses passos e a gestão do seu patrimônio podem ser organizados com a ajuda de um software de gestão rural.
Como é o caso do Aegro, sistema que oferece um controle preciso de toda fazenda, inclusive de cada máquina e equipamento agrícola.
Nele, é possível fazer o registro das operações direto do campo, mesmo sem internet, ou integrar suas informações da plataforma Climate FieldView.
A partir desses dados, o Aegro informa automaticamente o total de horas trabalhadas e emite alertas de manutenção com base no horímetro.
Isso facilita a escolha do momento ideal para uma manutenção preventiva que seja positiva para performance do equipamento e não pese no bolso do produtor.
Para conhecer mais sobre esses recursos, assista aqui ao vídeo rápido de demonstração do Aegro.
Também vale lembrar que contar com um seguro de máquina agrícola também faz parte do plano de manutenção e dos cuidados com seu maquinário. Afinal, um seguro garante que você terá mais proteção para os bens da sua fazenda.
A manutenção de máquinas não é uma tarefa fácil e a sua experiência pode contar bastante. Entretanto, o uso de ferramentas de gestão de maquinário e estoque pode auxiliar grandemente nesse desafio.
Por isso, separamos aqui uma planilha para todo o planejamento de atividades de manutenção de máquinas. É gratuita!
Nela, você pode inserir as características específicas de seu maquinário, bem como as datas de manutenção. Essa ferramenta também cria avisos que chamam sua atenção para a necessidade de manutenção em maquinários, de acordo com seu uso.
Conclusão
A eficiência e sucesso das atividades agrícolas é extremamente dependente das máquinas agrícolas.
O bom estado operacional de máquinas pode ser decisivo no sucesso das atividades no campo. É crucial que elas estejam em condições ideais de operação no momento em que sejam requeridas e possam performar as atividades com qualidade e segurança.
As manutenções preventivas atuam nesse sentido, permitindo que as máquinas sejam avaliadas quanto às suas peças e sistemas e a necessidade de conserto ou troca.
O uso de planilhas automáticas e softwares de gestão aumentam a facilidade do planejamento dessas atividades e seu controle sobre essa atividade.